artigo publicado

A escolha do assunto para um novo blog II 6

Set 27

Certamente que é complicado escolher um tema para um novo blog quando a prespectiva é rentabiliza-lo. Vou dar de seguida algumas ideias que espero que possam servir esse propósito.

Visitem directórios ou topsites de blogs, por ex como o blogflux. Aqui vasculhando pelas várias categorias, verifiquem a quantidade de blogs que há sobre cada uma. Ter um blog numa categoria menos populada pode eventualmente ter mais sucesso. Mas verifiquem também em média quantas visitas diárias conseguem os melhores dessa categoria e os mais medianos. Façam isto para topsites e directorias em Inglês ou Português conforme a vossa escolha.

Procurem ainda informação sobre os assuntos mais discutidos no Technorati, hi5, orkut, myspace, Google groups, e outros sites de social networking. Isto poderá dar uma ideia de assuntos que podem ter potencialmente muito tráfego. Obviamente que não aconselho a fazerem um blog sobre a Paris Hilton, porque eventualmente centenas de milhares de bloggers já escrevem sobre ela. Ao procurarem estes assuntos perguntem a vocês mesmos se alguns desses assuntos vos interessam, ou se serão assuntos mais ou menos passageiros ou terão potencialmente um crescimento nas procuras.

Mais fácil ainda, escrevam numa folha respostas às seguintes perguntas:

  • Qual o meu hobby?
  • Que interesses me despertam a curiosidade no dia-a-dia?
  • O que me dá prazer? (esqueçam que não são permitidos blogs do tipo adulto no concurso)
  • O que faço na minha vida profissional que poderia ser usado para tema de blog?

Muitos de vocês poderão trabalhar habitualmente com Tecnologias de Informação. Eventualmente com a gestão de alguns produtos de software ou hardware específicos. Escrever sobre esses produtos, experiências, problemas e como foram ultrapassados, pode ser um bom tema. Creio ainda que por ex escrever sobre anti-virus, spyware, adware em Inglês é um tema que poderá dar bons resultados.

Contudo, direccionar um site para webmasters não será uma boa opção se a prespectiva é rentabiliza-lo. Um webmaster não navega em qualquer anuncio do Adsense, porque tem mais experiência ou porque já conhece a informação de um site mais importante ou que a publicou primeiro, por outro lado sabe que se trata de publicidade e não está tão aberto a isso. Acredito que os temas direccionados aos menos experientes na Internet podem ser os melhores ao nível de um possível Click Through Rate. Há vários métodos de rentabilização para qualquer tipo de site. Por isso direcciona-lo para webmasters não garante melhor rendimento.

Atenção que para o blog poder ter algum rendimento é preciso que não foque determinados assuntos que são proibidos por redes de publicidade, sistemas de afiliados, directorias e motores de pesquisa. Excluam esse tipo de temáticas do vosso âmbito.

Espero com estes dois artigos sobre a possível temática ter dado algumas ideias.

Brevemente serão focados assuntos como a escolha de um nome ou marca para o blog e do domínio a comprar. Quem ainda não tem alojamento, não o compre já, vou disponibilizar um cupão para que obtenham desconto no alojamento num service provider. Depois de focado o tema do domínio irei publicar detalhes sobre o que devem fazer para inscrever oficialmente o vosso blog no concurso. Esses detalhes serão colocados e actualizados na pagina Pro blogger.

subscreve os comentários

Existem 6 comentários neste artigo

  1. André Esgaio diz:

    Bem o metendo que leccionaste aqui é o adaptado claramente a quem quer começar um novo blog, eu cá já escolhi o meu tema e quem vai participar também ?

    Respondam 😀

  2. Leite diz:

    EU !!! 🙂

    Ainda estou em processo de escolha de tema para o blog, depois falta pensar no estilo do tema e posteriormente no nome do domínio .

    Ainda falta. é a escolha decisiva para o “sucesso” são pontos fundamentais.

  3. André Esgaio diz:

    Bem e bom saber pelo menos já existe mais uma pessoa 😀

    ahahah, assim é que é Leite força!

    Escolhe bem 🙂

  4. LuRsT diz:

    Epá eu também se calhar participo, com o meu blog de alguns dias. Mas vou esperar para ver se posso mesmo. Se não poder com este crio outro.

    Já somos 3!! 😀

  5. André Esgaio diz:

    Divulgem malta, temos de ser muitos, não se esqueçam que vamos sair todos daqui aprender.

  6. Leite diz:

    Rui ,

    Acabou de me surgir um tema espontâneo do nada , agora vou ter de pensar até que ponto pode ser interessante e rentável. Posso confirmar que está pouco explorado em Portugal 😛

    O que sugiro, é que se conheces mais alguma forma de estudar certo tema, do género o Google Trends que dá para ver o nível de pesquisas que são efectuadas acerca de certa expressão ou palavra.

    Se por acaso conheceres formas interessantes de “estudar” certo tema, atira cá para fora como dica num próximo post! 😉

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

$ ganhar dinheiro

  • Netaffiliation
  • Ebay Partner Network
  • Chitika

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com

Jordan Nolan Jersey