artigo publicado

Adsense em blogs 11

Dez 12

Não tenho qualquer dúvida que o Adsense é o melhor programa para rentabilizar um site ou blog. A optimização e os melhores resultados não são contudo idênticos em qualquer tipo de site. A ideia de que o anúncio tem que estar colocado nos locais de maior atenção dos utilizadores pode não ser a mais correcta na maior parte dos casos.

A experiência com testes constantes e com a monitorização dos canais Adsense que configuro de acordo com colocação e tipo de secção do site em alguns casos, mostra que consoante o tipo de site e a colocação e até mesmo com o tipo de visitantes, obriga a ter posicionamentos diferentes. A colocação de alguns anúncios de forma agressiva e intrusiva não é certamente a melhor forma para se obterem os melhores resultados.

As páginas com melhor conteúdo e texto em quantidade são rentabilizadas normalmente de forma mais eficiente. Tenho até notado um forte potencial dos anúncios colocados no final de cada artigo. Isto não é novidade e é até um dos conselhos dados pela equipa do Adsense. Estes tipos de anúncios no final de artigos, funciona muito bem, quando a audiência está focada no assunto. Aconselho os blocos quadrados grandes neste caso.

Estranho contudo que em alguns blogs, especialmente com conteúdo interessante e que focam em assuntos destinados a webmasters, que coloquem os anúncios a ocupar a maior parte do espaço reservado ao conteúdo. É muito normal ter em blogs headers bastante apelativos e com cerca de 200 pixels de altura ou até mais. Depois segue-se uma secção de banners e depois mesmo antes do conteúdo aparece um anúncio de Adsense. Para se ter acesso ao conteúdo é preciso usar a barra de scroll em muitos casos. É sabido que um webmaster não anda por aí a clickar em anúncios Adsense, muito menos por engano, por isso este tipo de estratégia não funciona nestes casos. É até uma estratégia contraproducente se pretendemos ganhar leitores para o site ou blog.

O Adsense tem até agora uma nova funcionalidade que permite alterar mais facilmente os anúncios, tentem usa-la. Deixo também a referência para um artigo recente do Darren Rowse, com algumas das razões para usar Adsense.

subscreve os comentários

Existem 11 comentários neste artigo

  1. Pedro diz:

    Porque apagaste o post do script do youtube?
    O fulano recusou pagar as tuas comissões?

  2. Rui Cruz diz:

    Digo-te já que não uso as novas funcionalidades.
    Não gosto, acho mais confuso não o fazer “a la pata”.

    Por isso ando a copiar codigo meu de outros sites antigos quando preciso de um novo formato e edito as cores… lol.

    Rui

  3. webmaster diz:

    Retirei o outro post, porque por incrivel que pareça, depois de o publicar e de ter estado a ganhar utilizadores diários todos os dias e a crescer as visitas em rampa, depois disso passei de 4400 utilizadores para 900 e depois 700, por isso acabaram os urls e a indicação de alguns dos meus sites como ex.

  4. Leite diz:

    Tens o blog na lista negra do google é? é que só pode…

  5. webmaster diz:

    Não sei bem, mas é estranho…

  6. Pedro diz:

    Na realidade é estranho a não ser que tenha havido erro de contagem.

    Mas isso é muito facil de resolver:
    basta colocares os posts normais a falar do que quiseres e não colocares links. Colocas apenas o URL mas anulas o link (quem quiser copia e cola) ou até do tipo:
    dinheiro(ponto)one-pt(ponto)com

    E claro, podias manter o post para o script apagando ou modificando apenas os links dos teus sites

  7. webmaster diz:

    o analytics não conta a mais, pode contar a menos, mas a mais não conta…e pode-se sempre cruzar essa infromação com as impressões do Adsense.

    depois mais tarde o post poderá voltar…

  8. Bruno Silva diz:

    Olá Rui,

    Fiz uma breve análise ao mundo publicitário da blogosfera no seu global. Fiz referência a este blog e a outros dois, porque também andei por cá a ler coisas sobre o assunto.

    Apenas se trata de uma opinião em construção.

    Estás à vontade para rebater discordar ou comentar.

    Abraço

  9. webmaster diz:

    Já la fui e deixei o meu comentário…

    No entanto rentabilizar um site ou um blog pode ser muito diferente. Não é com um blog que alguem paga a alimentação…

  10. webmaster diz:

    apenas como ex, este blog tem uma componentes sobre como realizar sites e blogs – “make money online” e só tem custos, não tem rendimento nenhum, ou quando tem é mesmo muito residual e não cobre custos e o tempo que passo nele…

  11. Bruno Silva diz:

    Ora nem mais.. em sites ainda vá que não vá.

    Agora em blogs duvido.

    E o problema nem está nos blogs, mas sim no mercado publicitário.

    Depois falarei um pouco sobre isso. 😉

    Abraço

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com