artigo publicado

Balanço 2

Balanço

O final do mês de Julho motivou este post com carácter de balanço sobre os últimos meses. Dividi o artigo por vários assuntos.

Pagerank

Tenho 4 sites novos, que obrigaram a uma promoção forte e muito trabalho para concluir as coisas a tempo…da actualização do pagerank. Poderá não ser importante para muitos, mas a rentabilização de um site depende actualmente muito do Google pagerank. Um dos meus novos sites é uma directoria (bid4traffic.com), e nessa o pagerank é fundamental, assim como a melhoria do pagerank e trafego da Text-Link-Easy.com. Acredito que esta próxima actualização do pagerank (para breve) vai-me ser favorável, quer para os sites novos, quer para os mais antigos, onde penso que vou recuperar o que perdi na última actualização. Para além de ter insistido e investido tempo e dinheiro no linkbuilding, diversifiquei mais o tipo de links para vários dos sites durante os últimos 3 meses. Penso que os reciprocal links vão ter agora maior peso novamente.

Trafego

Conseguir trafego para sites novos é um trabalho complicado. Será esse talvez o foco dos próximos 3 meses. Preciso chegar aos 500 utilizadores diários nos sites VW tuning, Mercedes tuning e Audi tuning. O topgreencars.com mostrou ser bastante rentável se estiver a correr uma campanha de AdWords para aumentar o trafego. Contudo desisti para já do AdWords porque ainda não tenho os conhecimentos suficientes para gastar menos e ter mais rendimento. O tuning.online.pt não tem este problema e desde janeiro que o trafego tem subido de forma sustentada, tendo atingido vários dias mais de 16000 utilizadores únicos diário, estando a largura de banda ocupada pelo site no mês de Julho no limiar dos 300GB.

Continuar a ler este artigo

SEO

Parte do aumento do trafego no tuning.online.pt tem que ver com a procura de imagens no Google e a alteração dos algoritmos. Desde a re-desing do TOL que tenho usado sempre que possível as tags TITLE e ALT para as imagens o que se mostrou uma boa aposta a longo prazo. Como aposto fortemente no WordPress para novos sites, alguns plugins têm dados os seus frutos e já falei aqui deles como o All in one SEO plugin. A aposta num bom titulo para cada página e a diferença destes ao longo do site é também um factor importante, para garantir trafego do Google. desaconselho fortemente que no título das várias páginas dos vossos sites ponham o nome do site, usem outro tipo de títulos que descrevam as paginas e conteúdos do site. A TAG title deste blog não tem ‘Tolnetwork’ por ex. Este mesmo post tem um titulo diferente e descrição específica que não é o título do post. Isso tem vantágens em termos de SEO.
Aconselho também todos a usar as Webmasters tools do Google. Um dos recentes foi melhorar o link building com uma diversificação do anchor text maior e adicionando palavras extra para as que queria opmizar. Um ex que posso dar será em vez de linkar sempre para ‘Green Cars’, uso variações do tipo: ‘Sport Green Cars’, ‘Green Car specs’, Top Green Cars’, ‘Green Car News’, etc. Também passei a linkar para mais paginas internas de cada site. O link building não se deve fazer apenas para a raíz do site.
Se antes tinha por ex cerca de 6000 a 8000 links reportados nas webmaster tools para o tuning.online.pt, passados 3 meses tenho mais de 22000 links.

Publicidade

Os dois últimos meses foram relativamente bons em termos de angariação de novos patrocinadores para os sites. Tive vários contactos, dos quais muitos se concretizaram, nomeadamente para o checksumm.com onde tenho já 4 patrocinadores a pagar, estou a falar de empresas não Portuguesas. Tive também um acordo de publicidade transversal a 6 sites, o valor não é elevado para já em parte porque 3 dos sites são novos e têm pouco trafego ainda. Provavelmente a análise que foi feita aos mesmos baseou-se em parte no Google Pagerank e no rank da Alexa. Por isso estes rankings acabam por ser importantes. No tuning.online.pt vendi um dos espaços principais da homepage.

Conteúdos

Parar de actualizar sites ou não ter material para os actualizar pode condenar ao sucesso do projecto. Não tenho falta de material para actualizar os sites. Falta-me essencialmente o tempo para o fazer com a devida frequência. Agosto será um mês muito bom para o tuning.online.pt pois a comunidade de utilizadores vai marcar presença no Braga Tuning Show, esperando-se muitos acessos para ver as fotografias do evento e também porque é uma altura ideal para reportágens e matérias exclusivas.

Design

Quem acompanha os meus sites já deu conta que tenho gabado os trabalhos do Rui Castro da web2themes. Os primeiros temas que ele fez para o wordpress chamaram-me à atenção e tenho feito tudo para promover os seus trabalhos. Tenho tido várias parcerias com ele e tenho contratado os seus serviços para alguns sites. Foi o caso do tema para os sites tuningmag, o design da directoria bid4traffic.com e um site que estou a realizar para um amigo Ingles. Brevemente irei concerteza adoptar temas dele para o tolnetwork e para o contentadsguide.com porque são mesmo bons.

Dollar

Não sei se fique contente se fique triste. Um dollar fraco tem um impacto grande nos meus ganhos. Praticamente tudo é pago é dollars, à excepção da publicidade no checksumm.com e no tuning.online.pt. Nos últimos meses a conversão não tem sido nada favorável. As vantágens só existem na altura de pagar serviços e alojamento, a conversão nestes casos é favorável, mas o balanço não compensa. Uma relação de 1 para 1 para com o Euro vinha mesmo a calhar…

Adsense

Hoje é dia 1. Não tive ainda que me lembre um dia 1 de qualquer mês ao nível dos outros dias. Nunca compreendi bem porque o dia 1 é sempre pior! Não está relacionado com o dia da semana nem nada. Não deve ser problema de budget dos anunciantes porque este até deveria ser o melhor dia. Um dia poderei saber o porquê disto acontecer, mas não deixa de me intrigar!
Julho não foi tão mau como Junho, mas ainda se notam muitas variações de cerca de 40% no total diário para o mesmo número de clicks. Outros webmasters sofrem dos mesmos problemas e preocupações.

Text-Link-Ads

Será que é este mês que este sistema recupera? depois de quase 3 meses a perder links, vendi alguns durante o final deste mês. Prespectiva-se o melhor mês desde que aderi a este sistema, com a vantágem de muito brevemente o poder utilizar em mais sites. Quem não está ainda a usar isto pode registar-se em Text Link Ads.

AuctionAds

Este mês não foi tão bom como o mês passado. A empresa continua com problemas de performance a servir os seus anúncios. Espero que isto se resolva brevemente porque é um sistema muito bom.

Outras receitas

Recebi o primeiro cheque do Adbrite. Outro anunciante comprou pub através do Adbrite no tuningnews.blogsome.com. Fiz ainda algumas reviews no ReviewMe.com e no SponsoredReviews, mas nada de significativo.

Próximos projectos

Não querendo falar numa proposta confidencial que tive, apenas tenho planeado a implementação de um fórum para o topgreencars.com.

subscreve os comentários

Existem 2 comentários neste artigo

  1. André Esgaio diz:

    Estou cada vez mais a gostar do conteúdo do Tolnetwork, acho que esta começa a ser a fonte de muito tráfego para o resto dos teus sites.

    Parabéns Rui Augusto.

  2. Ter uma linha de acção bem definida é sempre bom. Continua que vais no bom caminho 🙂

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com