artigo publicado

Como melhorar a página About / sobre 4

Dez 25

No processo de criação e evolução do nosso blog, existe uma página que é muitas vezes esquecida, a página “about/sobre”. Esta página é usada pelos visitantes do blog para obterem informação rápida sobre quem é o autor do blog e sobre o tema do mesmo. É por isso uma página que tem o potencial de obter visitantes assíduos ou subscritores para o blog. Por esta e mais razões, esta página precisa ser correctamente trabalhada e evoluída ao longo do tempo.

É normal visitarmos muitos blogs em que a página About nunca foi alterada. Uma procura no Google pela primeira frase da about page default do WordPress dará sem dúvida muitos resultados. Muitos bloggers nunca se preocupam com ela, outros, motivados pela criação de conteúdos esquece esta página. Como no início de um blog, muitas vezes os objectivos e âmbito do blog não estão ainda definidos, é muitas vezes difícil de escrever. Mais tarde, está página nunca é reescrita.

Quando alguém visita a página About de um blog, quer normalmente ver respondidas as seguintes questões:

  1. Quem tu és e âmbito do blog
  2. A tua experiência ou conhecimentos e o que isso pode fazer para
  3. Ajudar a solucionar o problema ou melhorar os conhecimentos do visitante
  4. Como vos podem contactar

É verdade que este tipo de informações é mais importante para uns blogs que para outros. A quantidade de informação a revelar sobre o autor pode ser maior ou menor consoante a preferência do autor, mas o pior é mesmo não ter nada ou a página default.
Assim a página About deverá ter um pequeno texto introdutório com os objectivos e âmbito do blog. Uma apresentação sobre o/os autores é também importante. Essa apresentação deve sublinhar a vossa experiência e conhecimentos sobre o assunto do blog. As formas de contacto não devem faltar, sendo que aqui o uso de um qualquer plugin de contacto é a melhor forma para eventualmente não se revelar directamente o endereço de mail.

Este texto deverá ser sucinto e revelar o suficiente sobre o blog/autor. Como está é uma página chave para o blog, convém introduzir outro tipo de informação que faça com que a visita ao blog seja mais demorada e até se converta numa subscrição das feeds. A inclusão de links para os artigos mais importantes poderá também ser importante para cativar alguns leitores.

Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mas para ter acesso ao prémio final de 1500€ é preciso o registo e cumprimento de várias condições. Todos os detalhes estão colocados na página Problogger. Os últimos artigos da série são:

subscreve os comentários

Existem 4 comentários neste artigo

  1. Jota diz:

    Boas,

    Plano 1 para o dia de hoje então vai ser escrever essa pagina para o blog que tenho em concurso, pois eu nem esse link tenho lol.

    Boa dica e obrigado.

  2. João Silas » Hoje Aprendi… diz:

    […] Artigo de que estou a falar está aqui, leiam e aprendam como fazer uma página bem feita, que as vezes dá jeito, nem que seja para dar […]

  3. […] Criar uma página Sobre Mim (about). Esta página é muitas vezes esquecidas, mas é muito importante para mostrar aos vossos leitores o tema do blog quem voçês são ! No fundo trata-se de dar um rosto ao blog (atenção que não estou a dizer que tem de lá colocar a vossa foto!!). O Rui Augusto publicou um artigo em tempos muito interessante de como elaborar uma página about/sobre. […]

  4. Checklist Pós-Instalação do Wordpress : Programacaoweb.info diz:

    […] Criar uma página Sobre Mim (about). Esta página é muitas vezes esquecidas, mas é muito importante para mostrar aos vossos leitores o tema do blog quem voçês são ! No fundo trata-se de dar um rosto ao blog (atenção que não estou a dizer que tem de lá colocar a vossa foto!!). O Rui Augusto publicou um artigo em tempos muito interessante de como elaborar uma página about/sobre. […]

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

$ ganhar dinheiro

  • Netaffiliation
  • Ebay Partner Network
  • Chitika

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com

Jordan Nolan Jersey