artigo publicado

Configurações básicas WordPress 7

Out 27

Retomo os artigos relacionados com o curso Pro Blogger. Depois de instalado o WordPress, há uma série de configurações que executo de imediato. Vou focar com algum detalhe algumas das principais.

1. Mudar a password. O wordpress gera uma password aleatório. Como não é fácil de decorar, o mais aconselhável é que configure uma nova. Esta alteração faz-se em Users – Edit – New password.

2. Apagar os links do blogroll. Estes links não serão certamente relevantes para o nosso blog, por isso, é só ir à opção Blogroll, seleccionar todos os links e escolher Delete.

3. Título do blog. Escolhemos já durante o setup o título para o blog, mas poderá ser necessário ajuste ou altera-lo. Lembrem-se que o título é importante em termos de posicionamento nos motores de pesquisa. A descrição complementa o título e deve também ser bem pensada. Esta alteração faz-se em Options – General.

4. Nas opções gerais é ainda possível ajustar o endereço de email, as configurações por defeito para novos utilizadores, o formato da data, etc.

5. Options – Writing é importante por causa dos update services. Na caixa disponível no final da página é possível introduzir uma série de endereços para que após a introdução de um novo artigo, esses serviços sejam notificados. O que existe por defeito do Technorati é bom, mas é sempre possível melhorar essa lista. A lista que uso habitualmente pode ser descarregada aqui.

6. Options – Reading. Permite determinar quantos artigos aparecem por página. Esta opção ainda não é muito importante e poderá ser alterada mais tarde. O número de artigos deverá depender do tamanho de cada artigo e do próprio tema e fonte a usar. Podemos ainda escolher se a página inicial é composta pelos últimos artigos ou por uma página específica. Esta última opção pode ser interessante se quisermos configurar uma espécie de portal, mas aí dará mais trabalho a edição da mesma. Ainda nesta opção é importante a escolha do Encoding. Se o blog não for em Inglês aconselho a troca para o encoding correcto.

7. Options – Permanent Links. Esta opção deve ser escolhida correctamente desde o início. A minha preferida e também pelos motores de pesquisa é Custom structure: /%postname%/. Este assunto foi focado já em Links permanentes no wordpress.

O que não devem fazer já?
Não se devem preocupar com o tema/template, pois ainda não têm artigos. Não devem submeter o blog para motores de pesquisa, pois ainda não têm conteúdo. Não devem por publicidade, porque não têm tráfego.

Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mas para ter acesso ao prémio final (500€ ou 1500€ ainda a definir) é preciso o registo e cumprimento de várias condições. Todos os detalhes estão colocados na página Problogger. Os artigos anteriores da série são:

  • Instalação do WordPress
  • subscreve os comentários

    Existem 7 comentários neste artigo

    1. LuRsT diz:

      Excelente artigo, não sabia quase nada sobre as opções do WordPress, já fiz tudo o que está aí explicado, vamos a ver se aumenta o tráfego.

      Já agora queria confirmar se estou inscrito no concurso. Acho que ainda não confirmei.

      Abraço

    2. bispo007 diz:

      Rui,

      tentei alterar a estrutura dos Permanent Links, e conforme tu indicaste é necessário alterar o .htaccess now.
      Eu não encontro o ficheiro no servidor…sabes em que directoria está?

    3. webmaster diz:

      O htaccess esta na raíz do servidor. Se deres permissões a alteração é feita automaticamente. Opcionalmente contacta a empresa de hosting.

      Lurst o teu blog está inscrito ja.

    4. LuRsT diz:

      bispo007,

      O teu blog ficou todo atrapalhado, possívelmente por causa das mudanças que fizeste. Não é possivel visualizar outras páginas nem postar comentários.

      Abraço

    5. bispo007 diz:

      Estive a actualizar a estrura dos permanent Links… já voltei á forma inicial.
      Rui, sabes como posso alterar a estrutura dos permanent links , actualizando todos os posts?

    6. LuRsT diz:

      bispo007,

      Pelo que eu percebi o WordPress actualiza toda a estrutura dos links quando actualizas os permalinks. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

      Abraço

    7. […] Configurações básicas do WordPress Partilha este artigo Popularity: 2% [?] […]

    Deixa a tua opinião neste artigo

    * campos obrigatórios

    ganhar dinheiro

    • tirei tudo
    • Já não promovo nada
    • Nem mesmo ebay
    • TLA muito menos
    • nothing

    Sobre mim

    O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

    twitter feeds flicker twitter Dihitt

    tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
    developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com