artigo publicado

Dicas de Webmaster 7

Set 12

O primeiro amigo que convido para escrever um artigo no tolnetwork.com é o João Jose. Conheço-o à alguns meses e temos trocado bastantes ideias sobre os nossos projectos e sobre ser webmaster. Dei apenas algumas dicas sobre o que ele poderia escrever neste artigo. Acho que conseguiu um excelente artigo que deve ser lido com atenção.

João José

É um pouco estranho escrever sobre mim como Webmaster sabendo que ainda tenho muito que aprender. Mas foi-me sugerido e achei engraçada a ideia de falar sobre esta fantástica actividade que nos permite trabalhar em qualquer parte do mundo e às horas que quisermos desde que sejam muitas…

Faz dia 15 deste mês 3 anos que lancei o meu primeiro site. A questão do automatismo da coisa, de toda a dinâmica sem fricção de visitantes a entrar, actuar e sair num fluxo constante e teoricamente infinito na escala ainda hoje me fascina.

Não sabia absolutamente nada sobre websites mas achei que era uma boa ideia que tinha pernas para andar. Pedi a alguém que me fizesse o site numa perspectiva de vender um serviço pago. Isto não resultou obviamente, o mercado já estava algo saturado e não tinha poder económico nem de influência para fazer o site descolar. Não desisti e optei por recuar e tornar o site gratuito e entretanto vi-me numa posição terrível em que muitos dos que me lêem decerto se revêem.

Não sabia fazer nada. Não sabia como funcionava um domínio, nameservers, não percebia como funcionava um servidor nem quanto custava, não sabia programar, nem desenhar, nem SEO, nem PPC, nada…. Ou seja tinha de pagar e esperar para me programarem o que queria ver feito, tinha que pagar 3 vezes o preço do domínio porque não sabia registá-lo nem configura-lo, não fazia ideia do que era SEO, não sabia que o Adwords e o Adsense existiam.

Apesar de tudo o projecto foi crescendo e hoje é um dos maiores sites do género em Portugal. Aprendi muito no decorrer desta experiência. Aprendi PHP, HTML e Javascript, aprendi SEO, aprendi PPC e aprendi a pensar out of the box. Hoje vivo só da minha actividade como webmaster e vivo bastante bem apesar das condicionantes e riscos deste negócio. E o melhor de tudo não dependo de ninguém.

Existem princípios que ainda hoje persistem no meu trabalho e gostava de partilhar convosco:

  • Faz tudo como se não tivesses dinheiro mesmo que tenhas muito.
  • Não te coloques numa posição em que estejas muito dependente dos outros. Se os outros conseguem aprender tu também consegues.
  • Não percas tempo a fazer o que não sabes (parece contraditório mas não é).
  • Sê reservado no que expões acerca dos teus sites.
  • Mais vale ter poucos sites bons do que muitos assim assim.
  • Ser um player mediano num mercado competitivo é muito mais lucrativo do que ser um player muito forte num mercado pouco competitivo.
  • Não ponhas todos os ovos no mesmo cesto. Não te limites a um site, não te limites a uma fonte de rendimento.
  • Não existem esquemas milagrosos para fazer dinheiro. O caminho aparentemente mais fácil é normalmente um beco sem saída
  • Fazer é muito diferente de dizer que se vai fazer. Tens uma ideia começa JÁ!
  • Não tenhas medo de enfrentar os grandes porque és sempre muito mais ágil que eles.


E coisas que aumentaram o meu conhecimento e produtividade em múltiplos de 100%:

  • Ler o Webmasterworld o melhor fórum do mundo acerca do que é ser webmaster.
  • Instalar um servidor local no meu computador (façam isto já).
  • Comprar um moleskine.
  • Começar a beber café.

E não se esqueçam – O Céu é o limite, parece cliché mas não é.

O João José bloga de tempos a tempos no Webkaput

subscreve os comentários

Existem 7 comentários neste artigo

  1. Dav7 diz:

    eu nunca seria capaz de viver de webmaster, n deve ser nada divertido passar os dias em casa sem ver ngm 🙁

  2. webmaster diz:

    Não tens necessáriamente que ficar os dias em casa. Podes ter um escritório, podes estudar, podes ter um part-time,etc. Se tivesses possibilidades não descartarias essa hipotese…

  3. webmaster diz:

    Queria agradecer ainda ao João José por ter acedido e ser ter disponibilizado a realizar este artigo para o tolnetwork.

  4. Dav7 eu passo muito tempo em casa mas tb passo muito tempo em esplanadas por exemplo. Tenho um escritório diferente sempre que me apetece 😉

  5. asturmas diz:

    Fantastico artigo Joao 🙂

  6. André Esgaio diz:

    A vida de webmaster pode ser feito a partir de onde quiser, podes estar simplesmente na esplanada a beber um sumo enquanto estas a escrever um artigo por exemplo.

    Parabéns aos dois ( João José e Rui ), espero que cada vez este blog evoluía mais. 😀

  7. Krold diz:

    Gostei de te ler, mas a determinada altura dizes “Apesar de tudo o projecto foi crescendo e hoje é um dos maiores sites do género em Portugal”. Eu pergunto, de que site falas???

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com