artigo publicado

Escolha de domínio para o blog 13

Out 9

Estou e volta aos artigos para o concurso Problogger. Tal como estava prometido, o artigo de hoje é sobre a escolha do domínio. Esta decisão é bastante importante e poderá condicionar o sucesso do blog ou site. Precisa por isso ser pensada e decidida com consciência.

Ter um domínio próprio é importante para construir a marca e reputação online. O nome do domínio poderá condicionar também o posicionamento nos motores de pesquisa. O mail de contacto também deverá reflectir o domínio, de modo a dar uma maior impressão de profissionalismo, em vez de se usar um mail genérico tipo Hotmail ou Gmail.

Há muitos factores a ter em conta na escolha do domínio. No entanto existem muitos sites de sucesso que ignoram por completo esses factores. As preferências pessoais são importantes, mas nem sempre o que agrada a um grupo de pessoas pode causar sucesso com outras.

Assim vou enumerar alguns factores a ter em conta e em que devem reflectir antes da escolha do domínio:

Escolher entre keywords ou marca: Um domínio baseado em keywords tem várias vantagens. Facilita a comunicação do âmbito do site facilmente. Os motores de pesquisa lêem bem as palavras presentes no domínio e têm isso em conta ao posicionar o site para essas keywords. Um domínio baseado numa marca tente a ser mais facilmente memorizado pelos utilizadores, permite um marketing facilitado baseado nessa marca e que os utilizadores se identifiquem mais facilmente com esse site. Obviamente que estes não têm necessariamente que se posicionar pior nos motores de pesquisa do que os baseados em keywords. Verifica-se também por ex que a maior parte dos blogs do Top Technorati tem um domínio baseado numa marca e não em keywords.

Comprimento do domínio: O ideal seria ter domínios curtos e de fácil memorização. Contudo esses não existem ou dificilmente se encontrará alguma coisa com sentido. Um domínio curto é menos propenso a erros de escrita e é muito mais fácil de divulgar. Tecnicamente é possível que o domínio tenha até 67 caracteres mas ninguém quererá estar a escrever um domínio destes no browser. Um domínio mais longo faz sentido ao usar um domínio baseado em keywords. Outra das questões que se podem colocar é o uso ou não do hífen. Estes têm a vantagem em termos de SEO e de disponibilidade de nomes. Os inconvenientes são a maior margem para erro ao escrever e memorizar e principalmente a dificuldade em comunicar oralmente o nome do domínio.

Fácil memorização: facilita bastante a promoção divulgação e escrita. Quanto mais fácil for para o utilizador escrever o nome do domínio mais tráfego recorrente se poderá ganhar.

O assunto e âmbito do site não deverão ser ignorado. O nome do domínio deverá bater certo com que é divulgado. É também um dos factores de sucesso mais importantes a considerar na escolha do domínio.

Há muitas formas de conseguir alguns domínios ou keywords que normalmente não estão disponíveis como a possibilidade de se acrescentar números ao domínio ou alguma palavra, como ‘blog’. Isto aumenta as possibilidades de escolha mas também poderá condicionar o futuro. Terminar um domínio com alguns números que se associam a alguma coisas, como 101, 24, 365, etc poderá abrir novas possibilidades na escolha desses domínios disponíveis e ao mesmo tempo servir para criar uma marca.

Devem ainda ter em conta a lei e não comprar um domínio que no futuro possa ter problemas com alguma marca registada. A possibilidade de assegurar uma marca ou domínio com vários TLDs é outro factor que poderá pesar ou não nessa escolha do domínio.

Os factores são como podem ver vários e existem ainda mais a considerar. O importante é reflectir sobre o assunto pois é realmente importante e pode condicionar ou facilitar o sucesso.

Se pensarem no domínio tolnetwork.com verão que não está muito relacionado com o seu âmbito. Apesar disso não impede que seja bem posicionado para certas keywords relacionadas com vários assuntos. Acredito também que seja fácil de memorizar. No entanto foi um domínio que foi re-aproveitado e que em tempos teve outra utilização. Aproveito para referir que o nome vem de uma rede de serviços adicionais de apoio ao tuning.online.pt (TOL).

Há ainda algumas ferramentas que vos podem auxiliar na escolha do domínio. Usem-nas e podem ter algumas surpresas, ficam as referências:

Burst a name
Domains bot
Nameboy

Refiro ainda um artigo publicado no Marketing de Busca esta semana relacionado com este assunto: Seo no nome de domínios.

Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mas para ter acesso ao prémio final (500€ ou 1500€ ainda a definir) é preciso o registo e cumprimento de várias condições. Todos os detalhes estão colocados na página Problogger. Os artigos anteriores da série são:

subscreve os comentários

Existem 13 comentários neste artigo

  1. LuRsT diz:

    Excelente artigo! Eu acho que escolhi bem o dominio do meu blog, já que é tanto uma imagem de marca como pussui a keyword principal, e além disso há muita gente que pesquisa “tudo sobre formigas”.

  2. O teu blog é bastante original. Fica obviamente condicionado, devido ao assunto em termos de rentabilização. No entanto e não menos importante, poderá torar-se um site bastante importante sobre esse assunto…vamos aguardar para ver se surpreendes…

  3. Nelson diz:

    Bem vou entao pensar num bom dominio. Estava mesmo a espera destas dicas para pensar no dominio.
    Um bom texto de ajuda.

  4. Lembro que já me podem mandar o mail para as inscrições tal como diz na pagina problogger:

    Para oficializares a tua candidatura ao concurso, envia um mail para webmaster at tolnetwork.com com a seguinte informação:

    Nome, contacto, dominio a concurso

    As inscrições estão abertas para domínios adquiridos entre 1 de Setembro e 31 de Novembro de 2007. O final do concurso e divulgação de resultados será em Março de 2008 em data a definir.

  5. frsantos diz:

    Muito bom o artigo, embora já tenha o domínio…
    Já enviei mail para o seu mail.

  6. Nelson diz:

    Já agora. Achas que devemos optar por um *.com ou um dominio *.net tem praticamente o mesmo potencial?

  7. webmaster diz:

    Frsantos, envia novamente o mail sff.

    Nelson, esse foi um dos pontos que não deu para falar. Há também alguma discussao sobre o peso de cada um dos TLDs. Eu teria sempre preferencia por um .com em relação a um .net. Um .net justifica-se se for alguma coisa mais virada para a internet, mas se for o nome que queres e só houver .net, agarra-o.

    Também tenho alguma simpatia com os .info quando o site é essencialemte informativo.

  8. Nelson diz:

    Tenho de procurar melhor. Todos os nomes que me lembro ja tem o .com registado embora as ferramentas que deste ja me deram algumas possibilidades mas tenho de analisar bem isso. Se não for mais opto pelo .net.

  9. LuRsT diz:

    Eu também já enviei o meu e-mail ;)

  10. frsantos, não recebi o teu mail…estas a mandar correctamente? webmaster@tolnetwork . com?

    identifica-te tb com frsantos sff

  11. [...] registar um domínio temos que ter em atenção vários factores, entre eles os que o Rui Augusto refere aqui e eu vou referir uma situação: a segurança e [...]

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com