Instalação de plugins no WordPress 4
Este artigo pertence àsérie Por blogger. O último artigo da série focava algumas configurações iniciais a fazer. Este artigo foca na instalação e configuração de alguns plugins básicos. A instalação do WordPress é um processo relativamente simples. O WordPress foi pensado para ser relativamente rápido e simples, mas que ao mesmo tempo proporcionasse uma framework para que novas funcionalidades pudessem ser desenvolvidas. É através de plugins que estendemos as capacidades do WordPress. Existem muitos plugins disponÃÂveis para melhorar o WordPress. Uma lista possÃÂvel é recorrer àPlugins Directory do WordPress. Através dos plugins podemos tornar o WordPress num CMS bastante potente e versátil.
Os plugins podem ser adicionados em qualquer altura, no entanto, muitas pessoas tem uma lista própria que recomendam ou adicionam sempre que implementam um novo blog. A lista oficial de plugins pode ser acedida em Plugins Directory.
A instalação dos plugins também é do mais simples que pode haver, não é preciso mexer em código o que é muito bom. Os plugins devem ser descompactados para a directoria \wp-content\plugins do blog e feito o upload de todos os ficheiros. Atenção sempre ao readme de cada um. Existem alguns que obrigam a configurações em mais do que um local e mesmo até a adicionar alguma código às templates.
Depois disso é preciso activa-los, tendo alguns ainda configurações a fazer para ficarem totalmente funcionais.
Deixo aqui uma pequena lista de plugins básicos que uso. Lembro ainda que tenho alguns artigos adicionais na categoria WordPress que falam em mais plugins.
All-in-one SEO pack: optimiza o blog para os motores de pesquisa. Cria tÃÂtulos optimizados, evita conteúdo duplicado, criada META tags para cada artigo. Quanto antes for instalado melhor, para que as primeiras visitas dos motores de pesquisa obtenham mais informação relevante.
Gregários: plugin que integra botões de site de social bookmarking como o Digg.com. Também tem a opção share this muito útil. Este plugin poderá vir a permitir obter algum trafego extra.
Google sitemap generator: cria um sitemap XML para submeter para o Google e outros motores de pesquisa que os suportam. Sempre que é criado um artigo, o sitemap é actualizado. Deverá ser usado em conjunto com as Webmaster Tools do Google.
Akismet: imprescindÃÂvel para combater o spam. Necessita que se efectue um registo em WordPress.com para activação. Esta chave pode ser usada em mais do que um blog.
Adsense Deluxe: permite adicionar facilmente e gerir os anúncios Adsense, ou outros dentro dos posts. É fundamental para a rentabilização do blog. A optimização de cores e formatos pode ser feita de uma só vez.
Contact form ][ : permite adicionar um form de contacto a qualquer página. Uso especialmente na página de contacto.
Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mas para ter acesso ao prémio final (500€ ou 1500€ ainda a definir) é preciso o registo e cumprimento de várias condições. Todos os detalhes estão colocados na página Problogger. Os artigos anteriores da série são:
Thank you for sharing your techniques.. very talented website.. Keep up good work!
Mr zobibi
Ando àprocura dos melhores plugins para colocar na minha instalação wordpress 2.8 e reparei que tenho um que acho útil mas que não é actualizado àmuito tempo pelo autor.
É o Similar Posts de Rob Marsh, SJ, então lembrei-me que nos feed’s do tolnetwork costuma aparecer um resultado semelhante com “Leitura adicional”, procurei aqui pelo site mas não encontro nenhuma referencia a plugins do género.
Alguma sugestão de um plugin alternativo para tentar manter as visitas no site durante mais tempo?
Olá andre, o que uso é o Contextual Related Posts:
http://ajaydsouza.com/wordpress/plugins/contextual-related-posts/
Obrigado Rui, vou experimentar 🙂