artigo publicado

Links permanentes no WordPress, como optimizar 20

Ago 31

Hoje fui questionado por uma leitora do blog, como se configuram os links permantentes no WordPress, optimizando para os motores de pesquisa. Já num post anterior (SEO – Trabalhando ao nível do site) referi o facto de o url da página ser bastante importante para um futuro bom posicionamento da página nos motores de pesquisa. Se repararem, no referido post, o url da página contem exactamente o título do post. O título é bastante importante para conseguir uma melhor posição, mas também por ex para se conseguir optimizar melhor a publicidade contextual que aparece na referida página.

Tomando como ex o WordPress, é preciso aceder dentro da administração a Opções – Permanent Links. Aí aparecem-nos 4 opções: A default onde as páginas aparecem como www.tolnetwork.com/?p=123, outra baseada na data e no nome do post, outra em formato numérico e uma última que pode ser customizada. No caso deste blog, optei por manter o ano no url, seguido do nome do post. Para isso preenche-se o espaço seguinte com /%year%/%postname%/. Segue-se o exemplo:

Permanent links wordpress configuration

Um pré-requisito fundamental para que esta configuração funcione, é que seja configurado o mod_rewrite no servidor. Se o WordPress tiver acesso de escrita ao .htaccess, a configuração é feita automaticamente. Caso contrario terá que ser configurado à parte.

Esta alteração faz com que o WordPress possa alterar os urls de cada post, melhorando assim  um dos factores principais para garantir um bom posicionamento nos motores de pesquisa. Aliado a outros plugins, como o All-in-one SEO plugin e outros que ja referi, ajudarão bastante nessa optimização. Obviamente que estas alterações são aplicáveis a outros tipos de sites, por isso atenção ao url, titulo, descrição da página, links internos etc.

subscreve os comentários

Existem 20 comentários neste artigo

  1. Wilson diz:

    Sem dúvida que faz a diferença.

    Se notar, ao pesquisar no google, se o nome da página constar no endereço o resultado aparece muito melhor.

    Até os “grandes” sites já o fazem, veja-se por exemplo: http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/20070831+Filipe+Pinhal+a+frente+do+BCP.htm à pouco tempo não era assim.

    Uma dúvida: como substituir, de forma automática, o hífene, pelo _, sem sem aquando a edicao da mensagem??

    Ex:
    um-topico-com-hifenes para um_topico_com_hifenes?

  2. Sugiro apenas postname.

    Mais simples, direto e fácil de gravar.

    Grande abraço

  3. webmaster diz:

    Sim o post name seria melhor. Mas uma vez feito, alterar iria trazer problemas com a mudança dos urls, levando a erros de procura. Mas para fazer de inicio é melhor opção, é o que tenho em outros blogs WordPress.

    Wilson, sobre fazer isso automaticamente não sei porque não percebo de programação. No entanto acho que o _ não é boa opção porque o google ignora-o. Por ex um-topico-com-hifenes é lido como : um topico com hifenes enquanto que um_topico_com_hifenes é lido como: umtopicocomhifenes. Vou ver se arranjo a fonte onde li isto para te enviar.

  4. Leo Baiano diz:

    Eu já conhecia a dica mas ao ler uma dúvida acaba de me ocorrer: Eu já utilizo uma configuração para meus permalinks, no meu caso utilizo a data completa depois o titulo do post, se eu quiser, por exemplo, mudar para o mesmo modelo que você usa, colocando apenas o ano e o titulo, o que acontece com os links que eu e outras pessoas fizeram a essas páginas que vão mudar de endereço?

  5. webmaster diz:

    A configuração default funciona sempre, o link ex que coloqui é valido ainda. No entanto o grande problema de se mudar é que o site terá que ser todo indexado e algumas referências a posts específicos poderão deixar de funcionar. Mas o teste pode ser feito e reposto apenas para teste. A decisão de se mudar depende de muitas coisas, se o blog é recente, certamente que não haverá grandes problemas em se fazer a alteração.

  6. webmaster diz:

    Recuperei aqui informação do Matt Cutts sobre este assunto e ele diz o seguinte:

    Use categories that are also good keywords
    Keywords in url paths: domain.com/my-words
    * Dashes are best
    * Next best is underscores
    * No spaces is worst

    Change default permalink (domain.com/?p=111)
    I use /%postname%/

  7. […] 7. Options – Permanent Links. Esta opção deve ser escolhida correctamente desde o início. A minha preferida e também pelos motores de pesquisa é Custom structure: /%postname%/. Este assunto foi focado já em Links permanentes no wordpress. […]

  8. Isso vai atrapalhar o meu Google Adsense?

  9. Olá.
    Meu site está hospedado em um servidor com IIS.
    Esse arquivo .htaccess pertence à servidores Apache.
    O que devo configurar no servidor IIS para que meus links permanentes funcionem?
    Obrigado.

  10. Rui Augusto diz:

    Não tenho grandes informações mas penso que tens que fazer isso com isapi filters.

  11. Fabiano diz:

    Ótima dica. Não sabia essa de mudar o mod_rewrite no servidor. Agora funcionou. Valeu!

  12. Bruno diz:

    Sou leigo em programação e estou utilizando o wordpress 2.7 a cerca de 2 meses.

    Sempre utilizei a forma default e tentei utilizar /%postname%/ /%year%/%postname%/ e nessas opções minhas páginas aparece “The page cannot be found” .

    Já quando utilizo outras opções listadas do próprio wordpress, os post aparecem, mas não puxam o css e imagens que coloquei no cabeçalho e na index em forma de html. O que pode estar havendo???

  13. Rui, boa tarde
    gostaria de saber como faço para criar um link que mostre o diretorio contato como no exemplo abaixo:

    http://www.ricardofetran.com/contato/
    http://www.ricardofeltran.com/trabalhos/

    até agora eu entendo que tem que ir até o link permanente, mas pelo o que estava vendo isso serve para blog, minha pergunta é como faço link menu apartir de um diretório exemplo:

    ———–> errado
    http://www.ricardofeltran.com/contato/ ————–> certo

    Obrigado.
    Ricardo

  14. Colaboradores,

    Li todo artigo sobre links permanentes e não consegui, o erro que esta ocorrendo é:
    ” The system cannot find the file specified ”

    Já criei até mesmo o arquivo htaccess com suas configurações mas ocorre o erro acima.

    Para que o link do meu site fique por exemplo
    http://www.ricardofeltran.com/contato/ —-> teria que utilizar na Estrutura Personalizada = /%postname%/ ou /%category%/ estou em dúvida nisso.

    Outra coisa para que o diretorio funcione preciso criar uma categoria para cada link ou se simplesmente ele já cria o diretorio no momento do link no wordpress.

    Por gentileza poderia me ajudar.
    Obrigado

  15. Dubxenon diz:

    tem uma muito boa que é:

    /%category%/%postname%/

    eu usei e fica perfeito para os links, veja exemplo:

  16. Renata diz:

    Gostaria de adicionar ao invez do postname, numerar as paginas… ex: ?p=123… qual o código? gostaria de saber também onde são salvos os arquivos… tem uma pasta específica?

  17. Renata diz:

    obrigadaaaaaa!

  18. Netto diz:

    Olá, pessoal.
    Quando eu coloco /%category%/%postname%/ lá em Estrutura Personalizada, ao clicar no link dá erro de página não encontrada… The requested URL /uncategorized/voce-e-pago-pelo-que-faz-ou-faz-pelo-que-e-pago/ was not found on this server.
    Sendo que o link fica assim:
    Se alguém puder me explicar como resolver, agradeço.

  19. Eu acho que o seu wordpress está sem permissoes para alterar o ficheiro .htaccess, ou entao terá que fazer as alterações no .htaccess manualmente.

  20. Netto diz:

    Obrigado, Rui Augusto, mas a solução que funcionou pra mim foi, além de alterar o .htaccess, foi configurar como:
    /index.php/%postname%/
    Daí funcionou beleza!!

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

$ ganhar dinheiro

  • Netaffiliation
  • Ebay Partner Network
  • Chitika

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com

Jordan Nolan Jersey