artigo publicado

Onde alojar o blog 16

Set 29

Depois de escolhido o tema do blog é preciso escolher onde colocar o blog. Há duas alternativas, num sistema partilhado como o Blogger, WordPress, blogsome ou Sapo, ou com domínio e alojamento próprio.

Um sistema partilhado é óptimo para testarmos e melhorarmos a nossa experiência a bloggar. Se verificarmos que nos falta paciência ou tempo, ou que é uma coisa que não gostamos, não perdemos o investimento no domínio e alojamento. Se temos a certeza que é isto que queremos fazer, se pretendemos uma coisa mais séria então o ideal é comprar um domínio e alojamento e fazer uma coisa de raiz e que mais tarde não dará problemas de migração no caso de as coisas se tornarem mais sérias.

No entanto e mesmo que escolham por ex a opção de alojamento e domínio, não descartem a ideia de criar um blog no blogger ou noutro sistema. Há duas ou três vantagens com esta situação. Uma delas prende-se com a aceitação no programa do Google Adsense. Dizem que é mais fácil ser aprovado no programa (blogger.com). As restantes vantagens estão relacionadas com o possível redireccionamento de tráfego e de troca de links que pode favorecer o blog principal.

Ainda sobre a escolha de uma plataforma free, eu comecei com o Blogsome.com, permite por publicidade própria e tem vários temas que podem ser customizados. Tem obviamente as limitações de não nos pertencer o domínio e alojamento. É mais difícil promover ou criar uma marca com base num subdomínio. Não vou obviamente dar números concretos, mas dois dos blogs que possuo neste sistema cumprem o objectivo de retorno financeiro que propus para este concurso. Por isso esta opção não é de descartar para quem quer participar no curso. A grande limitação que tive foi na impossibilidade de usar por ex o Text-Link-Ads, e sendo esses dois blogs PR5 durante muito tempo, impossibilitou aumentar o retorno, eventualmente para o dobro.

Tenho alguns blogs neste tipo de plataformas livre, criam-se facilmente, sem custos, redireccionam tráfego, servem para trocas de links, ou para promover three-way-links, redireccionar tráfego para sites principais, etc. No entanto para dois deles, precisamente os primeiros que criei, hoje arrependo-me de não os ter criado com domínio próprio.

Uma grande vantagem de um blog num destes sistemas é que todo o processo de indexação é muito mais facilitado e poderá haver tráfego que chega ao blog vindo das páginas principais do domínio ou dos directórios que possam ter. No entanto o que vão aprender durante o curso vai atenuar qualquer diferênça a este nível.

Se vamos para um sistema totalmente nosso, desde domínio e alojamento, o próximo passo será escolha do domínio. Como o artigo já vai longo, deixarei esse aspecto para outro dia.

Sobre a escolha do alojamento há muitos factores a considerar. No entanto e para todos aqueles que estão a começar, e com a ajuda da PTServidor, consegui um desconto para todos os leitores do tolnetwork.com. Introduzindo o cupão ou a indicação Problogger na altura da compra do alojamento, beneficiarão de um desconto de 30%. A PTServidor tem alojamento desde 10€/ano, o que é suficiente para se começar. Se o blog crescer bastante, obviamente que terão capital para aumentar as características do vosso plano se for eventualmente necessário.

No entanto esperem pelo menos pelo artigo sobre o domínio antes de adquirirem alojamento, é mais fácil fazer tudo de uma vez só. Se não ficou bem claro e se podem gastar cerca de 15 a 20€ em ter domínio e alojamento por um ano, a escolha acertada é esta.

Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mas para ter acesso ao prémio final é preciso o registo e cumprimento de várias condições. Todos os detalhes estão colocados na página Problogger. Os artigos anteriores da série são:

subscreve os comentários

Existem 16 comentários neste artigo

  1. Onde é que viste que alojar o blog no blogger facilita a aceitação no adsense do Google?

    Gostava de ver isso na fonte, em vez de um vago “dizem que”, quando, na realidade, o sítio onde tens o teu blog alojado, não conta absolutamente nada para a decisão de aceitação no programa.

  2. André Esgaio diz:

    Bem o que o Rui disse não é mentira nenhuma, pelo o que se vê em foruns, blogs, sites e que todo aponta para isso, agora se é ou não ninguem o pode provar ( ACHO EU).

    Eu para mim mais vale apostar num dominio, com um investimento cerca de 7$ e se realmente o dominio depois for bom e não terem conteudo necessario para ele venderem o dominio por um preço superior.

    Este Curso/Concurso esta cada vez com artigos ensencias e mais bons!

    Parabens!

  3. Sofia Pina diz:

    O que é preciso para entrar no concurso? Se cumprirmos o curso qual é o rendimento minimo previsto?

  4. webmaster diz:

    M João não me recordo onde li essa infromação, eventualmente no Digital Point. Se é verdade ou não, não tenho meio de o provar. Contudo e pelo que conheço do Google não me espanta. Obviamente que tendo um site/blog que esteja dentro das guidelines deles é o suficiente para a aceitação. é preciso o blog não ter conteudo ou ser mesmo mau para não se ter aprovação.

  5. webmaster diz:

    Sofia, para entrar no concurso basta iniciar um blog agora, ou tê-lo iniciado muito recentemente. Para entrar vou pedir brevemente que me enviem um mail com o dominio e os vossos dados. Não se garante rendimento mínimo, pois à partida não sei a qualidade e trafego que cada blog pode ter. Esse rendimento vai depender obviamente do empenho de cada um.

  6. webmaster diz:

    Mª João, naturalmente que não confirma nada, trata-se apenas do senso comum, mas aqui: http://forums.digitalpoint.com/showthread.php?t=482409&highlight=adsense+blogger podes ler:

    Isn’t the guaranteed quick way to get an AdSense account this?

    Sign up to Blogger/Blogspot (owned by Google)
    Blog a bit about some random crap
    Sign up to AdSense

    I’ve heard that works

    haverá certamente mais referências a isto. Mesmo que seja verdade o Google não o admitirá publicamente, assim como a PT não admite que dificulta e atrasa propositadamente os pedidos da Novis quando se trata da rede partilhada.

  7. webmaster diz:

    Corriji o desconto na PT servidor para 35% e não 20% conforme referi primeiro.

  8. asturmas diz:

    Fantastico post rui 🙂
    Em relação ao blogger se influenciar é injusto..

  9. webmaster diz:

    corriji para 30% esse sim o valor correcto.

    Injusto…obviamente. Se me causa surpresa? não…

  10. A questão é que há imensos blogs no SAPO com adsense, eu própria me registei e fui aprovada rapidamente. Não uso, mas queria ver como funcionava o processo para os utilizadores da “minha” plataforma.

    Em menos de 24 horas obtive a resposta.

  11. asturmas diz:

    Mª Joao conta adsense em 24H?
    Ha relatos de tal mas não sabia se era verdade..
    A minha conta demorou mais de 3 semanas a ser aprovada..
    Logo não pode ser mais rapido para blogger.

  12. webmaster diz:

    Então provavelmente não fui claro. Quando o site que é submetido para aprovação tem qualidade, quando tem conteudos, e esteticamente não está mau, se não tem conteudos que o Google proibe, etc, nõ há problema com a aprovação. O meu não foi 24h mas foi próximo disso.

    Contudo há muitas pessoas que submetem o site para aprovação muito cedo, sem contedos no site, ou com fraca qualidade. Quando assim é, comparativamente, é que dizem que há mais facilidade em criar e submeter o blog do blogger. Depois de um site aprovado podem-se adicionar os que pretendermos.

  13. asturmas diz:

    Ha agora foste claro.
    So gostava de saber porque tu foste aprovado em 24H e eu e muitos outros em quase 1 mes

  14. Leite diz:

    Quando me registei já há algum tempo , o site que submeti ainda não estava finalizado, nem estava com muito conteudo no entanto foi aceite em pouco mais de 24horas!!

  15. Não faço ideia porque é que a minha aprovação foi rápida. Segui o processo normal.

    Na altura o meu Blog, no SAPO, já tinha conteúdos há imenso tempo.

    Tendo em conta que se tratou apenas de um teste e que eu, de facto, não uso Google Adsense, é caso para dizer, dá Deus nozes a quem não tem dentes 🙂

  16. O teu blog é um boi - Dica: como pegar o boi pelos cornos : Bloga-se - A arte do blogging em Português diz:

    […] criares um blog deves usar um domínio próprio e alojamento. Nada de blogspot ou WordPress, a médio tempo de […]

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

$ ganhar dinheiro

  • Netaffiliation
  • Ebay Partner Network
  • Chitika

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com

Jordan Nolan Jersey