artigo publicado

Preparar um blog para o rentabilizar com reviews 6

Dez 8

Já falei aqui algumas vezes sobre o excelente potencial que tem a rentabilização de blogs com a publicação de reviews ou artigos pagos. Com ou sem “no follow” as reviews, quando publicadas em blogs com alguma audiência e autoridade podem ter um retorno muito bom para quem investe.

Por um lado da visitas e tráfego para o anunciante. A longo prazo contribui para o aumento do pagerank e link building do site anunciado, mas mais do que isso serve muitas vezes para dar a conhecer uma marca.

Só usei ainda dois destes serviços para rentabilizar sites. O da Review Me e da Sponsored Reviews. No entanto já comprei algumas reviews e é inclusivamente uma das formas que uso para promover os sites.

No âmbito do curso Problogger gostaria de dar algumas pistas sobre o que fazer e preparar para que a longo prazo se tenha resultado com as reviews.

Quem anuncia quer que as reviews apareçam em blogs que possam trazer algum retorno, por isso há normalmente 3 ou 4 factores que são determinantes para o preço que se pode receber com uma review: Pagerank, Alexa rank, rank Technorati e nº de subscritores RSS.

Assim, quem pretende a longo prazo que esta seja uma das formas de rentabilização tem que começar a pensar nisso antes mesmo de submeter os blogs para estes sistemas ou de escrever as reviews. Não vou entrar em detalhes em como aumentar cada um destes rankings, pois cada um tem as suas particularidades e já referi algumas em outros artigos. O erro que se pode cometer é o de submeter o blog sem ele estar preparado. É preferível esperar algum tempo e submeter o blog quando ele tiver um ranking global maior.

Antes de usar esses sistemas podem sempre tentar a vossa sorte a vender reviews e artigos anunciando em fóruns de webmasters como o Digital Point, onde facilmente conseguirão vender reviews ou simplesmente fazer paste de artigos pagos.

Obviamente que o problema é sempre o mesmo, o mercado para a língua Portuguesa praticamente não existe e alguns desses sistemas nem aceitam reviews em línguas que não a Inglesa. Quem estiver à vontade com o Inglês poderá ganhar algum dinheiro. Apenas para referência, hoje um anunciante aceitou que eu fizesse 5 views sobre o seu site. Em 5 dos meus sites sobre automóveis publiquei uma review de 300 palavras cada, com algumas diferenças entre elas no texto, nas imagens, etc. O valor total que vou receber dentro de 2 semanas sobre estas 5 reviews será de $292.5 o que é excelente para umas horas de trabalho.

Atenção também sempre às regras. Por ex a Sponsored Reviews não permite o uso de Kontera em reviews. Não há problema com isso porque falei aqui já num plugin que agiliza toda essa parte de configuração no WordPress. As reviews devem ser únicas e ter um focus no produto que o anunciante pretende. Obviamente que devem ser também honestas. Quem não acha que o produto vale a pena, não deve aceitar a review.

Muitos destes sistemas de reviews tem a componente de Oportunidades. Estas são reviews mais simples e em que se ganha menos. Estão normalmente agrupadas por categorias e normalmente são aceites com mais frequência.

Uma coisa muito importante é o nº de reviews do blog versus o nº de artigos originais. Nunca percam de vista a identidade do blog e a necessidade de ter muitos artigos de interesse num determinado nicho.

Voltarei a este assunto mais vezes, mas comecem já a pensar nos rankings que falei para o prémio do concurso Problogger.

Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mas para ter acesso ao prémio final (500€ ou 1500€ ainda a definir) é preciso o registo e cumprimento de várias condições. Todos os detalhes estão colocados na página Problogger. Os últimos artigos da série são:

subscreve os comentários

Existem 6 comentários neste artigo

  1. Luis Guimaraes diz:

    Eu para já apenas faço reviews de blogs que tratem o mesmo tema que o meu. E olha que o estou a fazer de forma gratuita.
    O blog também ainda não atingiu nenhum dos patamares normalmente exigido para fazer reviews.

  2. webmaster diz:

    Pois eu também só considero fazer quando o assunto é o mesmo. Se não cai fora do ambito do blog e o que pode acontecer é perderem-se visitantes.

  3. Como é calculado o valor para fazer “reviews”, nomeadamente, como é que tem aqui no blogue $4000 ?
    Não é um valor muito alto, ou o que é que justifica esse valor?

  4. Já cliquei no link e percebi o porquê do valor exagerado. 🙂

  5. Jota diz:

    Eu ando com azar não encontro nenhum site/blog português em que possam fazer uma review ao meu site.
    Ja encontrei dois sites onde um banner possa render, mas reviews nada.

  6. webmaster diz:

    O semeioeuros esta a fazer isso, de borla, também participa no concurso.

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

$ ganhar dinheiro

  • Netaffiliation
  • Ebay Partner Network
  • Chitika

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com

Jordan Nolan Jersey