artigo publicado

Ranking Alexa 12

Jul 24

Preparava-me eu para falar sobre este ranking “esquisito” quando reparei que o site da Alexa está em baixo. Na verdade, faz-me confusão como um ranking como o da Alexa, que mede a importância de um site em termos de trafego, pela medição da navegação e dos sites visualizados por quem tem a barra da Alexa instalada, tenha o sucesso que tem e seja usado tantas vezes.

Na verdade quero ver até que ponto é falível e um utilizador pode fazer variar ou inflacionar o ranking em sites pouco visitados. Assim o que fiz, foi instalar a barra da Alexa, no firefox, e diáriamente vou navegar, tal como faço hoje, mas com a barra da Alexa. Não vou conseguir obviamente fazer nada no tuning.online.pt (ranking Alexa #6017 esta semana), mas nos sites menos visitados, acho que simplesmente eu vou conseguir fazer alguma diferença.

Outra das limitações do ranking é que não mede independentemente o trafegos dos subdomínios. enquanto uns consideram os subdomínios sites completamente diferentes, para o Alexa, o tuning.online.pt é 25% do trafego do co.pt, mas o ranking visualizado é comum a todos e a soma de tudo. Assim o tuning.online.pt e o empregos.online.pt puxam por todos os outros sites online.pt, co.pt, etc.

Para mim só é bom, mas gostava de saber o que representariam as 14000 a 16000 visitas únicas que tenho actualmente por dia em termos de rankings. Por outro lado já tive com cerca de metade das visitas, um ranking mais elevado.

Também não sei até que ponto o “related links” disponibilizado poderá trazer algum trafego para os meus sites. Poderá a minha navegação influenciar isso? vamos ver…

subscreve os comentários

Existem 12 comentários neste artigo

  1. Pinto diz:

    Mas o ranking do Alexa apenas mede o trafego das visitas que têm a barra deles, certo?
    Ora a maioria não deve ter essa barra, pelo que importancia real terá esse ranking?
    Valerá a pena medir a imporancia nesses moldes? Não será mais fiavel um simples contador de visitas?

    Tenho visto muitas referencia a esse ranking mas será representativo? E como vê a sua posição?

  2. webmaster diz:

    o trafego da Alexa compara em termos de trafego todos os sites, com base na navegaçao dos users que usam a barra.
    O ranking serve para comprar sites. Em termos individuais é as visitas que interessa, mas como nunca poderemos comparar com as visitas de todos os outros sites, tem que se usar o da Alexa.

  3. Wilson diz:

    Também ainda não entendia a popularidade do ranking Alexa, aquilo não mede coisa nehuma. O que acontece, é que, à inexistência de outro ranking da web, os wemaster utilizam-no.

    Se tiveres uma boa posição nesse ranking, concerteza que o vais referir no teu site/blogue.

  4. Hugo Santos diz:

    O alexa mede apenas as visitas de quem tem a barra? pensava que tambem contava os sites q têm o script q eles disponibilizam…

  5. webmaster diz:

    sim, não conheço esse script, de qualquer modo é preciso sempre ter um componente que lhes permita fazer o tracking de qualquer forma. Não havendo melhor, usa-se o Alexa.

  6. Jchainho diz:

    Viva,

    Apenas não compreendo como é que certos sites, como o caso de meu, não aparecem no ranking: http://www.humanside.us , sobre gestão de recursos humanos.

    Estará ainda em fase de indexação?

  7. Rui Augusto diz:

    Quanto tempo tem o site? navega nele com a barra Alexa? é provavel que nao tenha trafego de pessoas com a barra instalada.

  8. Eduardo diz:

    Alguns dizem, para instalar barras, adicionar scripts com intuito das pessoas clicarem e tambem intalar tais barras, e agora eu pregunto: será que isso irá diminuir o rank e consequentemente aumentar visitas?

    Eduardo

  9. Renato diz:

    Qual a finalidade do Alexa Rank???

  10. Rui Augusto diz:

    é medir a quantidade de trafego de cada site e estabelecer uma top dos mais visitados, com base nos utilizadores que usam a barra da ALEXA.

  11. Alexandre diz:

    Muito bom seu post….

  12. Oh! doido diz:

    tanto o alexa como o page rank para mim são falhos..

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com