artigo publicado

20 Factores importantes para SEO no Google 18

Jun 14

seo google Chegar aos primeiros lugares do Google, ou simplesmente garantir a indexação correcta dos nossos sites não é tarefa fácil. Há muitos factores que determinam o posicionamento de uma página ou site no Google. Como o Google é actualmente sem sombra de dúvidas o motor de pesquisa mais popular, para ter sucesso é preciso ter em atenção os factores mais relevantes para o seu algoritmo.

Os vários factores podem ser divididos em categorias, nomeadamente, os relativos à construção de cada página e site no seu conjunto, os factores externos ao site, os relativos ao domínio, etc. Não fiz essa separação aqui, nem os factores estão ordenados por qualquer tipo de relevância.

1. Utilização da keyword no título da página. O título da página é bastante relevante para garantir um bom posicionamento. Os termos para os quais queremos optimizar a página devem ser incluídos no título da página. Os títulos devem ser diferentes de página para página e não devem incluir o nome do site no título da página, a não ser que queiram aumentar o reconhecimento da marca. Neste caso o melhor é deixar mesmo o nome do site para o final. Normalmente títulos curtos são preferíveis.

2. Utilização das keywords no texto da página é também importante. Se estamos a tentar optimizar uma página para uma determinada keyword, é obrigatório que esse termo apareça no texto.

3. O número de vezes que o termo (keyword) aparece no texto é também um factor relevante. Não sei ao certo que percentagem se deve usar, no entanto há software que dá indicações sobre este aspecto como o IPB. As keywords não deverão aparecer muitas vezes para não ser confundido com spam. Não se devem preocupar muito com este assunto, apenas garantir a naturalidade do texto, pois certamente que as keywords aparecerão naturamente.

4. Utilização da keyword no tag H1. Deve existir por página uma tag H1 com os termos para os quais queremos optimizar a página. Desta forma reforça-se a utilização da keyword no título da página. Através da inclusão de subtítulos em grupos de parágrafos, com as tags H2 e H3 aumenta-se a usabilidade da página e facilita a leitura do texto. Devem ser usadas outras tags como listas, parágrafos, etc

5. A utilização da keyword no domínio é um factor importante na construção do site e que aumenta a relevância da página. Por vezes um bom domínio é suficiente para garantir um bom posicionamento.

6. Utilização das keywords no url da página. Independentemente do domínio, a inclusão da keyword no nome da pagina e url são importantes e um factor adicional de optimização. Garantir urls amigáveis para os motores de pesquisa e desprovidos de caracteres especiais e sem significado aparente ajuda bastante na indexação e posicionamento nos motores de pesquisa.

7. A estrutura interna dos links é importante para aumentar a importância das páginas. Sempre que possível deve ser usada navegação baseada em texto com CSS. O número de links internos para uma página determina a sua relevância dentro de um site, e é também para a transferência de pagerank internamente. A utilização de anchor text correctos com as keywords que queremos optimizar é aconselhável.

8. Homepage deve ser mostrar credibilidade. Deve linkar para as principais paginas do site e todas essas páginas devem linkar todas para a homepage.

9. Os links para sites externos. Ter links para sites importantes sobre o mesmo assunto é importante. Ter links para sites de qualidade duvidosa poderá ser um problema.

10. As páginas mais antigas de um site têm normalmente mais possibilidade de obter bons posicionamentos do que as páginas mais recentes. Trata-se assim de mais um factor importante para obter bons resultados.

11. A quantidade de conteúdo indexável por página é bastante importante. Não há certamente uma quantidade exacta de texto a colocar, no entanto ter pouco texto indexável não é certamente um bom sinal. Colocar referências às keywords no início do texto e espalhar a utilização dessas keywords ao longo do texto é também importante. Num site, mais importante que a quantidade de texto é a clareza com que se estrutura a informação com as várias tags disponíveis. O texto deve ser escrito para os utilizadores e não para os motores de pesquisa.

12. Qualidade do conteúdo. Assume-se que o Google tem um algoritmo para medir a qualidade de determinado conteúdo. As variáveis que contribuem para isso podem ser várias mas não faltam fontes de informação ao Google para obter métricas objectivas e subjectivas.

13. O número de links e qualidade dos mesmos para um site é certamente um factor bastante importante. Qualidade e quantidade são importantes. Este é um dos factores diferenciadores do Google e o Pagerank, que mede isso é a forma mais visível de sabermos a popularidade de um site.

14. Idade de um site/domínio. Não é a idade de registo do domínio que importa, mas sim a data em que começou a ter conteúdo indexado que é relevante. Quanto mais antigo melhor.

15. A relevância dos links para o site. Uma das coisas que procuramos numa estratégia de link building, é garantir links em sites do mesmo assunto que o nosso. Esses são certamente os mais importantes para os motores de pesquisa e para conseguirem tráfego para as páginas.

16. Taxa de crescimento de links para o site. Existem alguns cuidados a ter, um deles é certamente não conseguir um grande número de links de uma vez só. Outra é garantir que ao longo do tempo o site continua a ganhar links de forma sustentada. Uma forma de conseguir isso é publicar conteúdos de qualidade que os outros referenciem. Outra forma é usar as conhecidas técnicas de linkbuilding.

17. O texto (anchor text) dos links. Por vezes é difícil controlar o texto que é usado para linkar para as nossas páginas, no entanto sempre que possível deve ser incluída a keyword nos links para o site. Os links para determinada página devem contudo usar variações e textos diferentes para não parecer spam.

18. A popularidade dos sites que colocam links para o nosso também é importante (link popularity). Daí a importância de obter links de sites importantes.

19. O tema do site ou página com link para o nosso é também um factor que o Google considera para pesar a relevância desse link. Quanto mais adaptado à temática do nosso site melhor.

20. A idade dos links é importante e relevante para garantir um bom posicionamento. Os links mais antigos são mais importantes.

As meta keyword tags não são usadas actualmente e não justificam perder muito tempo com elas, mas a meta description, embora não seja relevante para o posicionamento, ajuda a aumentar as visitas para a página, por isso deve ser sempre incluída, dando uma descrição correcta para cada página.

Existem também factores que podem contribuir negativamente para o posicionamento do site. Entre eles podem incluir-se: inacessibilidade do site frequente, conteúdos duplicados, títulos de paginas duplicados, links externos para sites sem qualidade, etc.

Queria ainda referir alguns artigos relacionados que foram publicados anteriormente no blog: Importância do domínio para o SEO, Link building checklist, Trabalhando ao nível do site.

subscreve os comentários

Existem 18 comentários neste artigo

  1. Blog Fixe diz:

    muito bom o artigo, parabens, os blogs nisso são Ases 🙂

    uma pergunta, participar em bid directories com elevado PR é bom ou mau para um site? e basta estar na primeira pagina seja o lugar que tiver para ter uma ajuda em termos de seo? ou participar nisso perde-se pagerank?

  2. Boa partilha!

    Está aqui uma lista de dicas muito interessantes, vai ficar desde já nos favoritos para ir pondo em prática sempre que for necessário.

    Obrigado!

  3. “Neste caso o melhor é deixar mesmo o nome do site para o final.”

    É possível fazer isso utilizando o blogger?

  4. Rui Augusto diz:

    Blog Fixe, se a bidding directory for boa e promovida, é bom para contribuir em termos de ranking e trafego. Tal como está escrito no artigo, conta não só a popularidade do site como da pagina onde tens o link e a tematica. Há vários tipos de bidding directories, tematicas ou ordenadas por ordem alfabética. Eu tenho 2 e foram ligeiramente penalizadas em termos de pagerank recentemente. No entanto contribuem sempre com alguma coisa, se bem que é preferivel outro tipo de links…mas claro links a $1 permanentes são sempre bem vindos.

    Tomás, no blogger não tenho a certeza, mas certamente que haverá alguma forma de mudar isso. Eventualmente no muiomuio.net possa haver referencias a isso pois publica artigos frequentes com dicas para o blogger.

  5. […] Rui do tolnetwork.com escreve sobre 20 factores importantes para seo no […]

  6. Dom diz:

    Este não será o tópico mais indicado, mas gostaria de sabe a sua opinião sobre estes dados:

    Por menos valor que os cliques possam ter, no mínimo deveriam valer cada um $0.01, não?

    Se me poder ajudar a perceber esse péssimo rendimento, agradeço.

  7. Rui Augusto diz:

    Olá sem saber qual é o site e o tipo de conteudo e até os anuncios que aparecem é dificil. No entanto é uma ocisa que acontece às vezes. Eventualmente pode ser dificil melhorar se os anuncios não forem bons ou se o site tem pouco conteudo. Se quizeres partilhar o site eu posso dar uma vista de olhos…

  8. soares diz:

    Como sempre supreendes com estes posts magnificos existem poucas pessoas que admiro na blogosfera portuguesa e tu és um deles…
    Continua assim a ajudar-nos.

    Cumprimentos Soares

  9. Rui Augusto diz:

    Obrigado Soares, logo à noite vou completar esta informação com 2 referências interessantes…

  10. Bob Wall diz:

    Isto parece muito interessante, mas quando você começa a fazer ligações a partir de 10 classificar sites?

  11. Rui Augusto diz:

    Não percebi a pergunta bob…

  12. […] 20 factores importantes para SEO no Google – O Rui Augusto do Tolnetwork reuniu num post os vários passos que temos que ter em conta para chegarmos aos primeiros lugares do google. Chega o conteúdo? Não me parece…Chegam as metatags? Não! É preciso mais, é preciso trazer o Google ao site, fazer com que o Google goste do site. E como? […]

  13. […] ferramentas já foram abordadas aqui no tolnetwork e no ganhar-dinheiro-net . Acesse o post “20-factores importantes para seo no google” ou “como ganhar dinheiro na internet” e veja quais as keys a […]

  14. A semana em 10 links (28 de março) | Alejandro Suárez blog profissional diz:

    […] 20 Factores importantes para SEO no Google por Tolnetwork […]

  15. Os Factores mais importantes no SEO | Hugo Filipe | Marketing DIGITAL diz:

    […] http://www.tolnetwork.com [Translate] Posted in SEO « Webinar | Marketing Analytics vs Web Analytics You can […]

  16. Algumas dicas não conhecia para alavancar o site.
    Anotadas e acrescentar aos poucos no meu site e fazendo testes para ver os resultados.

  17. Mauricio diz:

    Muito bom o post. Segui as instruções dadas neste blog e meus posts passaram a ficar com URLs com as palavras a serem indexadas por buscadores como o Google. Porém, quando entro no Google meus posts parecem não estar indexados ainda. É necessário esperar um período de tempo para que as páginas sejam reindexadas pelo Google? Pergunto isso pois os posts com as URLs antigas com o padrao do WP (Ex: nome do blog/cat=5) estavam aparecendo no Google. Obrigado se puder ajudar. Abs

  18. […] factores importantes para o SEO no Google (reparem como o URL do artigo diz quase tudo).http://www.tolnetwork.com/2008/20-factores-importantes-para-seo-no-google/ Share this:ShareFacebookLinkedInEmailPinterestTwitter Categories Inspiration, Uncategorized […]

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com