artigo publicado

20 melhores dicas para o lançamento e promoção de um blog 14

O lançamento e promoção de um blog não é uma tarefa fácil! Milhares de blogs são criados todos os dias, mas apenas alguns serão lidos por mais de uma centena de pessoas e menos ainda serão os que conseguem rentabilizar esses blogs. Alguns bloggers ficam por isso desmotivados e não surpreende que deixem de blogar ao fim de algum tempo.

De seguida apresento uma lista de 20 medidas a tomar nos primeiros dias depois da criação do blog. Embora não sejam uma fórmula mágica nem garantam o sucesso, há fortes hipóteses que resultem bem.

    1. Garantir uma página about com qualidade: Esta página é usada pelos visitantes do blog para obterem informação rápida sobre quem é o autor do blog e sobre o tema do mesmo. É por isso uma página que tem o potencial de obter visitantes assíduos ou subscritores para o blog. Por esta e mais razões, esta página precisa ser correctamente trabalhada e evoluída ao longo do tempo.

    2. Nunca anunciar um blog com menos de 5 artigos: a primeira opinião é importante. Não só os utilizadores precisam de conteúdo como também os motores de pesquisa. Se queremos agarrar utilizadores desde o início, então devemos ter este aspecto em atenção.

    3. Disponibilizar um link para a Feed RSS: o número de subscritores da feed é cada vez mais uma garantia do sucesso de um blog. Embora não ajude muito para a rentabilização do Adsense, garante tráfego regular para o blog. Os subscritores são muitas vezes responsáveis pela maior parte dos comentários no blog. Facilitar a subscrição das feeds, garantir um bom posicionamento do link para as feeds. Se possível disponibilizar a subscrição fácil para os leitores RSS mais populares e até uma versão por email das RSS feeds. As vantagens de se ter maior número de subscritores foram já enumeradas. Poderá facilitar a venda de publicidade.


    4. Integrar plugins que facilitem a adição de artigos para sites de social networking. Quando usados correctamente e se não forem muito intrusivos poderão garantir tráfego adicional.

    5. Os sites de social networking são cada vez mais populares, alguns podem até reencaminhar muito tráfego para o blog. Os melhores artigos devem ser adicionados aos sites mais populares e devemos fazer uma correcta promoção deles. Não devemos contudo fazer spam. Alguns dos sites mais populares em língua Inglesa são: Digg, Delicious, Netscape, Stumbleupon, Yahoo MyWeb, Reddit, Furl, Newsvine, Lookmarks, technorati, Blinklist. Existem vários para língua Portuguesa tais como: domelhor, eucurti, linkk, rec6, etc. Cada vez mais sites como o hi5, myspace, facebook poderão servir para promoção do blog.

    6. Comentar blogs do mesmo assunto: deixar comentários interessantes e de qualidade em blogs do mesmo assunto poderá ser uma boa fonte de tráfego e de futuro reconhecimento. Esses comentários não devem contudo parecer spam e deixar o url no corpo do comentário ou apelar à visita ao nosso blog. Estes comentários normalmente suscitam a curiosidade dos responsáveis pela sua qualidade. Na aprovação dos comentários que vão querer saber um pouco mais quem de quem deixa esses comentários tão interessantes.

    7. Frequência de actualização: Nos primeiros dias e semanas, em que se vão ganhando algumas visitas, é importante que se mantenha uma certa frequência de actualização para que os visitantes que voltam tenham mais que consumir. Poderá não haver muitas oportunidades para voltar a ter os mesmos utilizadores online no blog.

    8. Os links para outros blogs do mesmo assunto são importantes. Falar e referir outros artigos do mesmo nicho vai provocar que os leitores do nosso blog visitem esses outros blogs. Essas visitas vão aparecer nas estatísticas e provocarão a visita dos bloggers, interessados em saber como os seus artigos estão a ser referenciados. É provável que em muitos casos facilite a obtenção de um backlink. A web é feita de links. Percam tempo em linkar com qualidade para outros artigos e blogs.

    9. Dar alguma coisa de graça! Poderá provocar a visita continuada de utilizadores. A tarefa poderá ser mais fácil para um designer, programador, que possam disponibilizar para download parte do seu trabalho de forma gratuita. Mas podem por ex ser disponibilizados ebooks sobre assuntos que interessem aos leitores, ou outras coisas, dependendo da vossa imaginação.

    10. Estabelecer relacionamento com outros bloggers da mesma área: facilitará a troca de experiências, tráfego, até as visitas frequentes desses outros bloggers e a subscrição das feeds. Aos poucos poderá ajudar muito no crescimento do blog.

    11. Submeter o site para directorias de blogs: existem actualmente milhares de directorias. Devemos focar apenas em algumas, colocar uma descrição correcta. Para além de contarem como backlinks facilitarão a indexação do site. Os top sites também são interessantes. É no entanto ter cuidado em não poluir o design do blog com dezenas de botões.

    12. Submeter o blog para directorias generalistas ou especializadas no assunto principal do blog: as razões são basicamente a obtenção de backlinks e de tráfego. O pagerank das directorias também é importante.

    13. Colocar na assinatura do nosso email o url do blog. Demora um minuto e funciona como um cartão de visita sem nunca mais precisarmos de nos preocupar com o assunto.

    14. Colocar na assinatura dos fóruns onde participamos o link para o nosso blog: se a participação nesses fóruns for de qualidade, deverá despertar o interesse dos leitores e vão querer procurar mais informação e visitar o link da assinatura. Poderá ser uma boa forma de divulgar o url ou marca do blog expondo-a a muitos utilizadores.

    15. Obtenção de reviews em outros blogs: tudo que possa redireccionar tráfego para o blog é importante. As reviews deverão ter ainda backlinks, não só para a página inicial como para artigos ou categorias específicas. Podem ser obtidas de forma gratuita ou caso seja necessária poderá apostar-se em reviews pagas em blogs que garantam uma boa qualidade da review e de tráfego. Tudo depende do objectivo do blog.

    16. Muitos bloggers gostam de poder publicar novos artigos com pouco trabalho. Poderá tentar-se garantir a publicação de artigos nossos em blogs do mesmo assunto. É preciso ter cuidado com a qualidade do artigo e este deverá despertar o interesse dos leitores e transformar em visitas. As directorias de artigos poderão ser outra possibilidade. Estes artigos grátis poderão ter backlinks e muitas vezes são publicados na íntegra em vários outros blogs, garantindo assim mais backlinks e tráfego.

    17. Não perder muito tempo com a colocação de publicidade no blog ou em tentar rentabiliza-lo desde início. Será quase impossível. O ideal é que se pense na obtenção de tráfego, de visitas recorrentes e na correcta indexação do blog. A publicidade poderá vir depois. Isto não impede que se pense logo inicialmente numa boa colocação de publicidade. Esta contudo não deverá afastar os utilizadores do blog.

    18. Garantir alguns comentários no blog. Os novos visitantes não gostam de ser os primeiros a comentar. Deve-se promover a participação. Deve-se ter especial cuidado em moderar os comentários dos spammers. Há diversos plugins para o efeito.

    19. Nem só o que se faz à frente do teclado poderá promover o blog ou ajudar a melhorar o mesmo. As amizades, as conversas com amigos, a leitura de jornais, a investigação, etc poderão ser importantes. A promoção offline poderá ser outra área a desenvolver. Atenção contudo ao que se partilha com os amigos. Estes podem agir mal sem saber se pensam que estão a ajudar ao clickar nos anúncios da publicidade contextual.

    20. Focar. Estas acções consomem muito tempo e não são as mais motivantes. As más noticias é que terão que ser mantidas e repetidas ao longo do tempo para um crescimento continuado do blog.

Espero que estas medidas ajudem a promover os vossos blogs. Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mas para ter acesso ao prémio final de 1500€, estão fechadas as inscrições. Os últimos artigos da série são:

subscreve os comentários

Existem 14 comentários neste artigo

  1. MAOL diz:

    Oopiniões sobre o Concurso:
    1 – não seria util colocares a lista integral dos sites a concurso no tab problogger, assim os concorrentes podiam aceder mais facilmente uns aos outros, e ver a evolução de cada um deles.
    2 – Seria interessante todos os sites terem o ranking do alexa e outros que fossem importantes, para que os concorrentes tb pudessem facilmente saber da evolução de cada um.
    Cumprimentos

  2. jsilas diz:

    Mais um excelente post!

    Parabens

  3. Leite diz:

    MAOL , isso é um pouco trabalho de casa 😉

  4. Nandogold diz:

    Realmente essas dicas são muito úteis para quem quer entrar nesse facinanet mundo dos Bloggers mas acho que faltou uma dica e tomo a liberdade de colocá-la aqui:

    21. Faça com amor, dedique-se ao seu blog com vontade e disposição, atualize-se e tente trazer novidas aos seus visitantes pois assim as coisas ficarão mais fáceis e os resultados virão mais rápido do que se imagina.

    Sucesso e boa sorte!

  5. Rui Augusto diz:

    MAOL a lista de blogs vai ser colocada. O Alexa rank não porque nem é das coisas mais importantes e muda todas as semanas.

    Nandgold, essa dica é também muito importante, obrigado.

  6. Pedro diz:

    Fiz uma referencia a este artigo no meu blog.
    Espero que não te importes.

  7. WIO2 diz:

    É importante podermos contar com websites desta natureza, que procura aconselhar e muito mais, orientar os internautas, seja ele principiante ou experiente. Parabens !!!

  8. Eduardo diz:

    Essa postagem é muito boa, parabéns.

  9. www.aumentavisitas.com.br diz:

    muito bom esse artigo, parabens.

  10. Muito bom parabéns. Dicas valiosas e ja anotei para botar em prática no meu site.

  11. Muitas das vezes algumas dessas dicas acaba passando despercebidas e cada uma tem um bom retorno se for feito com carinho e voltado ao público que pretende alcansar

  12. Sérgio diz:

    Bom post, Rui. Posso acrescentar só que umas das formas de promoverem um site/blog poderá ser também agregadores de blogs como o Ocioso ou o Colmeia. Vejam o pequeno artigo que escrevi com links para os principais agregadores : http://www.comocriarsite.net/Agregadores-de-Blogs.php .
    Dependendo do post que submeterem nestes agregadores, o mesmo poderá render algumas centenas ou mesmo alguns milhares de visitantes.

  13. birapcbira diz:

    ótimas dicas cara porra!

  14. wagner diz:

    Detonou!

    todas as dicas tenho seguido a risca desde que comecei meu blog, hoje temos 4 mil visitas diárias e uma renda de quase 2 salários mensais somente com o Adsense.

    Posso afirmar pela experiência que de fato funcionam, parabéns pelo artigo!

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com