artigo publicado

Adsense e as alterações mais recentes 7

Abr 4

O Google Adsense teve algumas alterações importantes durante o mês de Março. Embora algumas possam não ser importantes, uma delas tem que ser levada bastante a sério pois pode ser um motivo para o Google banir algumas contas.

Politica de Privacidade
Estou a falar da necessidade de os sites agora garantirem que na sua política de privacidade fazem as referências correctas para garantir que estejam de acordo com as políticas do Google e para preparar mudanças nos produtos e serviços que o Google oferece. De tempos a tempos quando fazemos login na nossa conta, aparece novamente os termos e condições para aprovarmos. Foi o que aconteceu no mês passado.

Embora não seja imediato, é aconselhável que coloquem uma página com a política de privacidade nos vossos sites com Adsense que possua o texto indicando como o Google recolhe informação através de cookies, etc. De acordo com esta política, os editores devem notificar seus utilizadores sobre o uso de cookies e/ou sinais web para recolher dados no processo de gestão e exibição de anúncios. Esta mudança está relacionada ao uso, por parte dos anunciantes, de produtos inovadores como anúncios de Gadget e outras ofertas que podem estar disponíveis brevemente.

Não existe um texto que tenha que ser seguido, mas há muitos exemplos de como pode ser incluído na política de privacidade essa informação. Como exemplo para língua inglesa posso dar o que coloquei no checksumm.com onde a página com a política de privacidade não contém só essa informação.

Exemplos em Português podem ser encontrados no dinheiro oportunidade.

Blending
Outra alteração importante que poderá trazer alterações significativas a longo prazo tem que ver com o blending dos anúncios. O Google refere que os anúncios não devem ser colocados de baixo de títulos de forma que o seu conteúdo possa ser confundido com conteúdo do site. Já vi muita gente a escrever sobre o assunto e a manter esse posicionamento nos próprios blogs. Tomem atenção a isso.

Também não se deve fazer o blending para que os anúncios sejam confundidos com conteúdo. O exemplo dado no blog do Adsense exemplifica bem o que eles querem dizer, em que existe uma tentativa de copiar com conteúdo os anúncios do Adsense para baralhar o utilizador. Não quer com isto dizer que não se possa usar para os links a mesma cor usada no site.

Estas alterações têm como objectivo credibilizar o Adwords e garantir que os sites MFA (Made For Adsense) não têm sucesso ou podem facilmente ser bloqueados da rede. Os próprios anunciantes de Adwords podem através da conversão em cada site e do CTR deixar de exibir anúncios nesses sites.

Alteração aos anúncios
Outra alteração que estava a ser testada à algum tempo tem que ver com as setas que aparecem agora em todos os anúncios de texto. Já tinha referido esta alteração aqui no tolnetwork em Novos formatos Adsense.

Esta alteração permite uma interactividade entre o utilizador e o bloco de anúncios. Embora possa conduzir a um CTR maior, o que é certo é que se o utilizador clickar no último anúncio que aparece, deverá estar a clickar num anúncio que aparentemente será menos relevante e que pagará menos. O Google não faz referencias a este facto ainda, mas pela forma como o Adsense funciona, o mais certo é que seja assim.

Outra referência que não é feita é se nestas mudanças de anúncios, onde evidentemente os clicks nas setas não contam, é se aparecem ou não anúncios do tipo CPM e se estes terão a sua exibição contabilizada ou não.

Ganhos
Entretanto à crise do dollar somo agora a crise do Adsense. Nos últimos 20 dias os ganhos desceram para valores idênticos aos que tinha em Setembro de 2006, mas neste caso tenho até mais clicks, só que estão a valer menos. Não sei se será falta de anunciantes para o tráfego Português ou se existem excessivas empresas a fazer Arbitrage. Espero que isto mude a curto prazo, ou para mim as alterações e melhorias que o Adsense introduziu deixam de ter algum valor.

subscreve os comentários

Existem 7 comentários neste artigo

  1. César Silva diz:

    E políticas de privacidade nos blogs do blogger? existe alguma informação para saber se vai ser necessário colocar lá também? Como é do google pode ser que não seja necessário mas não sei…

  2. Parecem-me bem estas alterações mas isso vai fazer com que muitos sites percam rentabilização.

    No caso do MUIOMUIO vou ser obrigado a colocar o anuncio num local de pouca visibilidade porque o Google assim quis.

    Não tenho MFAs e no entanto tenho de arrecadar com as culpas como se tivesse…não me parece muito correcto.

  3. Novas alterações do AdSense | SEO, WordPress, dicas para blogs, Tutoriais e muito mais... - MUIOMUIO.NET diz:

    […] quando foi oficialmente lançado mas passou-me completamente ao lado até hoje quando li o artigo Adsense e as alterações mais recentes no tolnetwork que me relembrou de que o MUIOMUIO necessitava de umas […]

  4. Rui Augusto diz:

    Mário, por acaso reparei nisso no teu. Mas se puxares o bloco 300×250 que tens por baixo do titulo para o final do artigo, quase que aposto que vai aumentar o rendimento.

    Cesar em relação a isso do blogger ainda não consegui saber mas é certo que não deverá ser preciso.

  5. Novas alterações Adsense, vamos ganhar mais? Não... | Ganhar-Online diz:

    […] encontrei no tolnetwork um artigo que falava sobre algumas novidades sobre quais sinceramente nem me tinha […]

  6. Deixe lá isso. Eu tenho uma conta adsense mas nunca vou lá ver se tenho dinheiro ou não. Que será sempre pouco. Afinal, não é esse o objectivo do blog.

  7. Viagem à Volta Da Blogosfera 06-04-2008 | Blog | Trabalhar a partir de casa | Programas grátis | Euromilhões | Dinheiro diz:

    […] Adsense e as alterações mais recentes – Se tens um site ou blog e usas o Adsense, tens de ler este artigo. […]

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com