artigo publicado

Analytics Industry Benchmarking 1

Mar 12

Não tenho dúvidas que o Google tem feito um excelente trabalho e possui hoje em dia um conjunto de ferramentas importantíssimas para webmasters. Falo nomeadamente de webmaster tools, Analytics, Adsense, Adwords, e muitas mais.

Todas estas ferramentas podem ser acedidas através de uma única Google Account, o que facilita o processo de login e acesso a todos os recursos.

No entanto tudo isto deixa-me apreensivo. E se o Google olha para todos estes dados de uma forma que não seja a mais correcta? E se interpreta as nossas acções online de uma forma deficiente? E se a informação fica disponível para quem não deveria aceder a ela?

Há casos de contas Adwords banidas por acessos através do mesmo endereço IP, sem que para isso alguém tenha feito algo de ilegítimo! Recentemente, depois de um dos updates de pagerank, vefiquei que vários dos meus sites passaram para pagerank 0. Embora assuma que há razões, devido à política do Google em relação a links pagos, que alguns dos meus sites fossem penalizados em relação a isso, outros sites não possuíam nenhuma “não conformidade” a não ser o facto de serem meus.

Obviamente que tenho a certeza que o Google sabe que os sites são meus através da informação do Analytics e das Webmaster tools. Se sou “pecador” em relação a alguns sites, porque não penalizar-me em todos sabendo que eventualmente poderei usar as mesmas técnicas em todos eles? O problema é que isso não se verifica na realidade e fiquem sem pagerank em sites sem razão aparente.

Tudo isto para dizer que acabei de receber um mail do Google sobre uma nova funcionalidade do Analytics, chamada industry benchmarking. Esta funcionalidade permite a comparação de métricas com as de outros sites do mesmo género. Para se ter acesso a isto é preciso partilhar informação dos nossos sites.

O serviço parece bastante interessante, tendo uma importância grande para algumas empresas poderem medir a sua performance. No entanto frases como: “Google will use the data to improve the products and services we provide you.” Deixam-me um pouco apreenssívo.

Deixo aqui o link com mais informação sobre o Industry Benchmarking.

subscreve os comentários

Existe um comentário neste artigo

  1. Diario de Rendimentos na Internet diz:

    Pois… eu não uso esses dispositivos precisamente por isso.
    E mais! continuo a usar os codigos AdSense antigos para não criar contas para cada novo bloco que introduzo.

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com