artigo publicado

BANS a escolha do nicho – parte II 4

Jun 4

Depois de ontem ter explicado uno no artigo Build-A-Niche-Store (parteI) o que é isto das lojas BANS, vou hoje prosseguir detalhando outros aspectos importantes para se ter sucesso com estas lojas. Como em qualquer outro projecto de site ou blog, o sucesso ou a rentabilização do mesmo dependerá de vários factores. Assim a escolha do tema correcto para a BANS e o foco da mesma num determinado nicho de mercado poderá resultar no sucesso do site.

Ontem referi um pouco qual o esquema de pagamento do programa do eBay. Assim facilmente se perceberá que direccionar o nosso site para um ou outro mercado poderá resultar em rendimentos diferentes, não só dependentes das comissões como também do potencial do mercado. Por esta razão não aconselho que dêem prioridades a mercados com menos tradição no comércio online, como é o caso do Português.

A vantagem aqui vai para o mercado Americano. A competitividade é maior, mas no caso de se obter sucesso, este será sem dúvida muito maior do que em qualquer outro tipo de mercado. Em Portugal, embora haja já um número significativo de pessoas que compram no eBay, o eBay não existe em Portugal e poderá ser bastante limitativo. O universo de utilizadores que compram online é ainda pequeno.

Por outro lado o script vem em Inglês, assim como as descrições de categorias, etc. Estar a traduzir isso tudo, deixa de fazer sentido. No entanto se já tens um site com tráfego suficiente, com um nicho bastante específico e onde haja potencialidades de promover a loja BANS nessa comunidade, então o sucesso poderá estar ao vosso alcance. Mesmo o conseguir o simples registo de utilizadores no eBay pode ser suficiente para a rentabilização do site.

Outra questão que se coloca é o que vender. Uma das vantagens do eBay é que podemos encontrar a preços atractivos qualquer tipo de artigo. Desde um brinquedo usado até um relógio de luxo novo, tudo pode ser encontrado lá. Há items a serem transaccionados a 1$ e outros a $500 000. Posso criar uma loja que venda capas para telemóveis e ter muito sucesso e referir várias vendas para o eBay. No entanto essas comissões nunca serão altas e por comparação bastaria referir a venda de uma casa no Colorado numa BANS de imobiliária para justificar os investimentos e tempos gastos em afinar e promover essa loja. Lembro que ontem referi que a comissão para uma venda de um carro no eBay motors é de $40 independentemente do valor da venda do carro. Eu por ex desconhecia este facto quando implementei o plugin BayRSS num dos meus blogs. No entanto não deixa de ser uma excelente comissão.

Outro factor que pode ajudar a decidir sobre o nicho, é que as lojas BANS podem ser rentabilizadas não só através do EPN como também com qualquer outro tipo de sistema como o Adsense, Kontera, Amazon, Adbrite, etc. Há muitas listas disponíveis na internet sobre que temas poderão render mais com estes sistemas. A escolha poderá ser também em função deste aspecto. Certamente que a rentabilização de clicks do mercado Americano em anúncios de jogos online não valem o mesmo que em sites com anúncios de crédito.

Existem algumas ferramentas que podem ser usadas para a escolha do nicho. Desde o Adwords Keyword tool, Google Trends, technorati, etc. O Custódio explica no seu blog em vários artigos, algumas das técnicas que usa, quer para a escolha dos temas para mini-sites e até na escolha do domínio. No entanto sugiro mesmo que passem algum tempo no eBay a procurar nas categorias alguma coisa que possa levar ao sucesso da vossa loja.

Podem ainda influenciar as vossas comissões definindo o intervalo de preço dos artigos que aparecem na vossa loja. Isto pode ser importantíssimo para determinados nichos. Por ex quem compra DVDs usados tem em mente já o preço que espera pagar em relação a um novo. Desta forma podemos excluir items cujo preço exceda X, dando mais hipóteses de o utilizador obter o que procura rapidamente. Lembro ainda que mal se manda o utilizador para o eBay, o cookie é logo colocado no PC, ficando activo por 7 dias!

A configuração do nicho no administrativo do BANS faz-se através da configuração da categoria do ebay em conjunto com search queries. Através da configuração de store pages específicas poderá controlar-se ainda mais o que aparece ou não na nossa loja.

A decisão do nicho é por isso susceptível de ser pelo menos pensada algum tempo. A escolha do nicho é por isso importante. No entanto a escolha do nicho correcta não garante o sucesso. No próximo artigo vou falar de SEO e conteúdos.

Relacionados: BANS (tudo sobre as) parte I

subscreve os comentários

Existem 4 comentários neste artigo

  1. […] BANS (tudo sobre as) parte I BANS a escolha do nicho – parte II Partilha este […]

  2. Artur diz:

    Rui, td bem?

    Ja tinha lido sobre as BANS no blog do Custodio e no do Paulo Faustino.

    Concordo contigo quando dizes que as BANS são mais viradas para a lingua inglesa, pois no nosso pais as compras online (ebay e noutros) inda estão na “idade da pedra”.

    Estou a pensar criar blogs e BANS na lingua inglesa só para ver os resultados (visitas e ganhos).

    Sei por experiencia própria, que caso tenha algumas duvidas posso contar contigo, pois ao contrario de muitas “estrelas”, sempre respondes-te aos meus emails e comentários.

    Vou continuar na leitura dos teus posts sobre as BANS, pois gosto de aprender e estar a par das novidades.

    Continua amigo …

    Abraços,

  3. Rui Augusto diz:

    O último mês, e sem fazer grande promoção, consegui ganhos com 3 bans que considero muito interessantes. Por ex consegui vender num dia dois artigos no valor de 2080$ que renderam $103.

    Até agora consegui estes resultados divulgando as bans nos meus sites apenas. Mas claro são em Ingles.

  4. Artur diz:

    Ola Rui,

    Esses ganhos são interessantes. Obrigado por partilhares essa informação, pois assim fico mais motivado a seguir em frente com as BANS em inglês (claro).

    Grande abraço,

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

$ ganhar dinheiro

  • Netaffiliation
  • Ebay Partner Network
  • Chitika

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com

Jordan Nolan Jersey