artigo publicado

BANS (tudo sobre as) parte I 11

Jun 3

Um dos lemas que mais presto atenção e em que tento focar na minha actividade online é: “não ponhas todos os ovos no mesmo cesto”. Por esta razão, tento diversificar ao máximo as fontes de receitas. Por isso estou a tentar a minha sorte novamente com o novo programa de afiliados do eBay, o eBay Partner Network e um script chamado BANS.

Durante o último mês atribuí algum do meu tempo a conhecer melhor as potencialidades deste script e por isso irei partilhar numa série de artigos a publicar aqui, a informação que compilei e que acho interessante partilhar com vocês. Acrescentarei claro a minha perspectiva de como deverá ser uma abordagem para uma boa implementação de um site baseado no BANS. Partilho também alguns links úteis para todos os que queiram tirar partido das potencialidades do script.

Mas afinal o que é o BANS?

BANS significa Build A Niche Store um script que se baseia no sistema de afiliados do eBay para criar uma loja online baseada nas listagens de produtos existentes no eBay. Quando um visitante do site dá um click num dos produtos, é reencaminhado para o eBay. Se o utilizador se regista no eBay ou se ganha algum leilão até 7 dias depois de ter clickado no produto, então ganhamos uma comissão com essa venda.

O Script poderá ser comprado em www.buildanichestore.com. O custo do script é de $97. Pode-se ganhar dinheiro com o BANS, mesmo não comprando o script. Para isso basta promover através do Clickbank a venda do scritp, sendo que a comissão neste caso são $44,27, o que não é nada mau.

A implementação de um site baseado em BANS é relativamente fácil e rápida de se fazer. Para isso é preciso pertencer ao sistema de afiliados eBay Partner Network. Para além disso, faz sentido ter um alojamento em condições e pelo menos um domínio ou subdomínio para alojar o site.

No site do BANS, podemos ler: You simply choose your niche…build and develop your site…promote…make money…rinse and repeat. Até certo ponto descreve um ciclo que quem estiver interessado em implementar várias lojas e a investir num sistema deste tipo deverá percorrer. Uma das particularidades do script é que não tem qualquer tipo de limite de sites que se podem criar. Desta forma, quanto mais forem criados, mas barato fica o investimento por loja.

Como se ganha dinheiro?

O sistema de afiliados do eBay permite que se ganhe uma percentagem sobre as vendas geradas através dos utilizadores que o site BANS envia para o eBay ou de novos utilizadores que fazem uma bid também nos 7 dias seguintes. As percentagens ganhas podem variar de acordo com o preço final do produto, do volume mensal de vendas gerado, etc. A comissão para um novo utilizador é de $25. No entanto esta poderá ser mais alta à medida que se consegue registar mais utilizadores mensalmente. Este valor também varia de acordo com o país do visitante. A comissão pela venda de um produto é de X% do valor ganho com a venda pelo eBay e não pelo valor final do produto. O valor de X varia bastante e pode-se ver em detalhe na pagina das comissões.

Existem algumas particularidades interessantes, por ex as vendas sobre o eBay Motors dão uma comissão fixa de $40 por cada carro vendido. No entanto, outros produtos mais valiosos, ou mesmo carros que estejam na listagem normal do eBay poderão dar um valor bastante mais elevado.

Assim o potencial do script está na qualidade e quantidade do tráfego que consigamos para os nossos sites, do número de lojas BANS que estejamos dispostos a configurar. No entanto a qualidade do site tem um papel bastante relevante para induzir o utilizador a clickar no produto que pretende.

Como se instala?

A instalação não é mais difícil do que instalar o WordPress. Utilizadores habituados a estas coisas não deverão ter qualquer tipo de problema. Precisamos de configurar uma base de dados, colocar os ficheiros do script no servidor e correr o script de instalação, seguindo as instruções.

A configuração dá algum trabalho adicional, sendo necessária a introdução do nosso identificador da campanha eBay que definirmos no eBay Partner Network. Um conselho para quem tem ou pretende comprar alojamento no Goddady, é que não o faça. Eu próprio tive problemas em configurar a BANS nesse alojamento e há muitos problemas reportados sobre o assunto.

BANS template

E depois?

Depois da store instalada e configurada, o aspecto não é nada apelativo. Dificilmente um site destes com uma template default me faria navegar mais do que 5 segundos. Por isso, haverá ainda muito trabalho pela frente. Uma das vantagens do script, principalmente da última versão, é que vem melhorado em termos de SEO. Permite também modificar facilmente uma template para customizarmos a nossa loja. Sobre estes assuntos falarei nos próximos artigos.

Vale a pena o investimento?

Sobre a pergunta se vale a pena o investimento, nada como referir o artigo do Custódio: 7 razões para investir em BANS ou BANS um investimento que vale o dinheiro que compila de uma forma muito objectiva algumas das vantagens do script. O custódio tem até mais artigos sobre o BANS. Exsite ainda o artigo 10 grandes razões para comprar BANS. No fique rico, também foi publicado um guia para a construção de uma loja de nicho com o BANS.

Para quem não quiser fazer sites de raiz baseados no BANS, outra hipótese é juntar uma loja BANS num site já existente, complementando esse site com artigos relacionados com o site. Desta forma podemos tirar partido do tráfego já existente para o rentabilizar.

Outra vantagem que não queria deixar de focar é que para além de se poder rentabilizar o site com o sistema do eBay, podemos usar qualquer tipo de outro sistema de publicidade contextual ou banners para rentabilizar esses sites. O script permite criar sites bastante grandes e colocar conteúdos mesmo deixando que apenas algumas das páginas possuam listagens do eBay. O meu último site baseado no script tem mais páginas de conteúdo do que páginas com listagens de produtos. O próximo artigo do blog continuará a desenvolver o assunto das BANS, nomeadamente a promoção, escolha do nicho e templates.

subscreve os comentários

Existem 11 comentários neste artigo

  1. Olá Rui. Excelente artigo sem dúvida.
    Espera-se agora em pouco tempo, um segundo artigo com os primeiros resultados e experiências com as BANS.

    Boa sorte com isso amigo.
    Abraço,

  2. É isso mesmo que o Paulo disse, “espera-se agora em pouco tempo, um segundo artigo”.

    Estou mesmo para começar a investir algum tempo e dinheiro nas BANS, mas já agora antes de avançar gostaria de ler mais alguma informação.

    Fico a aguardar.

  3. Penso que farei os artigos todos seguidos, o próximo seguirá hoje, eventualmente com escolha de nicho ou SEO…

  4. A escolha de nicho parece-me bem.

    Vou ficar atento! 😉

  5. […] de ontem ter explicado uno no artigo Build-A-Niche-Store (parteI) o que é isto das lojas BANS, vou hoje prosseguir detalhando outros aspectos importantes para se ter […]

  6. […] BANS (tudo sobre as) parte I BANS a escolha do nicho – parte II Optimização da BANS – Parte III Partilha este artigo […]

  7. Viagem à Volta da Blogosfera 08-06-2008 | Kanhas dot Com diz:

    […] BANS (TUDO SOBRE AS) PARTE 1 – O Rui está a fazer uma série de excelentes artigos sobre as lojas BANS. Deixo aqui o primeiro e os restantes estão lá a aguardar também pela tua leitura, se o assunto te interessar, claro. […]

  8. […] BANS (tudo sobre as) parte I BANS a escolha do nicho – parte II Optimização da BANS – Parte III BANS Design Partilha este artigo […]

  9. […] Tudo sobre as BANS Parte 1, p’lo Rui Augusto do Tolnetwork O Rui fez 5 artigos de elevadissima qualidade, sobre a […]

  10. […] li na verdade sobre o tema (o nome BANS vai deixar de soar estranho depois de lerem esses posts) [1] [2] [3] […]

  11. AN7ONYO diz:

    Obrigado por partilhar esta informação com tanta clareza! Já à algum tempo que andava com a pulga atrás da orelha para perceber melhor o que são as BANS!

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com