artigo publicado

Blocos de Links com reporting melhorado 9

Abr 16

Um dos problemas apontados ao Google Adsense, são as possibilidades de reporting que o sistema disponibiliza. Obviamente que nunca saberemos quais os anúncios que tem os valores mais elevados e as keywords que fazem aparecer. No entanto a utilização dos canais, quando bem feita, permite obter dados interessantes e optimizar a utilização do adsense.

Uma possibilidade é poder ter o máximo de canais especificando diferentes cores e tamanhos de blocos de anúncios. Mas isto nem sempre é possível e quando se usa um CMS não é possível ou fácil configurar a colocação de anúncios para secções diferentes.
Um cuidado que tenho desde o início é a configuração de um único canal por anúncio (os canais de url são implícitos), por isso muitas vezes optei por atribuir o canal à secção do site em vez de o fazer à colocação na página, tipo de anúncio ou cores. Isto aconteceu frequentemente com a configuração de link units.

Como referi por ex nas 20 melhores dicas Adsense, os blocos de links são um formato muito interessante. É possível ter 3 blocos de links por página, independentemente dos blocos de anúncio que existirem, e ocupam pouco espaço na página.

O Google Adsense melhorou esta semana as capacidades de reporting, e é possível agora, independentemente da configuração ou não de canais, distinguir os ganhos relativos aos blocos de anúncios e aos blocos de links.

Desta forma são disponibilizados dados, com histórico, realmente interessantes:

  • Consegui verificar por ex que metade dos meus ganhos desde o início do ano se devem a link units.
  • O valor por click nos blocos de links é menor
  • Até aqui sabíamos os clicks nos links, mas não sabíamos quantos clicks eram feitos nos anúncios resultantes. Verifico que realmente os utilizadores fazem back no browser, pois tenho uma média de 2 clicks em anúncios por cada click inicial no link, havendo casos em que o utilizador clicka mais vezes.
  • Consigo verificar facilmente as secções dos sites onde os blocos de links tem mais sucesso e resultados.

A juntar a tudo isto, o Google refere que tem melhorado a contextualização das keywords que aparecem nos blocos de links. Em alguns casos confirmo que é excelente a forma como são determinadas as keywords, tendo notado bastantes melhorias em sites em língua Portuguesa nos últimos tempos.

Por estas razões e mais algumas, aconselho a utilização dos blocos de links. São fáceis de colocar no site, e o seu formato não identificável facilmente com publicidade pode induzir mais facilmente os utilizadores a clickar.

Também verifico que para blocos de links criados recentemente, a página resultante dos anúncios usa a mesma paleta de cores do anúncio. Desta forma, apesar da identificação da página como sendo do Google, fornece ao utilizador uma experiência de navegação superior.

E por falar em integração, deixo-vos com uma integração de um bloco de links que considero original e realmente muito bem conseguida ao nível do design do site e do posicionamento, com um diferenciamento do que é “ads by Google”.

volks.jpg

subscreve os comentários

Existem 9 comentários neste artigo

  1. Tiago diz:

    realmente esse bloco de links esta muito bem conseguido.

  2. Realmente esse bloco ficou muito bem “disfarçado”.

    Vou colocar um ainda hoje no meu blog, não fica assim tão “disfarçado”, mas acho que também não vai ficar mal.

  3. celestino diz:

    Excelente post!
    Eu também uso o adsense, so é pena os lucros serem a miséria que são… 🙂

    ________________________________________________
    http://www.celestinoxp.blogspot.com

  4. […] um dos blogs que mais links faz para mim desde o primeiro dia, o Rui, com este post sobre o fomato “link unit” do Adsense, e que eu não tenho aqui no blog, mas que vou voltar a testar depois de ler o post […]

  5. Viagem à Volta Da Blogosfera 20-04-2008 | Kanhas dot Com diz:

    […] Blocos de Links com reporting melhorado – Quando se trata de Adsense, os artigos do Rui Augusto são uma leitura obrigatória. […]

  6. soares diz:

    Realmente gostava de poder colocar mas infelizmente por ter confiado numa pessoa que moderava o formato anterior do http://www.tugazone.net (forum phbb) essa mesma pessoa clicava nos anuncios do Google sem me dizer nada e perdi o acesso apesar de me justificar para com eles nada fizeram….enfim aceitar a responsabilidade indevida.

    Vem lêr o meu ultimo post:Primeiro leilao winonline

  7. Costa diz:

    Eu uso adsense e tenho cerca de 100 visitas por dia mas cliques no adsense não tenho nenhum…bah!!

  8. Rui Augusto diz:

    100 visitas deve dar em média 1 click, com um bom posicionamento de blocos de anuncios ou de links deverá subir um pouco. Pelo que vi s+o tens um bloco e nem está bem colocado, para alem de nao estar a mostrar anuncios relevantes.

  9. […] mês passado publiquei um artigo sobre os blocos de links de Adsense e a importância que podem ter no aumento dos rendimentos Adsense. Neste artigo vou publicar alguns […]

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com