artigo publicado

Case study: Blocos Links Adsense 11

Jun 1

No mês passado publiquei um artigo sobre os blocos de links de Adsense e a importância que podem ter no aumento dos rendimentos Adsense. Neste artigo vou publicar alguns resultados que consegui em 30 dias com a implementação de blocos de links.

O case study que publico agora está baseado em 8 sites muito idênticos na temática e que usam a mesma template wordpress, com as devidas variações para cada um nas cores e logótipos. Os 8 sites têm idades diferentes, sendo que dois deles são bastante recentes. Tinha como objectivo para este mês conseguir aumentar os ganhos Adsense e o tráfego nos referidos sites. Não tinha um objectivo muito concreto sobre quais seriam os ganhos, no entanto ao fim de 4 ou 5 dias conseguir prever de forma muito assertiva qual seriam os ganhos que ao fim de 30 dias estas alterações teriam. O período de análise nos gráficos vai de 27 de Março a 28 de Maio.

Tal como referi no referido artigo, “Consegui verificar por ex que metade dos meus ganhos desde o início do ano se devem a link units”, verifiquei porém que nestes sites não tinha implementado blocos de links. Assim, a grande alteração que efectuei nos 8 sites foi a colocação de um bloco de links na sidebar, com a medida 120×90. O cuidado que tive foi em integrar, como faço sempre, o referido bloco de links na template do site, neste caso fundo e borda da cor do fundo da sidebar e a cor dos links da cor do texto na mesma secção.

adsense blending example

De seguida mostro um gráfico dos ganhos referentes aos 8 sites em conjunto e a contribuição que 1 bloco de links em cada um dos sites teve para o resultado dos últimos 30 dias. A comparação acabou por ser feliz porque apesar do aumento do tráfego nos sites, o resultado dos blocos de anúncios e de links que já tinha foi praticamente igual na segunda metade do período analisado.

adsense graph

Assim, a linha vermelha, representa apenas os ganhos referentes a um bloco de links adicionado a cada site (sitewide). Optei por não representar os valores dos restantes blocos que usava num dos sites, devido ao valor ser residual. A azul mostro os ganhos ao longo dos dois últimos meses com a tendência. A verde está representado o número de impressões. Os valores servem apenas para se analisar a evolução, optando eu por não divulgar valores por ir contra os termos de serviço do Adsense.

Os ganhos no último mês foram assim 37% mais elevados relativamente aos primeiros 30 dias. Creio que não gastei ao todo mais de 30 min a adicionar este bloco de links. Para além de não ser intrusivo, estes blocos de links beneficiam de algumas melhorias referidas no artigo “bloco de links com reporting melhorado” nomeadamente a pagina de destino ter as cores em função das determinadas para o bloco de anúncios.

Volto a confirmar também que cada click num bloco de links depois dá origem em média a 1.5 clicks em anúncios, o que confirma que por vezes os utilizadores fazem back e tentam a sua sorte noutro anúncio. Apesar disso, os valores nos blocos de links tem um valor inferior aos dos restantes anúncios.

Mas durante este período estive focado também em conseguir uma frequência de actualização desses sites maior. Os conteúdos desses sites são baseados em notícias, imagens e vídeos relacionados com o nicho de cada site. Não estive a contar os artigos colocados nos primeiros 30 dias e nos seguintes. O que é certo é que notei uma evolução no tráfego que se situou nos 20% nos sites mais antigos e num valor mais elevado para os sites mais recentes devido ao histórico não ser tão bom.

analytics traffic

Mostro também uma imagem do Analytics para um dos sites, onde utilizo a opção de comparação para dois períodos de tempo. De uma forma muito concisa, o Analytics resume muito bem a evolução do número de visitas e de outros parâmetros. Podemos ainda fazer o drill down para um parâmetro mais específico e verifico por ex que o tráfego proveniente dos motores de pesquisa aumentou durante a segunda fase do período em análise, conforme mostrado no próximo grafico.

Fiquei bastante contente com os resultados obtidos simplesmente com a adição de um bloco de anúncios (as regras do Adsense permitem ter até 3 blocos de links por página). O objectivo agora passa por aumentar o tráfego para esses sites, sendo que é a forma mais fácil de aumentar os rendimentos. Assim, espero que este artigo vos convença pelo menos a experimentar os blocos de links.

E voces? que resultados têm com blocos de links?

subscreve os comentários

Existem 11 comentários neste artigo

  1. por acaso, as link units sa responsaveis por mais de 90% dos meus rendimentos do adsense… ha uns meses atras nao pagavam nada, mas devo ter caido nas graças do google pq os ganhos tem aumentado significativamente nos ultimos 2 meses

  2. Olá Rui. Bom artigo.
    Tenho apenas um bloco de anúncios horizontal e junto do menu de navegação. Vou experimentar adicionar na sidebar um bloco de anúncios desse tipo e analisar os resultados.

  3. Marco Lopes diz:

    @Hugo, eu não sou especialista em adsense, mas diria que o aumento do valor por click tem a ver com a eficácia dos teus blocos de links.

  4. Rui Augusto diz:

    O aumento do valor dos clicks tem primeiro que tudo que ver com o mercado. O haver mais ou menos anunciantes e o valor que estes pagam pelos anuncios na rede contextual, é o factor mais importante.

  5. Marco Lopes diz:

    Não sabia disso, mas faz todo o sentido. Só sabia da influência do número de clicks mas já esperava que houvesse outros factores. Não fazia ideia que esses outros factores tinham mais peso do que a percentagem de clicks relativa às exibições.

    Obrigado pela informação, tenho aprendido umas coisas por aqui 😉

  6. Rui Augusto diz:

    há muitos factores que determinam isso, mas assumindo por ex que o google fica com 50% do que pagam os anunciantes de Adwords, o resto vai para o site no caso da publicidade contextual.

    O numero de anunciantes para determinada keyword e o valor que estes estão dispostos a pagar, faz com que uns mercados e uns nichos sejam melhores que outros. Mesmo determinada keyword, os clicks não valem sempre o mesmo. Mas claro este assunto é muito vasto…fica para outra altura…

  7. […] Rui do tolnetwork.com revela os resultados de umas experiencias que esteve a fazer em 30 dias com blocos de links do […]

  8. Marco Lopes diz:

    Quando li este post lembrei-me de colocar um bloco de links num dos meus sites. Ontem à noite, coloquei o bloco de links no topo, por baixo do cabeçalho do site e para aí em 3 horas já era o segundo bloco de publicidade mais clicado do site.

    Os valores pagos também não foram nada maus para um bloco de links, vou ver como é que aquilo se porta nas próximas semanas 😉

  9. Leandro diz:

    Ótimas dicas! Fiz um teste adicionando blocos de link no meu site e obtive uma pequena alta nos cliques também =D

    Só tenho uma dúvida relacionada a isto: quando a pessoa clica num link e depois não clica num anuncio da proxima pagina, eu ganho algo?

  10. Uma das particularidades dos blocos de links é que voce só ganha depois do click dentro da pagina. O primeiro não conta para os ganhos. Outra coisa que acontece normalmente e que é válida é que normalmente os utilizadores fazem BACK no browser e depois clickam noutro link. desta forma conta 2 vezes.

  11. […] esta temática em 2008, na altura, referindo o sucesso que tinha tido com a implementação de um bloco de links na sidebar de alguns […]

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com