artigo publicado

Como escolher o design/tema para o blog – I 15

Jan 3

A escolha de um tema ou template para o design de um blog não é uma tarefa fácil. Essa escolha não é necessariamente uma escolha definitiva mas pode ter uma importância preponderante no sucesso ou não de um blog.

Quem disse que a primeira impressão não conta? O aspecto do site pode ser um factor essencial para captar os utilizadores novos. Por outro lado é fundamental que esse aspecto agrade aos utilizadores habituais e que factores como a escolha de cores ou navegabilidade não dificultem a leitura e procura da informação.

A escolha do tema não deve contudo condicionar o início de um blog. É até mais importante criar-se primeiro algum conteúdo, para acelerar a indexação e para eventualmente testar o tema com conteúdo real.
À medida que o blog vai crescendo podem sempre ser feitas mudanças na template ou até a adição de novas funcionalidades. Contudo nem todos os bloggers terão as mesmas facilidades em realizar estas acções.

O tipo de blog também vai ter que influenciar a escolha do tema. Um blog mais pessoal não terá que ter o mesmo tipo de aspecto ou funcionalidades do que um mais corporativo ou que disponibiliza algum tipo de serviço.

O foco na escolha de um tema terá que ser no conteúdo e usabilidade. Embora haja quem diga que um blog mais confuso possa melhorar o CTR nos banners de publicidade, esse poderá não ser o efeito pretendido se queremos manter as visitas por algum tempo.

A primeira página de um blog é certamente a mais importante. Mas deve-se ter em atenção que um tema é mais do que isso. A página das categorias, a colocação dos comentários, a página dos resultados da pesquisa, a colocação de imagens nos posts, as listas e muito mais, devem ser alvo da análise e teste. Um bom tema tem até uma disposição diferente e cuidada para todos estes conteúdos diferentes.

Se o blog vai ser rentabilizado, então a escolha do tema terá que ter em atenção esse aspecto, facilitando a colocação de banners em locais estratégicos. Há alguns temas cujo layout está focado precisamente na rentabilização.

Existem temas muitos bons mas que têm o inconveniente de serem usados por milhares de blogs. O que pretendemos é que o nosso blog seja único. Quando se usa um tema mais comum, o melhor é considerar sempre algum tipo de customização. Alguns blogs conseguem-se destacar dos restantes em determinada altura por terem adoptado um design diferente e único. Eventualmente a contratação de um designer poderá ser uma opção a reconsiderar no futuro.

Convém também não ter temas idênticos a blogs no mesmo nicho do nosso ou visitados pelos mesmos potenciais utilizadores.

De seguida apresento uma lista de outros aspectos que deverão ser avaliados:

  • O tema suporta Widgets?
  • É compatível com a versão WordPress mais actual?
  • É compatível com os principais Browsers?
  • É compatível com os principais plugins que vamos precisar?
  • O autor dá suporte ao tema ou faz updates para as novas versões de WordPress?
  • O tema é fácil de modificar?
  • O tempo de carregamento das páginas é rápido?
  • Os temos de utilização permitem a alteração da template original?
  • A fonte é de fácil leitura e tamanho apropriado?

Este assunto será revisitado brevemente.

Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mas para ter acesso ao prémio final de 1500€. Os últimos artigos da série são:

subscreve os comentários

Existem 15 comentários neste artigo

  1. Ederson Spader diz:

    Fiz como você mencionou, produzi algum conteúdo e agora pretendo aprimorar o layout. O novo layout tem por meta aumentar o crt nos programas de afiliados, os pageviews e reforçar a importância das paginas arquivadas. Ainda estou a pensar como vou fazer isso. realmente não é fácil conciliar tudo sem poluir o layout.

  2. webmaster diz:

    A ideia será mesmo que o layout não fique poluido. Conseguir resultados bons poderá passar por testar diferente programas de afiliados e banners em diferentes locais.

    no seu blog parece-me também que está muito bem a colocação do bloco do Adsense e depois por baixo a colocação das categorias. O tema é simples e eficaz.

    Na coluna do lado direito ainda há espaço para muita coisa, como por ex a colocação de links para artigos mais importantes e mesmo a colocação de banners.

  3. Ederson Spader diz:

    É isso mesmo que você disse, ainda há espaço para muita coisa. O bloco do adsense acima das categorias esta com um crt muito baixo, ontem foi de 0,59% parece um bom lugar mas não esta sendo.Tenho que rever este conceito e já estou desenhando no photoshop um tema baseado neste com três colunas e com os ads na coluna do meio equilibrando assim o conteúdo com publicidade. A idéia do tema é essa mesma, simples eficaz devido ao tipo de público. Obrigado pelo review e parabéns pelo seu blog

  4. webmaster diz:

    Por acaso tinha a ideia que esses blocos nessa posição tinham um CTR mais elevado. A integração parece-me a mais correcta. Mas a ideia é que se façam testes. Um design ou posicionamento não funciona igual em qualquer tipo de site.

  5. Ederson Spader diz:

    Eu também pensei o mesmo quando fiz o layout. Segui aquela recomendação que o usuário olha o site em formato de F, mas não foi no meu caso. Vou fazer novos experimentos, vamos ver o que vai dar.

  6. Tiago diz:

    O meu tema não está nada de especial, o que mudei praticamente foram cores. Acho que tenho bom espaço para colocar uns ads e banners, mas ainda não coloquei nada, estou mais preocupado em arranjar tráfego e conteúdo. O mais certo é mais tarde vir a mudar o tema, mas isso mais tarde decido.

  7. Jota diz:

    Por acaso foi uma das coisas que eu fiz, escolhi uma template disponivel online para poder começar a ser indexado, adicionar a motores de pesquisa e etc..

    Agora que ja tenho essa parte concluida (dentro dos possiveis) estou a desenhar uma template de raiz assim sei que é unica.

  8. Daniel Santos diz:

    Achas bem começarmos com o theme standard do WP?

  9. Rui Augusto diz:

    Não ha problema nenhum. A grande preocupação ao iniciar é ter conteudo e por o blog a indexar, depois sim, pensar num theme.

  10. Kriz diz:

    Customizei um tema já existente do WordPress, mas tive um trabalho descomunal, pois além de adaptá-lo às minhas necessidades, tive que traduzir do inglês para o português (Brasil) todas as páginas. Valeu a pena, mas tenho dúvidas sobre sua rentabilização.
    Prezo muito a organização, acessibilidade e usabilidade, pois creio que fidelizam os leitores do blog e este é um item fundamental para quem deseja rentabilizá-lo.
    No momento estou satisfeita com o layout e os leitores também, mas nada impede uma análise mais profunda e crítica, e, se necessário, sua alteração.
    Abraços!

  11. Rui Augusto diz:

    Kriz ontem tentei responder ao teu email, mas dava erro. vou tentar hoje novamente.

    Sobre o teu tema wordpress, acredito que ainda poderia ser melhorado ao nível do Adsense. Poderá também ser rentabilizado através de algum tipo de programas de afiliados.

  12. Kriz diz:

    Rui, estou testando algumas alternativas. Na realidade, preciso conhecer mais sobre o Adsense, pois como já disse, sou uma neófita nestas questões. O que está sendo muito positivo aqui é o aprendizado.
    Quanto ao e-mai, se quiser tentar o hotmail: kriz.blog@hotmail.com
    Abraços!

  13. Kriz diz:

    Rui, ao contrário do que afirmei anteriormente, estou reconsiderando o layout de meu blog, uma vez que estão sendo tantos os novos elementos a serem incorporados que estou achando necessária uma terceira coluna. Poderia dar alguma sugestão?

    Abraços!

    P.S. Partirei praticamente do zero, pois traduzo todo o material em inglês.

  14. Rui Augusto diz:

    Kriz já vi as 3 colunas…acho que está bem o que falta aí é uma “limpeza” maior na colocação dos banners promocionais e a utilização do adsense. Acho que as colunas poderiam ter outras dimensões, por ex a direita poderia ter 234px para permitir por o anuncio 234×60 lá. O fundo deveria ser o cinza, e o borde o cinza mais escuro como nos indicadores de secções do blog…

  15. Kriz diz:

    Rui, passei por maus bocados estes últimos dias. Tive que reinstalar meu wordpress porque travou totalmente e quase perdi todos os meus textos, mas como sou prevenida tinha backup da base de dados.
    E aproveitando a reinstalação, alterei meu tema. Dá uma olhada, Rui. Não estava gostando daquele… Acho que com esse novo tema poderei trabalhar melhor as altenativas de monetização.
    Abraços!

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com