Como escolher o design/tema para o blog – I 15
A escolha de um tema ou template para o design de um blog não é uma tarefa fácil. Essa escolha não é necessariamente uma escolha definitiva mas pode ter uma importância preponderante no sucesso ou não de um blog.
Quem disse que a primeira impressão não conta? O aspecto do site pode ser um factor essencial para captar os utilizadores novos. Por outro lado é fundamental que esse aspecto agrade aos utilizadores habituais e que factores como a escolha de cores ou navegabilidade não dificultem a leitura e procura da informação.
A escolha do tema não deve contudo condicionar o inÃÂcio de um blog. É até mais importante criar-se primeiro algum conteúdo, para acelerar a indexação e para eventualmente testar o tema com conteúdo real.
À medida que o blog vai crescendo podem sempre ser feitas mudanças na template ou até a adição de novas funcionalidades. Contudo nem todos os bloggers terão as mesmas facilidades em realizar estas acções.
O tipo de blog também vai ter que influenciar a escolha do tema. Um blog mais pessoal não terá que ter o mesmo tipo de aspecto ou funcionalidades do que um mais corporativo ou que disponibiliza algum tipo de serviço.
O foco na escolha de um tema terá que ser no conteúdo e usabilidade. Embora haja quem diga que um blog mais confuso possa melhorar o CTR nos banners de publicidade, esse poderá não ser o efeito pretendido se queremos manter as visitas por algum tempo.
A primeira página de um blog é certamente a mais importante. Mas deve-se ter em atenção que um tema é mais do que isso. A página das categorias, a colocação dos comentários, a página dos resultados da pesquisa, a colocação de imagens nos posts, as listas e muito mais, devem ser alvo da análise e teste. Um bom tema tem até uma disposição diferente e cuidada para todos estes conteúdos diferentes.
Se o blog vai ser rentabilizado, então a escolha do tema terá que ter em atenção esse aspecto, facilitando a colocação de banners em locais estratégicos. Há alguns temas cujo layout está focado precisamente na rentabilização.
Existem temas muitos bons mas que têm o inconveniente de serem usados por milhares de blogs. O que pretendemos é que o nosso blog seja único. Quando se usa um tema mais comum, o melhor é considerar sempre algum tipo de customização. Alguns blogs conseguem-se destacar dos restantes em determinada altura por terem adoptado um design diferente e único. Eventualmente a contratação de um designer poderá ser uma opção a reconsiderar no futuro.
Convém também não ter temas idênticos a blogs no mesmo nicho do nosso ou visitados pelos mesmos potenciais utilizadores.
De seguida apresento uma lista de outros aspectos que deverão ser avaliados:
- O tema suporta Widgets?
- É compatÃÂvel com a versão WordPress mais actual?
- É compatÃÂvel com os principais Browsers?
- É compatÃÂvel com os principais plugins que vamos precisar?
- O autor dá suporte ao tema ou faz updates para as novas versões de WordPress?
- O tema é fácil de modificar?
- O tempo de carregamento das páginas é rápido?
- Os temos de utilização permitem a alteração da template original?
- A fonte é de fácil leitura e tamanho apropriado?
Este assunto será revisitado brevemente.
Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mas para ter acesso ao prémio final de 1500€. Os últimos artigos da série são:
- Pro Blogger ganha 1500€ com o teu blog
- Como melhorar a página About / Sobre
- Blogs em concurso – grupo 3
- Blogs em concurso – grupo 4
Fiz como você mencionou, produzi algum conteúdo e agora pretendo aprimorar o layout. O novo layout tem por meta aumentar o crt nos programas de afiliados, os pageviews e reforçar a importância das paginas arquivadas. Ainda estou a pensar como vou fazer isso. realmente não é fácil conciliar tudo sem poluir o layout.
A ideia será mesmo que o layout não fique poluido. Conseguir resultados bons poderá passar por testar diferente programas de afiliados e banners em diferentes locais.
no seu blog parece-me também que está muito bem a colocação do bloco do Adsense e depois por baixo a colocação das categorias. O tema é simples e eficaz.
Na coluna do lado direito ainda há espaço para muita coisa, como por ex a colocação de links para artigos mais importantes e mesmo a colocação de banners.
É isso mesmo que você disse, ainda há espaço para muita coisa. O bloco do adsense acima das categorias esta com um crt muito baixo, ontem foi de 0,59% parece um bom lugar mas não esta sendo.Tenho que rever este conceito e já estou desenhando no photoshop um tema baseado neste com três colunas e com os ads na coluna do meio equilibrando assim o conteúdo com publicidade. A idéia do tema é essa mesma, simples eficaz devido ao tipo de público. Obrigado pelo review e parabéns pelo seu blog
Por acaso tinha a ideia que esses blocos nessa posição tinham um CTR mais elevado. A integração parece-me a mais correcta. Mas a ideia é que se façam testes. Um design ou posicionamento não funciona igual em qualquer tipo de site.
Eu também pensei o mesmo quando fiz o layout. Segui aquela recomendação que o usuário olha o site em formato de F, mas não foi no meu caso. Vou fazer novos experimentos, vamos ver o que vai dar.
O meu tema não está nada de especial, o que mudei praticamente foram cores. Acho que tenho bom espaço para colocar uns ads e banners, mas ainda não coloquei nada, estou mais preocupado em arranjar tráfego e conteúdo. O mais certo é mais tarde vir a mudar o tema, mas isso mais tarde decido.
Por acaso foi uma das coisas que eu fiz, escolhi uma template disponivel online para poder começar a ser indexado, adicionar a motores de pesquisa e etc..
Agora que ja tenho essa parte concluida (dentro dos possiveis) estou a desenhar uma template de raiz assim sei que é unica.
Achas bem começarmos com o theme standard do WP?
Não ha problema nenhum. A grande preocupação ao iniciar é ter conteudo e por o blog a indexar, depois sim, pensar num theme.
Customizei um tema já existente do WordPress, mas tive um trabalho descomunal, pois além de adaptá-lo às minhas necessidades, tive que traduzir do inglês para o português (Brasil) todas as páginas. Valeu a pena, mas tenho dúvidas sobre sua rentabilização.
Prezo muito a organização, acessibilidade e usabilidade, pois creio que fidelizam os leitores do blog e este é um item fundamental para quem deseja rentabilizá-lo.
No momento estou satisfeita com o layout e os leitores também, mas nada impede uma análise mais profunda e crÃÂtica, e, se necessário, sua alteração.
Abraços!
Kriz ontem tentei responder ao teu email, mas dava erro. vou tentar hoje novamente.
Sobre o teu tema wordpress, acredito que ainda poderia ser melhorado ao nÃÂvel do Adsense. Poderá também ser rentabilizado através de algum tipo de programas de afiliados.
Rui, estou testando algumas alternativas. Na realidade, preciso conhecer mais sobre o Adsense, pois como já disse, sou uma neófita nestas questões. O que está sendo muito positivo aqui é o aprendizado.
Quanto ao e-mai, se quiser tentar o hotmail: kriz.blog@hotmail.com
Abraços!
Rui, ao contrário do que afirmei anteriormente, estou reconsiderando o layout de meu blog, uma vez que estão sendo tantos os novos elementos a serem incorporados que estou achando necessária uma terceira coluna. Poderia dar alguma sugestão?
Abraços!
P.S. Partirei praticamente do zero, pois traduzo todo o material em inglês.
Kriz já vi as 3 colunas…acho que está bem o que falta aàé uma “limpeza” maior na colocação dos banners promocionais e a utilização do adsense. Acho que as colunas poderiam ter outras dimensões, por ex a direita poderia ter 234px para permitir por o anuncio 234×60 lá. O fundo deveria ser o cinza, e o borde o cinza mais escuro como nos indicadores de secções do blog…
Rui, passei por maus bocados estes últimos dias. Tive que reinstalar meu wordpress porque travou totalmente e quase perdi todos os meus textos, mas como sou prevenida tinha backup da base de dados.
E aproveitando a reinstalação, alterei meu tema. Dá uma olhada, Rui. Não estava gostando daquele… Acho que com esse novo tema poderei trabalhar melhor as altenativas de monetização.
Abraços!