artigo publicado

Detalhes que fazem a diferença 4

Nov 10

Como Webmasters são vários os recursos que temos à disposição para melhorar os nossos sites e a experiência que o utilizador tem ao navegar. Mesmo não sabendo programar, com um editor de html e a utilização dos vários recursos que existem online podemos melhor e adicionar pequenos detalhes ao nosso site que o podem melhor com pouco trabalho.

As webmaster tools já foram várias vezes referidas, e quando usadas correctamente e em todas as suas funcionalidades, poderemos melhorar bastante o posicionamento nos motores de pesquisa. Uma das funcionalidades que provavelmente ainda não estão a usar é a de melhoria das páginas de erro 404.

Quando um utilizador clicka num link para uma página que já não existe, o servidor retorno um erro do tipo 404 (page not found). Estas páginas genéricas são normalmente frustrantes e possuem pouca informação.

Recentemente alterei esta página do servidor num dos meus sites com mais informação, redireccionando o utilizador para as secções que considero mais importantes do site. Os resultados foram imediatos.

Depois resolvi usar a funcionalidade existente nas webmaster tools chamada Enhance 404 pages. Não é nada difícil adicionar esta funcionalidade à página de erro 404. O que esta funcionalidade possibilita é que quando alguém procura alguma coisa e dá erro, na página aparece uma search box com uma caixa de pesquisa para o nosso site preenchendo-a eventualmente com o termo próximo ao que o utilizador procurava e tentando proporcionar urls alternativos.

O único defeito que encontro para já neste sistema é que o look and feel do resultado da procura sugerida pelo Google é com o aspecto normal do motor de pesquisa e não pode ser customizado nas cores ou o resultado embebido noutra página.

Alternativamente o Google Webmaster Tools proporciona um link com as indicações de como deve ser implementada uma página de erro 404.

subscreve os comentários

Existem 4 comentários neste artigo

  1. custodio diz:

    Boas,

    Desconhecia essa ferramenta do GWT, mas eu também não costumo ir ao GWT… Tenho que ir dar uma vista de olhos e ver se implemento em alguns sites.

  2. Falta-te implementar aqui no blog 😉

  3. Hapenas diz:

    Já agora deixo também outra tool

    http://webmaster.live.com/

    Abraços

  4. Wagner Reis diz:

    É isso eu precisaria arrumar no meu, pelo menos a minha pagina de 404 tem um campo de busca.

    =)

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com