artigo publicado

Elemento Digital vítima de Site jacking 9

Set 23

Depois do Car jacking e Home jacking, eis que surge uma notícia em que a empresa Elemento Digital foi vítima de Site jacking. Segundo consta, 3 assaltantes invadiram as instalações da empresa e roubaram o servidor que alojava o site da empresa e continha ainda outras informações importantes. Para além desta acção criminosa, os assantantes raptaram ainda o CTO da empresa, mantendo-o sequestrado em parte incerta.

As câmaras de vídeo vigilância filmaram o insólito acontecimento em vídeo e está agora disponível para visualização e quem sabe, para ajudar a identificar os sequestradores.

[youtube width=”468″ height=”391″]http://www.youtube.com/watch?v=QeOQyCVfR4Y[/youtube]

Felizmente que tudo isto se trata de uma campanha de marketing viral. O marketing viral e a publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais para produzir aumentos exponenciais do reconhecimento de uma marca.

Neste caso o objectivo é a criação de buzz antes do lançamento do novo website da Elemento Digital que acontecerá em Outubro. Durante esta fase, a visita ao website da Elemento digital mostra todo o ambiente do site jacking, com todos os elementos visuais de acordo com o acontecimento. Foi inclusivamente produzido um Widget para publicação em blogs e redes sociais para facilitar a exposição da campanha e reconhecimento da acção.

A palavra viral aparece associada a este tipo de marketing porque através do encorajamento que é feito aos indivíduos para passar a mensagem a outros, cria assim um potencial de crescimento exponencial de exposição e influência. Exactamente como os vírus, estas estratégias aproveitam-se da rápida multiplicação para chegar a milhares ou milhões de utilizadores.

Claramente houve um cuidado grande com esta campanha. Esta encoraja a criar links para o site da Elemento Digital, com as vantagens que isso tem em termos de tráfego e optimização para motores de pesquisa.

Neste caso a campanha faz com que o assunto seja falado e divulgado em conversas e se fale da campanha e em último caso da marca Elemento Digital. Foi inclusivamente criado ou disponibilizado um sistema que de forma fácil permite a divulgação da campanha, obtendo-se facilmente um código para publicação do widget em diversas plataformas, incluindo o email.

Em conclusão, este tipo de campanhas, quando bem feitas e bem sucedidas tem um efeito muito maior do que as técnicas de marketing tradicionais. Um dos grandes exemplos de campanhas virais foi a divulgação do Hotmail através da disponibilização de contas de email gratuitas e da divulgação do Hotmail na assinatura do mail dos utilizadores.

Eu deixo ainda uma referência a uma outra campanha, a do conhecido Nissan Quasquai, neste caso com o ultimo vídeo da equipa louca de Matonge Spannerleague!

subscreve os comentários

Existem 9 comentários neste artigo

  1. soares diz:

    Ouve o primeiro parece mesmo real…lol o segundo é racismo lol porque são africanos???

  2. Jorge diz:

    “Recycle Bin do cemitério dos prazeres” lol

  3. Rui Augusto diz:

    Africanos? a mim parece-me a equipa de futebol da Holanda, desta vez vestida de azul.

  4. Francisco diz:

    Bom dia,

    Muito bom!

    O link para o site da empresa está errado, ou então o site está em baixo!

  5. soares diz:

    Pois como não percebo muito nem gosto muito de futebol….é compreensivel!
    Cemiterio dos Prazeres???Conheces?

  6. Nuno diz:

    O Marketing viral é a melhor forma de chegar-mos ao estrelato. Mas é preciso que seja mesmo viral.

    Se o vírus passar na tv, então será mesmo um sucesso.

    O link do elemento digital não funciona, roubaram-lhes também o domínio!

  7. Rui Augusto diz:

    tinha um dos links errado, mas já corriji, obrigado pessoal.

  8. custodio diz:

    Precido de arranjar assim uma ideia meia doida 😉

  9. asturmas diz:

    Realmente esta muito bom mas o da vobis estava melhor mas tambem gastaram balurdios

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com