artigo publicado

Google Suggest e o SEO 4

Ago 31

O Google anunciou recentemente o Google Suggest para o motor de pesquisa na versão Inglesa. Este novo sistema sugere keywords em tempo real à medida que se vão escrevendo as palavras na barra de pesquisa.

Como utilizador este novo interface irá certamente mudar a forma como se realizam procuras na internet. Embora para certos tipos de pesquisa bastante específicos não tenha grande utilizada, como por ex procurar um determinado código de erro de uma aplicação. No entanto acredito que em muitos casos, este novo sistema irá influenciar a forma como se procura a informação no Google.

Como Webmaster e interessado em todos os assuntos relacionados com a optimização para motores de pesquisa, este novo interface vai trazer certamente diferenças à forma como se optimiza um site ou se escolhem as keywords para optimização.

O que acontecerá às pesquisas de 1 ou 2 palavras apenas? Os utilizadores sentir-se-ão tentados a escolher uma das pesquisas sugeridas pelo Google, refinando os termos que procuram? Pois esta é uma das grandes dúvidas que tenho de momento.

Interessa-me agora monitorizar os dados do analytics nos próximos tempos e comparar com meses anteriores. Sempre achei que optimizando de forma correcta as pesquisas para uma keyword única, estaria também a garantir que optimizava para algumas variantes e maximizaria o tráfego. No entanto este novo sistema poderá mudar muita coisa. Facilitará também o trabalho aos mais ágeis a conseguir garantir um bom posicionamento para as pesquisas mais long-tail.

Alguns dos termos sugeridos poderiam à primeira vista não ser interessantes para a optimização de um site, no entanto acredito que muitos utilizadores irão certamente tentar as várias opções do suggest, fazendo por isso que estas sugestões não sejam para ignorar.

Há mais alguns pontos em que este novo sistema terá certamente muita influência.

O primeiro tem que ver com os domínios que tiram partido dos erros de escrita para obter tráfego. Certamente que este sistema filtrará muitos desses erros e por conseguinte diminuirá o tráfego para esses sites. O mesmo acontece para todas as optimizações de keywords com erros. Este caso não me irá afectar muito pois não uso esta técnica para obter qualquer tipo de benefícios.

O segundo caso tem que ver com os domínios long tail, em que são usadas várias keywords. O domínio tem uma importância grande no posicionamento nos motores de pesquisa. Com este novo sistema, é provável que algumas pesquisas específicas e sugeridas pela interface do Google possam fazer com que determinadas pesquisas sejam mais procuradas, por haver muitos resultados relevantes, e possa fazer sentido investir ou escolher domínios deste tipo no futuro.

Como no caso da figura, creio que nunca compraria um domínio com 4 palavras, no entanto este novo sistema deixa-me a pensar. Será que vale a pena? A vantagem é que por ex o domínio buygpsnavigationsystem.com é mais fácil de optimizar para essa pesquisa do que outro qualquer (partindo ambos do zero).

E voces o que acham que isto vai trazer de novo?

subscreve os comentários

Existem 4 comentários neste artigo

  1. Com certeza que vai ter algum impacto, vou esperar que chegue à versão portuguesa para analisar.

  2. Blog Fixe diz:

    Acho que os sites adultos vão ter quebras de tráfego com isto do Google Suggest, fiz algumas experiências com algumas keywords e reparei que estão a filtrar conteúdos adultos no Google Suggest.

    isto de estar google dependente tem os seus riscos, basta eles alterarem um pouco o algoritmo deles que influencia tudo e todos

    O que vai trazer de novo acho que os webmasters vão começar por utilizar novos domínios mais longos para aproveitarem o Google Suggest. E certamente vai prejudicar sites que tinham uma keyword especifica para determinado assunto passando-lhe à frente outras com de 2 e 3 keywords.

    Acho que vai ter muito impacto isso do Google Suggest, se repararem ao se escrever uma keyword o botao do google search fica logo tapado por aquelas sugestões todas. Os 10 que aparecem vão ficar directamente beneficiados com isso e todos os outros prejudicados. Se a equipa do Google colocasse o botao google search ao lado direito da barra da pesquisaa, já não tinha tanto impacto, agora com ela tapada como está agora vai influenciar e muito os resultados.

  3. bem. esta opçao peca por tardia…

  4. […] seguimento do artigo que publiquei à uns dias sobre o Google Suggest e o SEO, foi publicado hoje um guest post no blog do Aaron Wall escrito por Jeremy L. Knauff que […]

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com