artigo publicado

O que fazer em tempo de crise? 8

Dez 4

A crise chegou a todos os sectores da sociedade. Começou pelo sector financeiro, mas rapidamente chegou a outros sectores. Mesmo as grandes empresas estão com dificuldades devido à diminuição do consumo ou a previsões mais alarmantes de um período de crise mais longo.

A internet também está a sofrer e começa logo com a publicidade. Embora em alguns sectores possa não haver diminuição do investimento em publicidade, o mais certo é que 2009 inicie com uma forte redução nos orçamentos das empresas e claro o marketing é logo uma das áreas onde a contenção se fará sentir mais fortemente.

A crise terá impacto na maior parte dos rendimentos dos webmasters e bloggers. Obviamente que nem todos poderão sentir a crise, devido ao nicho onde se posicionam, ou à qualidade e visibilidade dos websites, mas o mais certo é que sistemas como Adsense venham a ser afectados devido a redução de investimento das empresas no Adwords.

Outra das áreas onde as grandes empresas farão cortes é nos novos projectos. Projectos que impliquem grandes investimentos ou estes não sejam prioritários, serão cortados. Mesmo o Google está a considerar cortar no número de trabalhadores. Será que quem sai do Google vem para o mercado da web para implementar sites com Adsense?

Esta diminuição dos investimentos das empresas é uma excelente oportunidade. Quem trabalha em nome individual ou em empresas com poucos trabalhadores e mais dinâmicas tem agora mais oportunidades de implementar novos projectos e de ser bem sucedidos. Com pouco investimento é possível implementar grandes ideias e certamente que a crise terminará brevemente e estes projectos, se forem válidos, terão certamente grande sucesso e rentabilidade.

A promoção destes sites será mais facilitada devido a menor concorrência do marketing da concorrência. Gostaria de ter mais tempo nesta altura para alguma reflexão e para me dedicar a algumas ideias que tenho ou que pudesse vir a ter se pudesse passar mais tempo a planear.

Algumas áreas em que tinha um rendimento estável sofreram uma recaída, o Adsense é um claro exemplo, principalmente nos sites em língua Portuguesa. No entanto isso é compensado por outros sistemas que estão a correr bem. A crise terá também um fim…

Por estas razões o meu foco ultimamente está a ser o conteúdo e o tráfego. Estou a estudar formas de melhorar o posicionamento dos sites nos motores de pesquisa para diversos tipos de tráfego e para mais temáticas. Para isso estou a analisar a origem do tráfego, as pesquisas dos utilizadores que retornam resultados e as que não retornam resultados e a melhorar os backlinks dos sites. O conteúdo de qualidade é certamente a melhor forma de conseguir backlinks.

Também estou a fazer cortes. As despesas têm que ser agora mais controladas, não que tenha muitas, mas é preciso estar atento ao que pode acontecer.

Sobre a pergunta: o que fazer em tempo de crise? A minha resposta é trabalhar e investir com o pensamento colocado no final da crise. Nessa altura, com os melhores e novos conteúdos, com posicionamento nos motores de pesquisa optimizados, com leitores frequentes e até com sites novos, os resultados serão certamente melhores.

E vocês têm um plano a curto ou médio prazo?

subscreve os comentários

Existem 8 comentários neste artigo

  1. Lucas Ribeiro diz:

    Concordo plenamente com sua colocação de que um conteúdo de qualidade é a melhor forma de conseguir backlinks. Acho importante que as empresas aproveitem este momento de crise para investir mais em publicidade e criar um contéudo melhor em seus sites.
    As empresas que pensarem no futuro devem aproveitas a falha das outras empresas em economizar dinheiro cortando campanhas de marketing digital e investir neste momento de menor competição da atenção do cliente.
    Parabéns pelo post! Um abraço!

  2. Muhammad diz:

    Exacto, é isso mesmo que se pede, investir, e é isso mesmo que se deve fazer, investir. O próprio Estado (sim…o nosso) está a construir um plano de ajuda às PME’s porque sim, após a crise são estas as empresas a destacar-se com os melhores frutos.

    Em termos homólogos eu diria que os meus rendimentos em Adsense estão equivalentes ao ano passado, mas tenho em mente que tenho mais projectos e que desse modo deveria ter rendimentos maiores, só que isso….não acontece.

    Reparo que determinados anunciantes pedem este ano para anunciar até 31/12 e já nem falam em prolongar o prazo. No ano passado não era assim, as campanhas eram prolongadas até finais de Janeiro…

    Trabalhar, essa sim é a forma de manter os rendimentos.

    Abraço!

  3. […] abaixo do esperado por estas alturas. 2009 será pior? Não pensemos mais nisso, temos é que investir, há mercado, a publicidade online está em crescimento, poderá ser mais baixo com a crise, mas […]

  4. grandes emocoes diz:

    Sou novo em SEO e este artigo me ajudou a esclarecer alguns conseitos, muito bom.

  5. fabricio diz:

    Muito interessante ler esse artigo em 2012 , a gente percebe que as coisas ocorrem em ciclos

  6. Filipe B. diz:

    Muitas coisas mudaram e muito de 2008 pra cá e com certeza a mudança nunca vai parar para os Webmasters.

  7. Incrível em 2016 e ler este artigo e morrer de rir. Como nada muda! Parabéns pelo conteúdo sempre vivo.

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com