artigo publicado

Pro Blogger – Recta final 9

Fev 24

Num dos artigos anteriores ficou combinado eu falar um pouco de cada blog no concurso. Escolhi alguns à sorte, dos que ainda estão a lutar pelo prémio, pois alguns já desistiram ou nem chegaram a começar! Falta pouco mais de 1 mês para entregar o prémio no valor de 1500€.

O objectivo é referir um ou dois pontos fortes de cada blog e outros tantos pontos de melhoria. Não vou focar aspectos muito técnicos e muitas das coisas que vou referir poderão aplicar-se a mais blogs. Também não é objectivo identificar potenciais candidatos ou eliminar alguém da competição. A atribuição do prémio embora tenha sempre algumas componentes subjectivas, vai-se reger por muitos parâmetros perfeitamente mensuráveis.

Mais Musica Nova: o design está excelente, com elementos ligados à temática do blog. A integração de elementos multimédia e widgets está também bem feita. Existem contudo alguns erros no tema ou coisas que parece não terem tido a mesma atenção, mas acredito que seja temporário. A integração do Adsense também está bem feita e destaco ainda algumas funcionalidades extra para os visitantes do blog como por ex a Agenda. Parece-me contudo que a nível de indexação do site poderia estar melhor, assim como ao nível de backlinks.

Tudo Sobre Formigas: Se alguém escolheu um nicho bastante específico foi certamente o Gilberto com o seu blog sobre as formigas. Poderá não ser um bom assunto para ser rentabilizado, mas o blog poderá ganhar o seu tráfego e fans e tornar-se uma referência para todos os interessados nestes insectos. Reparei que acaba por aparecer alguma publicidade contextual relacionada com o assunto, e se o blog for trabalhado ao nível do SEO e Linkbuilding poderá receber tráfego dos motores de pesquisa que possa ser rentabilizado através desses anúncios relacionados. O Blog poderia ser melhorado com algumas páginas específicas com dados mais científicos sobre as formigas, suas espécies, etc.

Jogos Olímpicos Pequim: Este blog poderá ter grande tráfego nos próximos meses e ser rentabilizado de várias formas. Contudo o grande problema será a impossibilidade de se desenvolver depois de uns meses após os jogos olímpicos. Graficamente está bem estruturado e proporciona uma leitura fácil. Sugeria que houvesse uma normalização dos tamanhos das imagens a toda a largura do artigo para melhorar a estética. Para além da publicidade contextual e eventual venda de banners, sugiro que sejam usados programas de afiliados de temáticas desportivas pois poderá converter melhor com todos os interessados por desporto.

Meu PDA: A frequência de artigos é boa e a temática é excelente para ser rentabilizada. Alguns dos bloggers que hoje em falam em ganhar dinheiro online conseguem a maior parte das suas receitas com temáticas de tecnologia. Existem por isso muitas formas adicionais para rentabilização do blog. É preciso testar esses sistemas e verificar os que possam ter mais potencial. O blog precisava a nível de design de ter um tema mais apelativo e que se integrasse melhor com a temática do blog. Sugira a troca do shopping Ads pelo sistema Precos.com.pt.

AntónioPlanet: Hoje quando lia um dos seus posts perguntei-me a mim mesmo porque não escolheu o tema do Geocaching para um blog. Esse sim poderia ser uma excelente temática para rentabilizar. O blog cobre vários assuntos e é importante que consiga escrever bons artigos para ganhar links e tráfego para o blog, nomeadamente na categoria tutorials. As cores estão agradáveis e é de leitura fácil.

Presentes Perfeitos: um bom design, um bom tema. Ao fazer a sugestão de ideias para presentes, excelentes por sinal, quase que se tem a conversão feita. Só falta mesmo é poder disponibilizar em alguns artigos uma forma de os adquirir online. Isso já é feito em vários artigos, mas poderá ser melhorado. Eventualmente trocava alguns banners de local dando mais espaço às ideias e conteúdo. Sugiro também a troca dos títulos das páginas para que não seja “presentes perfeitos” a aparecer sempre em primeiro. O nome das categorias iria beneficiar bem o tráfego ao nível dos motores de pesquisa. Isto pode ser feito com um plugin e com o preenchimento dos detalhes no wordpress para essas categorias.

Por hoje é tudo, brevemente publicarei outro grupo de blogs.

subscreve os comentários

Existem 9 comentários neste artigo

  1. Ganha diz:

    Mais musica nova é muito bom mesmo.
    Boa sorte a todos

  2. O Mais Musica Nova é o que integra melhor no plano de problogger.

    Para além do conteúdo com informação especifica e bem filtrada faz um excelente uso das ferramentas sociais algo que não vi tão presente nos outros e isso da-lhe uma vantagem nítida em vários aspectos.
    Agora sinto que lhe falta um pouco mais de marketing para divulgar o site e o código xhtml tem alguns erros estruturais.

    Em relação aos outros penso que deviam pensar um pouco “out of the shell” e fazer algo mais. Vi uns 2 ou 3 com enorme potencial mas têm um visual demasiado casual para se aproximarem do panorama desejado.

    Boa Sorte a todos os concorrentes

  3. Antonio Moreira diz:

    Mais Musica Nova é de facto um bom blog, mas no entanto peca em alguns aspectos fulcrais para este concurso.

    Além dos vários erros que aparecem já a alguns dias, entre a indecisão da escolha do tema, tenho de destacar um ponto essencial. A originalidade não abunda muito, uma vez que copiar artigos de sites importantes no mundo da musica, não traz nada de novo para o mundo cibernauta.

  4. frsantos diz:

    Obrigado Ganha e Mario Andrade pelo vosso apoio.
    A nivel de marketing comprei espaços para ban 125-125, submeti o blog nos principais motores de busca, que sugeres mais?
    O blog está com uns erros desde que actualizei o wordpress, já pedi para ao Rui Castro para dar um jeito espero apenas pela sua disponibilidade.
    António Moreira, sim é verdade que tenho algumas notícias de outros sites, principalmente da antena 3, a verdade é que por vezes não tenho tempo necessário para pesquisar, e escreve novas notícias, outras notícias ainda são-me recomendadas pelas bandas ex: Linda Martini, Wraygunn, etc que me enviaram as notícias da antena 3 para eu as publicar.
    De qualquer modo o objectivo é acabar com essas notícias e ter apenas notícias próprias.
    Quando dizes que a originalidade não abunda, e que não traz nada de novo, o feedback de algumas bandas no mysapce do blog é o oposto, a ideia do blog é apoiar a banda, é claro que enquanto o blog não for mais conhecido, eu é que tenho de ir ao encontro deles. O oposto também já acontece como por exemplo, a organização do Festival de Corroios.

    Muito obrigado pelos comentário, tomei-os todos como ajuda a melhorar.

  5. Se houvesse possibilidade para o público votar, votaria em: mais música nova, antonioplanet e presentes perfeitos. O último é especialmente interessante no que toca a rentabilização.

  6. Rui Augusto diz:

    Em relação a haver notícias de outras fontes (copiadas ou adaptadas) o importante é que o serviço proporcionado pelo blog consiga trazer valor acrescentado. À medida que o blog vai crescendo e que se imponha com trafego e visitas recorrentes, certamente que haverá muito mais material para publicação.

    Sobre a promoção (para todos) é importante ganhar links de fontes variadas. Tenho uns artigos sobre link building que podem ver. No entanto parece-me importante que usem os sites de redes sociais e outros blogs para conseguir referências ao vosso.
    Aconselho cada vez menos os links sitewide em blogs…mas vamos ver o que o Gooogle reserva sobre esse assunto…

  7. Sérgio diz:

    Obrigado pelas sugestões. Julgo que tens razão quanto ao título das páginas. Vou pensar em alterar isso.

    quanto à venda de produtos. É algo que tento fazer mas não quero que a disponibilidade de programas de afiliados influencie demasiado a linha editorial.. Tento encontrar um equilíbrio. Nos banners, como em muitas outras coisas, estou a experimentar.

    Há de facto bons blogs a concurso.

  8. Rui Augusto diz:

    Sérgio, realmente o importante é que tenhas isso presente. Os testes são importantes e também porque tem que existir esse equilibrio e os utilizadores sintam que há sugestões interessantes.

  9. Bispo diz:

    Rui,

    Conforme a tua sugestão mudei o template do meupda.net, convido vos a uma nova visita ,e se quiserem deixem a vossa opinião.

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com