artigo publicado

Ranking Alexa, como manipular 9

Jan 22

No âmbito do curso Problogger e em outros post, falei da importância que o ranking Alexa pode ter para rentabilizar um site. A Alexa.com é uma subsidiária da Amazon.com e é um webiste que disponibiliza informação sobre os níveis de tráfego de outros sites.

O ranking Alexa é medido de acordo com a quantidade de utilizadores que visitam determinado website com a barra Alexa instalada. Para facilitar as coisas, a definição oficial é:

The traffic rank is based on three months of aggregated historical traffic data from millions of Alexa Toolbar users and is a combined measure of page views and users (reach). As a first step, Alexa computes the reach and number of page views for all sites on the Web on a daily basis.
The main Alexa traffic rank is based on the geometric mean of these two quantities averaged over time (so that the rank of a site reflects both the number of users who visit that site as well as the number of pages on the site viewed by those users)
Pelo que se pode perceber facilmente, o ranking não corresponderá à realidade porque apenas uma pequena parte dos utilizadores da Internet tem a referida barra da Alexa instalada.

Porque é que o ranking Alexa é importante e porque o queremos aumentar?

Normalmente os webmasters, anunciantes e redes de rentabilização de sites, usam este ranking como uma estimativa do tráfego de um site, uma vez que as estatísticas destes nunca são públicas. Quanto mais tráfego tiver um site, mais valioso poderá ser para se vender qualquer tipo de publicidade, seja ela um link, uma review ou um banner. Se dependermos ou quisermos rentabilizar o nosso site, então poderemos querer aumentar este ranking, pois poderá estar intimamente ligado ao preço da publicidade.
Existem muitos sistemas de publicidade que usam este ranking para estabelecer um preço. O TLA, ReviewMe, SponsoredReviews e mesmo anunciantes isolados usam este ranking.

Quais as limitações deste ranking?

Este ranking é favorável a todo o tipo de sites relacionados com webmasters e tecnologia. Isto acontece porque normalmente os visitantes destes sites têm potencialmente mais probabilidades de ter a barra instalada do que os utilizadores que nunca ouviram falar da Alexa. Por esta razão, este método de medida do tráfego de um site é pouco preciso. É fácil identificar sites com uma disparidade grande de visitas em que o menos visitado tem um ranking maior. Apenas como referência para a falibilidade do ranking, este diz que o tolnetwork está no top 500 dos sites com mais trafego em Portugal! enfim…

Pode-se manipular o Alexa ranking?

Claro que sim! Poderá ser relativamente fácil manipular o ranking e descer até um nível da ordem dos 100000. No entanto o processo para melhorar o ranking mais do que isto já se torna mais difícil. Evidentemente que o melhor método é ter conteúdo interessante e receber muitas visitas, mas isso não está ao alcance de todos.

Algumas medidas para melhorar o ranking Alexa.

1. Instalar a barra Alexa e configurar o nosso blog como homepage.

2. Colocar o Alexa widget no footer do vosso blog.

3. Encorajar outros utilizadores a usar a barra Alexa, nomeadamente utilizadores do nosso site, amigos, colegas de trabalho, etc.

4. Escrever um artigo sobre o ranking Alexa. Eventualmente conseguiremos algumas visitas de utilizadores que já usam a barra e procuram informação em como melhorar o ranking.

5. Colocar na assinatura de fóruns para webmasters ou bloggers o link para o nosso site. A probabilidade de recebermos visitas através do link é grande.

6. Escrever conteúdos específicos para webmasters, nomeadamente sobre SEO, rentabilização de sites, etc.

7. Usar auto-surfers com a barra instada. Este método apenas será aconselhável se o site não tiver qualquer tipo de publicidade como por ex Adsense. Existem até pessoas que vendem este tipo de serviços em vários fóruns de webmasters.

8. Colocar num subdomínio do blog algum tipo de conteudo que gere muito trafego compatível com o ranking. O subdomínio tirará partido e contribuirá para o aumento do ranking do domínio.

Os rankings disponíveis para medir sites possuem sempre algumas falhas, este é até dos menos fiáveis. Mas como é usado por alguns serviços, nada como tirar partido disso. O que realmente importa é ter tráfego real, porque esse, se existir e for muito, tornará sempre mais fácil a rentabilização do vosso blog.

Aqui fica um ex do widget:

subscreve os comentários

Existem 9 comentários neste artigo

  1. Leonardo Vergani diz:

    Com o widget todo visitante é considerado como um usuário da Alexa Toolbar?

  2. Jorge diz:

    Para quem vive de reviews é importante. Para vender pub também. E para encher o ego ainda melhor. 😉

  3. exit diz:

    O Ranking do Alexa é o maior bluff da história da web! Faz me lembrar o caso do Carlos Queirós no MU (este será sem dúvida o bluff português melhor conservado da história).

    Piadas à parte, é verdade que o alexa tem um certo peso no que toca à rentabilização, monetização e até comercialização de um site, mas até quando isso será verdade? Compreendo completamente a razão deste post , até me vejo a fazer um referência do género… mas será que em termos futuros valerá mesmo a pena? Eu acho que não, com a descredibilização do pr por parte da google, estão a surgir serviços muito mais credíveis e completos que o alexa/pr, mais transparentes …etc. Acredito sim, que devemos valorizar, apostar e divulgar esses novos ranks que por ai andam e de uma vez por todos mandar o alexa dar uma volta!

  4. Rui Augusto diz:

    Existem evidentemente muitos rankings, mas até esses singrarem temos que viver com estes. Se pudermos aproveitar as falhas em proveito próprio melhor.

  5. realmente este keynote é muito bem elaborado, parabéns, eu como grande utilizador do alexa, achei interessante, e devo ressaltar também que existem várias maneiras de se conseguir subir nos rankings da vida, logicamente é preciso ter muito conteúdo,
    um grande feeling, e principalmente conhecimento tecnico, pois ora que acabei de postar um blog wordpress, e já imediatamente constatei a visita do tecnorati no mesmo dia, pois coloquei um mecanismo para rastrear os ips, hostnames, etc, e como grande observador do webalizer, sempre vejo quem me visita, a hora, tudo, e o google analytics também fornece muita ajuda, e algumas vezes consegue dar melhores informações que o webalizer, sem contar que uma forma garantida de conseguir que o crwling do google lhe visite, é através do adsense, muito importante, agora sinceramente, estou decepcionado com a performance do yahoo, parece que não está nem ai para a a gente, acho que eles se acostumaram com o segundo lugar.
    abraço a todos.
    me visitem .

    grato.
    julioomachado

  6. run diz:

    Instalei o widget no site http://yogalib.com vou observar. O site é novo então dá para acompanhar desde o início.

  7. cara muito bom, obrigado!!!

  8. Fernando Landim diz:

    Sempre tive curiosidade sobre o rankeamento do Alexa, agora bem esclarecido.

    Não é um indicador, pelo que vi, totalmente confiável, por outro lado tenho visto, que quem lida com Internet Marketing, compulsoriamente o usa e avalia os sites com este indicador do Alexa, não somente com ele, claro, mas não deixa de considerá-lo por ser um indicador fácil e visível a todos.

  9. Marcos diz:

    Serva para site de compras coletivas também ?

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com