artigo publicado

Rentabilizar o novo blog 25

Um dos objectivos que cada um de vocês que entrou no concurso Problogger tem, é que no final do concurso, o blog já esteja a render uma quantia interessante. O facto de que a maior parte dos blogs em concurso tem muito pouco tempo de existência, alguns com menos de um mês, faz com que as possibilidades de o rentabilizar ainda sejam poucas.

Embora eu tenha lembrado para a necessidade de se pensar no design e na colocação dos banners desde o início, não significa que a melhor abordagem seja carregar o blog de publicidade. O facto de existirem também muitos sistemas para rentabilizar um blog, utiliza-los a todos em conjunto não é certamente a melhor abordagem. Cada banner, cada link externo, representa um ponto de saída de um visitante para outro website. Ter muitos desses pontos de saída, vai fazer com que a probabilidade de haver mais clicks em cada anúncio seja menor, reduzindo assim o potencial de cada um desses blocos e eventualmente o interesse dos potenciais anunciantes. Deverá existir assim um bom balanceamento entre o que é conteúdo e publicidade.

O mais importante de todo o processo é criar conteúdo interessante. Criar valor, ou um serviço de qualidade deve ser o objectivo inicial, se bem que isto nunca deverá ser esquecido. Este processo irá fazer com que outros bloggers e sites coloquem links para o vosso conteúdo. Com o tempo o vosso blog vai ganhar autoridade junto dos motores de pesquisa. Sem links para os vossos sites, dificilmente vão ganhar tráfego suficiente.

Se o vosso blog vai ter essencialmente a vossa opinião sobre vários assuntos, também vai ser possível rentabilizar isso. É contudo necessário ter uma certa originalidade e ganhar reputação. Se o objectivo é vender espaços publicitários, o tráfego é uma necessidade muito importante ou então não haverá muitos interessados em pagar para não receber visitas.

Outro aspecto que queria salientar e repetir é que o que pode resultar para rentabilizar um blog, pode não ser o melhor para outro. Dependendo do sucesso que tenham no vosso trabalho de promoção e do tipo de conteúdo, nem sempre o Adsense é a fórmula mágica. Os programas de afiliados, venda de links ou reviews e a própria venda dos vossos serviços e conteúdos podem ser mais rentáveis muitas vezes.

A originalidade e a forma de promoção são importantes. Colocar publicidade que não pareça publicidade pode resultar em sucesso quando os formatos normais de banners são quase invisíveis para a maior parte dos utilizadores. O facto de que hoje em dia a publicidade online está muito difundida faz com que seja possível que para qualquer tipo de conteúdo haja publicidade contextual.
Por ex, ao se fazer uma qualquer review a um produto, em que manifestamos a nossa opinião sobre ele, devemos dar a oportunidade ao visitante a poder comprar esse produto directamente do blog. Isso consegue-se através da utilização dos diversos widgets Amazon, da integração de links para o ebay ou mesmo da colocação de banners para sistemas de afiliados desse mesmo produto. Esta forma de utilização dos sistemas de afiliados é mais rentável e complementa a experiência do utilizador.

Hoje em dia existem muitos sistemas intermediários para facilitar a venda de publicidade. Estes levam contudo um parte importante dos eventuais lucros. É o caso do TLA, ReviewMe, Sponsored Reviews, etc. Disponibilizar uma página com detalhes sobre formatos de publicidade existentes no blog poderá facilitar que os potenciais anunciantes se sintam à vontade para tentar a sua sorte no vosso blog. Mesmo que esta página não exista, às vezes um simples link para o formulário de contacto poderá ser suficiente. Embora não seja uma pratica que eu tenha muito frequentemente, o que é certo é que nos 2 ou 3 sites onde tenho este tipo de página os contactos para publicidade são frequentes.

Os resultados poderão não ser imediatos, mas a longo prazo, se o blog não for esquecido terá certamente muito potencial. Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa com os artigos da secção Pro blogger, mas para ter acesso ao prémio final de 1500€, estão fechadas as inscrições. Os últimos artigos da série são:

subscreve os comentários

Existem 25 comentários neste artigo

  1. Leite diz:

    oi Rui,ainda não vi mas também ainda não pesquisei muito, mas existe forma de indicar determinado produto do ebay directamente para o produto que falamos no blog?

  2. Rui Augusto diz:

    Com o ebay, se procurares um artigo específico, com o CJ consegues isso, embora o problema seja que o artigo tem uma vida curta no ebay. O melhor para isso seria o plugin BayRSS2 que permite com keywords colocar X artigos ebay ou amazon no final do artigo.

  3. Eu não sou muito fã de sites de sponsored reviews, grande parte porque implica escrever em inglês ou ter um blog em inglês e os pagamentos não são nada por ali além. Para valer a pena uma penalização do google, que tem reflexo nos resultados do adsense, é necessário ser mt bem pago…

    O TLA até nem é mau devido ao sistema de afiliados, quantos mais melhor é daí que vem o que interessa e não tanto pela venda de links em sites nossos.

  4. Rui Augusto diz:

    As reviews que tenho feito têm compensado bem. Não vou às oportunidades pois n~~ao me interessa escrever por $5 ou $10. Tenho feito reviews mais lucrativas e que compensam.

    Este mês fiz duas reviews negociadas directamente com o advertiser que foram bastante rentáveis, ao nível do que o John Chow ganha com as dele. Pena que tivessem sido só duas, pois o google lembrou-se de me penalizar noutros sites…

  5. creditos diz:

    As reviews são um bom complemento, mas é necessário ter bons blogs e dominar bem o inglês.
    Para quem domina e tem bons blogs é sem dúvida uma boa fonte de rendimentos.

  6. Olá,

    Tenho pena de ter chegado a este blog tarde de mais para entrar neste concurso. Mas, uma vez que comecei o meu blog há pouco tempo, vou aprendendo um aos poucos o que fazer. A história da rentabilização é um dos que mais me atenção disperta.

    Por um lado, não quero estragar o meu blogue em troca de reviews ou banners por todo o lado. Mas, por outro, também gostava de ver alguns resultados em termos de lucros. Associei-me ao shopping ads mas estou a ver que não compensa porque só ganharei algo quando alguém finalizar uma compra proveniente do meu site. Vou retirar em breve e estudar outras possibilidades. Como o blog é de negócios e há espaço para negócios bem sucedidos, isso é capaz de puder atrair empresas que queiram que as suas ideias sejam vistas como boas ideias e desperte o interesse dos leitores do meu blog nos seus produtos. Mas, tão no início, com uma média de 20 visitas por dia e 50 page views sinto que não conseguirei atrair muitos interessados em publicitar. Mas já agora, conheces alguma rede que pague por reviews em português ou tem mesmo de ser negociado directamente com os advertisers?

    Gostaria de ver também aqui publicado um artigo que explique quais as melhores que pensa que devamos usar para contactar advertisers para receber publicidade directa. Fica a a sugestão…

    Tomás

  7. Jota diz:

    Ok o primeiro passo desta serie de artigos já esta mais ou menos completa.
    O blog já tem um design unico e desenhado especificamente para o genero de site que eu quero.

    Em relação a publicidade comecei este fim de semana a testar o adtoll.

    O adsense agora ja so esta no posts single e ja nao se encontra na primeira pagina.

    De momento ando a testar as melhores maneiras de rentabilizar e a testar novos programas.

  8. Rui Augusto diz:

    créditos – ter bons blogs é o objectivo principal. Rentabilizar com reviews, poderá ser uma das formas disponíveis. Obviamente que quanto melhor for o blog, a audiência, etc melhor.

    Um blog pode ser feito apenas de reviews. Não podem é ser todas pagas. Há por ex muitos blogs que fazem reviews de jogos de computador, temas de wordpress, sistemas de afiliados, etc.

  9. Rui Augusto diz:

    Tomás, já tinha estado no teu blog. A ideia é boa, alias uma das minhas leituras habituais é um blog que está no blogroll aqui do tolnetwork que mostra ideias de sucesso, o nichegeek. Pode ser que te sirva de inspiração.

    Sobre contactar advertisers, acho que deves deixar o blog “construir-se” e ganhar autoridade, visitas, etc, só assim depois poderás contactar potenciais anunciantes. Eu por ex serei sempre um potencial anunciante. É pena é não haver um mercado em Portugal. Talvez a única coisa parecida seja a participação em fóruns de webmasters.

    Sobre a tua questão, não sou a pessoa certa para aconselhar. Sempre tive mais jeito para construir os sites e fazer com que seja mesmo contactado devido ao conteudo. Não tenho perfil de vendedor.

  10. Rui Augusto diz:

    Jota, em reação ao teu blog, vejo que estas a testar o que eu tenho tentado ensinar, ficam aqui duas sugestões:

    1. O Adsense no final do artigo, troca por 380×250.
    2. corrige uns urls no ultimo artigo, coloca um texto curto com o link e não um paste do url completo.

    ok,…3

    3. Tens espaço para mais um ou dois banners adtoll e complementa o design e o espaço disponível.

  11. Rui Augusto diz:

    Eu não devia estar a dizer isto aqui, mas se servir como incentivo, esta review:
    Free Auto Insurance que fiz rendeu limpos $250. O contacto foi directo pelo anunciante e sem intermediários.

  12. Jota diz:

    Boas obrigado pelas sugestões.

    1. Não tenho esse tamanho como opção no adsense por isso escolhi a mais perta da que sugeriste 300×250

    2. Done! Obrigado

    3. Não percebi muito bem, pois de momento o AdToll so me aparece aquele anuncio, e tambem porque sou novato com o AdToll.

    Em relação ao espaço disponivel e para ser usado com outros programas que poderei testar.

    Obrigado pela a ajuda.

  13. Tiago diz:

    Eu infelizmente não tenho tido o tempo que queria para o meu blog..Estou em exames e isto não tem estado a correr muito bem, o que me tem deixado sem tempo para o blog =/

  14. Leite diz:

    @Rui: gostei do pormenor que fizes-te no artigo, na introdução uma pequena imagem e depois no artigo completo a imagem inteira, como fizes-te? provavelmente é muito simples, mas wordpress é muito recente para mim.
    Por falar nisso naqueles sites que fizes-te das marcas como por exemplo esse do mercedes, que falas-te aqui já chegas-te as 500 visitas diárias ou anda perto?

    @Jota: gostei do design, agora na minha opinião aos poucos acertavas pormenores uma delas na minha opinião era colocar um fundo leve com alguma cor.

  15. Jota diz:

    Leite obrigado pela a opinião e concordo contigo.

    O primeiro passo era mesmo conseguir fazer uma template de raiz o que ajuda muito para o futuro.

    Agora claro certos pormenores vou modificando com o tempo, e sim concordo uma cor de fundo mais suave ajuda.

    Obrigado Leite.

  16. Rui Augusto diz:

    Jota, desculpa, queria dizer 336×280…esse tens que ter.

    Leite: esse tema foi adaptado pelo Rui Castro (web2themes) conforme as minhas necessidades, uma delas foi essa especie de thumbnail que mais não é do que forçar a imagem que coloco sempre no inicio do artigo aos 200px de largura. Apenas no artigo completo aparece a iamgem no formato completo.

    Sim nesses sites ando pelos 450-500 visitantes unicos, embora o bmwtuningmag ultrapasse os 1000 visitantes diários.

  17. Jorge diz:

    Em termos de Reviews, a ReviewMe até funciona bem.

  18. Jorge diz:

    É verdade, se puderes dá uma vista de olhos e critica. Vais ter muito para criticar! (O tempo não tem sido muito…)

  19. Rui Augusto diz:

    Jorge o teu header precisava de alguma coisa que não o fizesse igual a tantos outros…

  20. Kriz diz:

    Rui, inseri uma barra do Adsense ao meu blog e meu maior cuidado é não tornar os anúncios agressivos, invasivos.
    Alterei as cores e creio que cheguei a um bom layout quanto à disposição do anúncio e cores escolhidas.
    Quanto ao single.php estou com muitas dúvidas sobre o que funcionaria melhor.
    Por favor, poderia dar uma olhadinha e ver se estou no caminho certo?
    Abraços!

  21. Rui Augusto diz:

    Kriz, a barra está bem, no entanto o que eu colocaria nas cores do bloco era:

    background e border: #09182a
    Links: #0097ca
    texto: #ffffff

  22. Kriz diz:

    Rui, valeu a dica! As cores foram implementadas. Agora só estou pensando nas páginas e nos posts.
    Também estou pesquisando programas de afiliados no Brasilo. Vamos ver…
    Valeu mesmo! Obrigada! Abraços!

  23. […] Rentabilizar o novo blog – Tolnetwork – Muito bom artigo para todos os que começam a escrever na blogosfera! Este blog e a publicidade – Bitaites – Há sempre quem dê demasiada importância aos trolls e tenha uma perspectiva diferente da rentabilização de um blog! Publicidade nos blogs – jonasnuts – A perspectiva coerente da realidade nacional! Ganhar dinheiro com um blog? Se eu consigo vocês também conseguem – dinheirooportunidade – O Custódio sempre a lembrar-nos que vale sempre a pena tentar! […]

  24. Tá ai mais uma dica de ouro vlw pelo post, estou virando leitor aciduo…

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com