artigo publicado

Takeover, uma experiência de sucesso 11

Fev 25

Este é um guest post escrito pelo João Parreira, responsável pelo blog PTBluff que agora muitos de vocês ficaram a conhecer por causa do takeover que fez ao tolnetwork. Aqui fica a opinião dele sobre a experiência dos últimos dias:

Boas a todos os leitores do tolnetwork, antes de mais quero explicar como tudo isto começou. Durante uns tempos andei a delinear o plano de marketing e o budget para o Ptbluff e sempre que procurava soluções no mercado Português encontrava sempre os mesmos tipos de publicidade: banners 125×125 que estão bastante na moda nos blogs, 400×120, Peelaway ads também muito em voga por causa do adtoll e reviews, entre outros formatos.

Apesar de todos estes métodos de publicidade poderem ter sucesso, eu queria algo mais, queria algo que criasse impacto e não fosse o normal. No fim do dia um banner de 125×125 ao lado de mais 5 banners deste género num qualquer blog ou site, por melhor que o teu gráfico seja não cria o impacto que eu procurava.

Apesar de desejar poder dizer que tive a ideia do “takeover” a verdade é que já tinha visto isto em outros sites famosos. Por exemplo no dia do lançamento do filme Spiderman 3 o site da orange.co.uk levou com um takeover. Por todo o lado podíamos ver o Spiderman. Ao lembrar-me desse exemplo, decidi que queria criar um takeover.

O passo seguinte foi decidir que site/preço/gráficos. O site, sim eu sei que se calhar o site do tolnetwork não é a melhor solução para um takeover para o PTBluff. Muitos de vocês podem não estar interessados em Poker e muitos de vocês não vão clickar nos meus links de afiliados, mesmo que queiram jogar Poker acredito que muitos abrem uma janela aparte, talvez porque já conhecemos os truques.

Mesmo assim escolhi o tolnetwork por varias razões e vou ser brutalmente honesto: gosto do site, de todos os 100000 sites de fazer “dinheiro online”, para mim o tolnetwork é um dos mais sérios, e com artigos bastante bons.

Este mês a campanha de publicidade que delineei para o PTbluff tentava captar leitores destes sites com “outra maneira de fazer dinheiro online“, muitos de vos podem ter notado que apesar de o takeover ter sido no tolnetwork houve bastantes sites ao mesmo tempo nos quais eu comprei publicidade.

Pensei que ao fazer uma parceria deste género muito dos outros sites do mesmo tema “fazer dinheiro online” iriam falar do que se tinha passado no tolnetwork, por ser inovador e por ser outra maneira de fazer dinheiro online.

De seguida contactei o Rui e falei do meu plano, posso dizer que trabalhar com o Rui foi uma experiência bastante boa e que só por isso valeu a pena. O Rui gostou da ideia e ajudou a concretizar, apesar de eu ter feito os gráficos e o layout foi o Rui que fez as modificações todas e que perdeu tempo a escrever artigos bons para atrair o maior número de pessoas. Discutimos datas, a melhor altura para a acção para ambos e andamos com o projecto para a frente.

Resultados:

Posso dizer que os resultados foram positivos, tive mais ou menos o impacto que desejava. Em termos de visitantes posso dizer que tive mais visitantes nestes três dias que 4 semanas de publicidade no adtoll espalhados em 15 websites diferentes.

Ao nível de registos no site em qual eu faço publicidade tive 8 conversões. Aqui esperava muito menos, mas também tive visitantes normais na mesma altura.

Em termos de referências de outros sites e de falarem do assunto foi um fracasso, o que achei estranho. Quantos e quantos blogs deste tema, assim que sai um novo formato de publicidade (125*125 / peel ads) dedicam um post inteiro para falarem e discutirem o novo formato. Mas a verdade é que não resultou, não vi nenhum site a falar do “takeover” e sou sincero fiquei um pouco triste, mas também imagino as razões pelas quais ninguém “disse” nada, talvez as mesmas de não clicarem nos links de afiliados.

Eu podia escrever este artigo sem tocar neste ponto, mas a razão pelo qual falei é simples. Também tenho a minha network de websites como muitos de vós, e vou vos falar como “um gajo da mesma profissão”, e acho que um takeover pode ser um método de publicidade bastante bom. Tanto para nós (webmasters) como para a pessoas/empresas que estãp a fazer a publicidade.

Para webmasters um takeover envolve um pouco mais de trabalho mas também pressupõe um preço mais caro que um tipico 125×125. Não vou falar em preços pois acho que cada um põem o preço que acha que um takeover pode ter em determinado blog. Aqui vou também esperar pelo artigo do Rui para ver o que ele achou. Para a entidade que faz a publicidade acho que rende também muito bem. O que preferem 3 dias com bastante visitas ou 4 semanas com 1 visita por dia? Não vou dizer quanto paguei pois acho que nem eu nem o Rui temos nada a ganhar com isso.

Eu testei o adtoll e comprei publicidade em 15 sites (não vou dizer os sites) e os resultados por mais que vos surpreenda não atingem o mesmo que o takeover.

Posso dizer que eu já “queimei” o PTBluff, agora cada vez que contacto um webmaster para fazer um takeover, ou reviews, assim que sabem que o site é o PTBluff o preço sobe em flecha! Só por ter feito o takeover ao tolnetwork, mesmo quando o valor que pedem não é nada razoável. Acho que o pensamento que tem é “se tens dinheiro para um takeover no tolnetwork, aqui também vai ser caro”. Acho que para o Rui isto é um sinal bastante bom, mostra o valor do seu site, mas para mim ehehehehe lixei-me!

Conclusão: Adorei a experiência, repetia na boa outra vez, e só gostava que os webmasters começassem a ter a opção do takeover disponível para publicitar e desta vez nem precissam de falar do tolnetwork ou do ptbluff.

Um abraço para todos.

João

subscreve os comentários

Existem 11 comentários neste artigo

  1. leite diz:

    Viva João, excelente iniciativa, como disseste e muito bem ser o primeiro a fazer algo de diferente é extremamente bom . Pelo o impacto que teve neste blog assim como o impacto que deveria ter noutros blogs.
    Acho “engraçado” certos blogs subirem em flexa os preços, ou é pela razão que mencionaste, ou então não têm qualquer noção dos preços correctos, por falar nisso fico a aguardar um artigo que o rui prometeu 🙂
    João bons jogos de Poker

  2. Rui Augusto diz:

    ainda ia publicar hoje, mas nao tive tempo de acabar…

  3. P.A. diz:

    Não acredito neste tipo de publicidade muito sinceramente, como autor e também leitor de blogs acho desprezivel e assim que vejo algo do género saio logo. Não é tão raro como dizes este tipo de iniciativa, os blogues em inglês (os mais pequenos) fazem-no bastante e vejo isto muitas vezes. Acho que descaracteriza totalmente o blog e era algo que nunca faria no meu blog pois sei que os meus leitores de certeza que não iam gostar e ia notar uma redução das pageviews certamente, pois os leitores ao entrarem no blog gostam de vir “ao meu blog” e não ao “meu blog com desenhos do Pokernãoseiquê” até porque deixam de se sentir em casa.

    Claro que para os pequenos bloggers que só pensam em ganhar dinheiro isto é excelente! “Ah e tal pago -te uma pipa de massa pa me deixares pintar o teu blog com os meus desenhos ridiculos!” Claro que ficam todos contentes…o que é certo é que não vêm a engadget ou gizmodo a fazer isso mas ok! Good luck with that…

    Rui leio o teu blog semanalmente e não esperava isto…descaracterizaste o blog completamente e pelos vistos o João Parreira não conseguiu linkbaiting nenhum com isto (que pelos vistos era o seu objectivo) “Em termos de referências de outros sites (…) foi um fracasso, o que achei estranho (..) fiquei um pouco triste”

    Não costumo comentar em blogs mas desta vez achei necessário porque não entendo o porquê de tanto alarido em torno de algo que para mim só cheira a carnaval…it´s your call anyway.

    Rui desculpa lá o comentário tamanho XL,

    Cumprimentos aos restantes leitores.

    P.A.

  4. Vasco diz:

    Aquela parte de outros não terem falado do takeover é estranho porque quando é o Custodio a falar num novo tipo de PUB, quase todos os meus outros RSS dessa área falam do mesmo, o próprio custodio podia ter falado do tema…

    Mas também se o teu objectivo era esse podias ter dito ao Rui para focar mais esse aspecto no post do dia do takeover…

    Talvez com este post outros blogers falem do evento que na minha opinião foi bastante positivo.

  5. Rui Augusto diz:

    O objectivo do João, nunca foi o linkbaiting, ele apenas acho essa seria uma das consequencias. O objectivo eram visitas, reconhecimento da marca e conversões pelo sistema de afiliados que usa. Esses objectivos foram conseguidos.

    A campanha era “outra forma de ganhar dinheiro online” e por isso não está fora do contexto a meu ver de uma das componentes faladas aqui no tolnetwork.com.

    P.A os comentarios grandes não tem porque terminar com pedido de desculpa! Embora não considere que os desenhos fossem ridiculos, que o blog estava descaracterizado e que o objectivo dos bloggers pequenos é ganhar dinheiro a qualquer custo, respeito a opinião.

  6. Já manifestei anteriormente a minha opinião neste assunto e mantenho-a – continuo a achar o Takeover como uma forma paga de descaracterizar completamente o site.

    Claro que o Rui pode argumentar que tudo serviu de certa forma para mostrar aos leitores uma outra forma de ganhar dinheiro – o que é lícito e além disso é verdade.

    Por outro lado, pergunto-te ironicamente qual seria o preço para andares vestido de cima abaixo pela rua com o logotipo do InternetGanharDinheiro! – claro que isto seria para mostrar uma outra forma de publicidade! E uma outra forma de ganhar dinheiro!!!

    Rui, estás de parabéns pela tua coragem e, como leitor, agradeço-te o facto de me mostrares um takeover, mas se me perguntasses se seria capaz de fazer isso num blog meu, eu responder-te-ia “Não, obrigado!”.

    Mas isso é como ‘diz o outro’ – Cada blog é de cada um! 😉

    Abraço e, mais uma vez, parabéns pela iniciativa!

  7. Rui Augusto diz:

    Postas as coisas nesse patamar:

    O Figo também é pago para andar vestido de certa forma…os jogadores de futebol também aparecem com boné com determinado logotipo, etc

    Não é só no desporto, os actores da série CSI também vestem Sacoor Brothers e são pagos por isso. Em qualquer programa de televisão há patrocinios para a roupa que as pessoas vestem…

    Se me fizeres a proposta para andar com o logotipo do internetganhardinheiro, avaliarei a proposta, e se gostar do logotipo, porque não? não vou obviamente chegar ao ponto de tatuar um url no corpo como muitos já fizeram!

    Perguntas-me se andaria com publicidade no carro? posso confirmar que vou andar durante 7 dias num Smart alugado a 1€/dia…interessante não?

    O objectivo do takeover é mudar uma das faces visiveis do blog, o conteudo, esse fica o mesmo, se lerem no RSS a qualidade que o blog tem mantém-se. Não acho que é por ser uma forma paga de publicidade, tenha que ser vista como indigna, ou menos purista do que a venda de 9 ou 12 banners 125×125.

    Quando mudar brevemente o design do blog também vão achar que o blog vai ficar descaracterizado?

  8. Sérgio Silva diz:

    Tens razão no que dizes. O pessoal não anda atento.

  9. Flieger diz:

    Tal como já tinha dito ao Rui, esta iniciativa surpreendeu-me, pela positiva claro. Muitos falam de descaracterização…mas não compreendo o porquê.

    Esta iniciativa foi de certa forma pré-anuncia e no momento em que foi exposta, foi desde logo devidamente explicada. A manobra até decorreu de uma forma bastante amigável para o utilizador regular do tolnetwork, não tendo surgido grandes alterações ao nível do esquema de cores.

    Já agora, conheço bastantes blogs que ficariam bem mais apetecíveis de visitar se fossem “descaracterizados” desta forma.

    Um iniciativa a ter em conta para uma qualquer projecto que tenha também por objectivo a rentabilização.

  10. Pascoa diz:

    eu fiz referencia a este assunto no meu blog no dia 22.
    http://www.pascoa.org/negocio-da-venda-do-tema-do-blog/
    e até estou em 1º no google.pt para a pesquisa:
    vender tema do blog.

  11. Rui Augusto diz:

    Sim dei conta disso

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com