artigo publicado

WordPress como plataforma de CMS 15

Out 12

O WordPress é actualmente a minha plataforma preferida para implementar novos sites. Existem vários artigos que explicam as vantagens e desvantagens do wordpress como plataforma de CMS, publiquei aqui até uma excelente lista sobre 48 formas diferentes de usar o WordPress.

Creio, alias, que não tenho feito nada nos últimos tempos que não envolva o WordPress ou o script BANS. Como grandes vantagens destaco a quantidade de plugins que podem ser utilizados, a variedade de templates, a optimização para motores de pesquisa, a existência de um painel de administração funcional e o facto de não necessitar de estar em casa para actualizar o site.

Quando comecei a fazer sites, há mais de 8 anos, pouco sabia e cometi vários erros pelo caminho. É certo que muita coisa mudou desde então, principalmente motivadas pela Web 2.0 e pelo Google. Por isso a minha primeira versão do tuning.online.pt era muito básica. Com o tempo foi evoluindo e tive que implementar diversos scripts para algumas das funcionalidades do site.

Um dos scripts que estava a usar e que na altura me facilitou muita coisa foi o cutenews. Com ele podia através de um painel de controlo actualizar as notícias do site. Este script não evoluiu quase nada e hoje em dia faltam-lhe muitas funcionalidades. Também não podia aproveitar uma série de recursos e vantagens que um script como o wordpress me poderia proporcionar neste caso. Mas a decisão de mudar não era simples, não é por acaso que tinha cerca de 900 notícias publicadas desde o ano 2000. Contudo esses conteúdos, que são uma das partes mais dinâmicas do tuning.online.pt, não estavam correctamente indexados.

notícias tuning

Decidi por isso migrar a secção de notícias tuning para a plataforma WordPress. O primeiro requisito teria que ser um theme idêntico ao do resto do site. O Rui Castro entrou em acção e codificou o theme, com base no meu css. Depois foi necessário migrar conteúdos. Esta era a parte mais difícil e trabalhosa, pois é preciso adicionar funcionalidades e campos como TAGs, código Adsense, categorias, etc. Até ao momento migrei todo o ano 2008. Os outros vão se seguir nos próximos dias.

Mas esta alteração tem ainda outras vantagens. A indexação de conteúdos, o facto de ter cada notícia no seu url e este ser amigável, vai aumentar o número de páginas indexadas. A utilização do All-in-one SEO plugin, do Google XML Sitemaps, etc facilitam isso. Mas há mais. As notícias podem agora pingar o Google Blogsearch e o Technorati, assim como outros serviços de indexação de blogs. Aproveitei e adicionei serviços como a possibilidade de os utilizadores subscreverem por email as notícias.

Mas toda a parte funcional também saiu melhorada. A pesquisa, por categoria, temporal ou palavra-chave também é uma mais-valia para o utilizador.

Off-topic: aconselho a verem o tuning no VW Scirocco construido em Portugal, por parte do preparador Oettinger ou então o Klemmann Black series, que tem por base um AMG!

Ainda tenho muito trabalho pela frente, mas acredito que o resultado vai ser bom e brevemente conseguirei um aumento nas visitas tanto provenientes de motores de pesquisa como referals. Bravemente darei a conhecer também outro projecto em que o WordPress é utilizado de forma diferente. E vocês estão agarrados ao formato blog ou usam o WordPress como CMS?

subscreve os comentários

Existem 15 comentários neste artigo

  1. Nuno diz:

    Realmente o WordPress é uma maravilha. Utilizo-o como plataforma e blog.

    A actualização do tuning.online é bem vista. Mas acho que ainda te falta uma coisa no teu site, videos. Se quiseres posso te dar umas ideias.

    Rui gostava de te perguntar se existe alguma incompatibilidade nos fornecedores de jogos, alguém exige exclusividade?

  2. exit diz:

    Olá Rui, falas-te da complexidade da passar do cutenews para o wordpress, quem já fez a conversão diz que o convertor funciona muito bem, sem qualquer problema e é simples de usar, pelo menos nas opiniões que já li!

    Não sei se estás a usar este, mas de qualquer forma deixo aqui o link.

    http://wordpress.org/extend/plugins/other-ext-wp/

    Abraço,

  3. Rui Augusto diz:

    Nuno, tenho uma secção um pouco modesta de videos, que não divulgo muito. Ou disponibilizo links quando quero divulgar alguns meus. A divulgação normalmente faz-se no forum. Mas estou aberto a novas ideias.

    Sobre os jogos creio não haver problema, quando não se podem usar, os fornecedores implementam mecanismos para não ser possível visualizar os jogos noutros sites.

    Exit: excelente dica, não conhecia e vou olhar para as funcionalidades, se bem que no meu caso usei sempre codigo html na short news e o texto está completo na full news, e obriga-me sempre a alguma acção, mas nunca se sabe, vou ver. Obrigado.

  4. Nuno diz:

    Rui existem várias hipoteses.

    Começo pela mais fácil:
    Como tens muitas fotos de tuning, fazes vários slides shows, sempre com referência ao teu site. O Youtube está cheio destes filmes.

    Com qualquer camara de miniDV podes fazer filmes simples do antes e depois das operações de tuning.
    Tu sabes até melhor do que eu onde os podes pôr.
    A ideia é ter sempre o tal PRODUZIDO POR.

    Nas concentrações também se podem fazer filmes e com duração curta, tipo os arranques ou mesmo quando os carros estão exposição, uma voltinha ao carro e já está.
    O que achas?

  5. Nuno diz:

    Baralhei-me um bocadinho e acabei por te dar ideias para promoveres o teu site e não para colocares no site, por isso aqui vai:

    Como reparar fibra de vidro
    Como aplicar betume
    Técnicas de pintura,etc

    Estes videos são mais trabalhosos.

  6. Cesar diz:

    Rui,se algum dia ganhar o euromilhões garanto-te que mando vir o novo Scirocco para ti. Já vi que ficas-te doido com o carro 🙂

  7. Rui Augusto diz:

    nuno já filmei mas é trabalho a mais…tenho alguns filmes:

    Entretanto tenho uma camara de filmar para o meu carro, para fazer filmes dentro, fora, etc, aqui estão os detalhes:

    Cesar, ok fico a aguardar…tens tido sorte com os premios, nunca se sabe…

  8. Nuno diz:

    A camera é boa só falta utilizá-la!

    Aluga um Porche fazes logo 6 ou 7 filmes e ainda te divertes.

    Gostei dos filmes mas eles dificilmente te trazem visitantes, não tens nenhuma referência ao teu site. Na página tuningnews não tem também qualquer indicação ao teu site!

  9. Rui Augusto diz:

    Nuno, eventualmente, tudo me leva a poder utilizar o wordpress para a divulgação de videos. Com o mesmo tema e os plugins de videos fica impecável.

  10. Daniel diz:

    boas
    sera que me podes dizer como fazes a troca de AlertPay para PayPal???

  11. bfms diz:

    Boas Rui, tudo bem?
    Gostei de ler esta novidade, muito bom.
    Quanto ao WordPress para já é o meu favorito também como plataforma para blog como para CMS.
    Este permite-nos modificar de tal maneira o template e o conteúdo do site que podemos ter um portal e as pessoas pensarem que este foi programado em backoffice etc eheh

    Já agora dá uma espreitadela ao meu mais recente trabalho em WP: http://www.maisacores.com

    Fiz o template dessa maneira mas sinceramente poderia ter colocado os conteúdos de outra forma, mas assim também parece-me bem.

    Cumprimentos
    bfms – PDL

  12. Rui Augusto diz:

    Ja tinha visto o teu portal, está muito bom….tens que corrigir uns links no footer.

  13. bfms diz:

    Exacto, vou já tratar disso xD
    Obrigado 😉

  14. Fernando Simões diz:

    Boas, Rui tal como te tinha dito, tinha uma questão para colocar que é a seguinte: na dinheiropedia.com usas algum plugin especial para gerir as contribuições dos autores e o modo como os conteúdos são apresentados? Por exemplo a primeira página está em formato de directoria de categorias.

  15. Fernando, se seguires o link do footer do tema dinheiropedia, vais ter acesso a um site onde tem o theme e os plugins necessarios para configurar assim o wordpress nesse formato. Se depois estiveres interessado posso indicar todos os plugins que estão em uso.

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com