artigo publicado

9 anos online 11

Passado o mês de Abril, não queria deixar passar a data sem lembrar que foi há cerca de 9 anos que iniciei o meu primeiro site. Na altura não fazia a mínima ideia que estaria aqui 9 anos depois e que o site teria o crescimento e visibilidade que teve.

Comecei sem saber nada sobre as praticas para o desenvolvimento de sites, sem saber nada sobre optimização para motores de pesquisa ou sobre a rentabilização de sites. Lamento agora não ter investigado mais sobre estes assuntos mais cedo, ou ter feito mais cedo algumas alterações.

Muitas coisas mudaram desde então, nomeadamente: Mais concorrência, mais métodos para rentabilizar os sites, mais tráfego, maior necessidade de estar por dentro das directivas do Google, mais redes sociais, etc.

O sucesso, penso com este site ficou devido essencialmente aos seguintes factores:

  • Conteúdos de qualidade produzidos por mim e pelos utilizadores do fórum
  • Actualizações constantes e muito frequentes
  • Várias actividades offline que ajudaram a promover o site e o sentido de comunidade dos seus utilizadores
  • Capacidade de receber tráfego e novos utilizadores através dos motores de pesquisa.

Não fiz as contas a quanto tempo da minha vida passei a desenvolver e a trabalhar no tuning.online.pt mas certamente foi muito, apesar de ter sido sempre nos tempos livres. O site sobreviveu melhor que outras iniciativas da imprensa escrita e que outros projectos com a mesma temática.

A falta de legislação sobre a alteração dos automóveis e a proliferação de fóruns sobre automóveis, muitos mono-marcas, foram essencialmente as duas condicionantes maiores em termos de tráfego. No entanto o mês de Abril de 2009 foi eventualmente o mês com maior tráfego, com mais de 420000 visitantes únicos a acederem ao conteúdo do site.

subscreve os comentários

Existem 11 comentários neste artigo

  1. ricardo diz:

    Parabéns!
    O tempo passa a correr.

  2. Andre Dias diz:

    Boa tarde. Antes de mais deixe-me felicita-lo pela longevidade. Voce é já um dinossauro da internet. Acompanho este seu blog regularmente e recentemente surgiu-me uma duvida que não consigo obter resposta.
    Vamos supor que insiro um blog num directorio e esse link do directorio fica indexado por exemplo na segunda pagina do google. Será que esse resultado tem possibilidades de subir nos motores de pesquisa fazendo uma campanha de linkbuilding?
    Obrigado.

  3. Rui Augusto diz:

    Olá Andre, o que pretende, se bem percebi é subir nos rankings a pagina do directório certo? Neste caso sim, é possível através do linkbuilding para essa página específica e com a escolha certa das keywords no anchor text. O dono da directoria vai agradecer, mas se calhar facilmente vai obter mais tráfego para o seu site, uma vez que estas páginas individuais dos directórios não são promovidas directamente. Uma directoria que consegue bons resultados é o mundopt, estamos a falar da mesma?

  4. Andre Dias diz:

    Muito obrigado pelo esclarecimento… Sem duvida, o mundopt consegue exelentes posicionamentos nos motores de busca. Concordo consigo quando diz que o ideal seria linkbuilding directamente para paginas do site mas ás vezes estas ficam a kilometros de distancia dos resultados de determinadas directorias e outros sites de submissao de conteudos.
    Suponho que esta tecnica resulte tambem com outro tipo de sites como, redes socias como linkk, ou dihitt, ou directorias de blogs como blogcatalog…?!

  5. Também funciona para redes sociais, mas uma coisa que tem que garantir primeiro é que recebe tráfego dessas páginas, pois é a única forma mais directa de ganhar alguma coisa com isso.

  6. custodio diz:

    Rui, parabens pelos nove anos. Eu comecei 4/5 depois de ti.

    Parabens também por teres começado e construido um forum de tanto sucesso.

  7. Andre Dias diz:

    Olá Rui… Utilizei essa tecnica para uma pagina que tinha indexada na segunda pagina do google no directorio mundopt. Enviei links para sites de bookmarking com o texto ancora e a pagina desapareceu dos motores de pesquisa…
    Parece que nao funcionou muito bem…

  8. André, eventualmente podem ter acontecido algumas das seguintes coisas:

    1. A concorrência também não está parada. Podem ter conseguido posicionar melhor as suas páginas em relação a essa do mundopt. A grande diferença poderá ser que é mais fácil uma pequena mudança num site específico tenha melhor posicionamento do que um site autoritativo, mas que é genérico nos temas que aborda.

    2. Outra coisa que pode ter acontecido é teres usado sempre o mesmo texto ancora ao submeter a página, neste caso o google pode penalizar por causa disso.

  9. Mix_93 diz:

    Parabéns, e que venham muitos mais. Sempre com qualidade, rigor e lucro(claro).

  10. Fábio diz:

    Realmente o tempo passa, ainda me lembro de meu primeiro site no geocities, usando recursos simples, linguagem html com alguns efeitos java script que achava o máximo.

    Agora administro site com mais de 5 mil visitantes unicos por dia, usando banco de dados, linguagem dinâmicas e cada vez mais implementando soluções melhores.

    Parabéns pelo crescimento cara, é aplique sempre qualidade ao seu blog, pois só assim nao apenas terá tráfego e sim visitantes constantes.

  11. […] há um ano escrevia um artigo 9 anos online, faz mais sentido fazer referência este ano aos 10 anos do tuning.online.pt. A data é mais […]

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com