artigo publicado

Coworking 7

Não escrevi nada no seguimento do 2º Ignite Portugal que se realizou no Porto, no The Hub. Espero que pelo menos alguns dos vídeos fiquem online brevemente. Vou tentar voltar estar em próximos eventos que se realizem no Porto, porque em pouco mais de 2 horas podemos assistir a várias apresentações de qualidade e que nos podem inspirar.

O formato é muito bom (20 slides de 15s cada num total de 5min no máximo). É incrível como em 5 min se podem fazer apresentações tão ricas e ser sucinto ao mesmo tempo que se transmite uma ideia, uma paixão num tempo tão limitado. Aliás o formato é tão bom que há empresas que o tentam implementar internamente, porque aumenta a produtividade em eventos deste tipo. Ninguém se cansa de uma apresentação, porque a outra entra logo de seguida. Quando são boas, parece que demoram mais de 5min.

Mas queria focar hoje no espaço onde decorreu o evento, o The HUB. O tema é interessante porque surge no seguimento de um guest post meu no dinheirooportunidade e de um comentário do Miguel do Poupa e Ganha nesse post. Alias não queria deixar passar a oportunidade de mais uma vez dar os parabéns ao Miguel porque a partir do seu blog foi convidado para publicar um livro – Poupar e ganhar 225 dicas.

Mas voltando ao tema, o The Hub é um espaço de coworking, onde as pessoas podem alavancar ideias e projectos e arrancar para implementações dessas ideias com o apoio de pessoas com competências em diversas áreas. Muitas pessoas, apesar de terem boas e grandes ideias, bons e grandes projectos, não encontram os instrumentos que lhes permitam arrancar com os mesmos. O Hub é o local onde ideias, inovação, conhecimento, criatividade e espírito empreendedor, poderão crescer, pois disponibiliza a tecnologia e as redes necessárias.

Os membros do Hub Porto poderão desfrutar do privilégio de trabalharem num espaço que lhes permite estar em permanente contacto com outros empreendedores e organizações, usufruindo de salas de reunião, espaço para eventos, salas de formação, bar/café e da programação mensal do próprio Hub. Mediante a aquisição de um pacote de horas, as pessoas podem ter acesso a hot desks e usa-las para o seu trabalho. Para quem trabalha sozinho em casa, trabalhar num espaço destes, além de muito mais barato do que ter um escritório, é muito mais produtivo.

Normalmente, quem trabalha em casa de forma independente, por ex um blogger ou webmaster a tempo inteiro, sobre de um mal: o isolamento. Coworking é união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando de forma independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas com talento, iniciativa e espírito de partilha dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de idéias e experiências que leva a resultados melhores.

Este tipo de espaço de coworking – como o The Hub – é diferente de uma Incubadora de startups ou um centro de negócios, pois normalmente a estes falta-lhes os principais aspectos: o social, o colaborativo e o informal.

Existem espaços destes em muitas outras cidades do mundo, em especial o The Hub está presente também em São Paulo – Brasil.

Achei o conceito bastante interessante, principalmente para os que já trabalham sozinhos em casa ou para os empreendedores que pretendem iniciar algum tipo de projecto e precisam de apoio.

subscreve os comentários

Existem 7 comentários neste artigo

  1. Miguel diz:

    Muito obrigado pela referência! 🙂

    Incrível, não fazia ideia que existiam espaços como esse “Hub Porto”!
    Esse conceito torna tudo mais simples… só o facto de nos podermos dedicar ao nosso projecto e ao mesmo tempo socializar… excelente!

  2. César diz:

    Tomei conhecimento do coworking há algum tempo atrás através do André Ribeirinho e é sem dúvida um conceito bastante interessante.

    Se alguém quiser ler mais um pouco sobre o assunto tem aqui uma entrevista interessante :

  3. Miguel, pelo que percebi, até na área de publicar livros eles podem ajudar pois têm uma pessoa com experiência nessa área.

  4. Ricardo diz:

    Infelizmente não pude ir ao Ignite por várias razões pessoais, no entanto, por coincidência ou não acabei por ler alguns artigos sobre o Hub Porto, e tenho a dizer que nesta altura, recém-desempregado, estou seriamente a pensar voltar às lides das “internetes” e sem dúvida que este espaço iria suprir, a meu ver, os principais problemas provenientes dessa opção: trabalhar no meu quarto/isolamento!
    Os preços não me parecem exagerados, pelos vistos inclui ligação à net, e a localização é muito muito boa.
    Esta é sem dúvida uma das alternativas que mais me agradam. Só é pena haverem mais 😀

  5. STINGER_ diz:

    Cheguei a ver 1 vídeo duma apresentação em 5 minutos, e de facto é bastante interessante.

    Consegue-se absorver toda informação em 5 minutos, do que se a mesma informação fosse divulgada numa hora.

  6. Hub Porto diz:

    Obrigada Rui, pela divulgação do espaço. É um estímulo que nos motiva a fazer mais e melhor!

  7. O conceito é muito interessante mesmo. Eu comecei a trabalhar em um outro que existe em São Paulo, o Pto de Contato (http://www.ptodecontato.com.br). O ambiente é super clean e o pessoal é nota 10!

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com