artigo publicado

Novo design e funcionalidades 18

No final do concurso Problogger, no ano passado estava decidido a melhorar o blog. Uma das coisas que tinha previstas era a utilização de um theme WordPress que fosse único e feito à medida do que eu pretendia para o tolnetwork.

Por várias razões isso nunca aconteceu e dei sempre prioridade a outros projectos. Como tenho agora mais material para novos conteúdos e pretendo voltar a colocar conteúdos com mais frequência, resolvi mudar todo o aspecto e funcionalidades do blog, adaptando-o também a novas tendências que se verificam na área do design de blogs.

Contudo não optei pelo design único, que eventualmente seria entregue ao Rui da Web2themes e meti mãos à obra. Escolhi como ponto de partida o FREEmium, um dos themes WordPress gratuitos que mais gosto actualmente. Algumas das características do FREEmium são:

  • XHTML 1.0 Transitional
  • menu jQuery
  • suporte para submissão rápida para redes sociais e sites web2.0
  • suporte para plugin flickrRSS
  • threaded comments support
  • suporte para subscrição feedBurner por email
  • vários espaços para banners de publicidade
  • 2 sidebars prontas para utilizar widget
  • gratuito para usar e customizar

No entanto tive necessidade de fazer algumas alterações e customizar o theme com alguns plugins e funcionalidades novas. Uma das primeiras coisas foi adaptar o tamanho da área dos posts para a dimensão que melhor se adaptava às imagens que já colocava anteriormente no blog, com 468px de largura.

Foram alteradas as cores, e dimensões das sidebars mas também traduzida a template para Português. O próprio WordPress ainda estava a utilizar a linguagem default. Foi alterado o footer (que ainda não está totalmente do meu agrado) apresentando um resumo da página sobre o blog, com botões para acesso a alguns dos perfis que tenho criados em sites como twitter, digg ou dihitt por ex.

novodesign3

A parte dos comentários também foi melhorada, com o recurso a gravatars, suportados de base e a adição de um plugin como o comment info tip. Também é mostrada na sidebar informação sobre os utilizadores mais activos nos comentários em determinado período, fomentando assim a uma participação maior. Os comentários recentes também têm um lugar de destaque no blog e é mais visível agora a opção de subscrever os comentários.

novodesign2

Dei maior destaque a determinados conteúdos que considero mais importantes ou que são mais populares. Foi acrescentada a página do dinheiro onde faço uma descrição dos principais sistemas que utilizo para rentabilizar os sites e blogs (alguns obviamente com links de afiliados). Também fiz uma revisão e actualização de algumas das páginas disponível no blog. Ainda pendente fica a revisão das categorias e aplicação de novas tags em todos os artigos.

Outra alteração que aconteceu pelo menos para os artigos mais recentes, é que passo a colocar sempre uma imagem para dar destaque ilustrando o artigo ou para o classificar dentro de determinado contexto. Acredito que o SEO está a mudar e não chega escrever conteúdos de qualidade. É necessário cativar rapidamente os utilizadores e mantê-los no site mais tempos, sempre que vêm de motores de pesquisa. A utilização de outros tipos de conteúdos é assim cada vez mais importante.

Os principais plugins que usava ou passei a usar são(lista não exaustiva):

Ainda há muito trabalho pela frente, mas pretendi disponibilizar logo esta nova versão, até porque algumas coisas estavam um pouco desformatadas. Mais uma vez utilizei um plugin chamado theme test drive, para poder aceder a todas as funcionalidades e novo design sem ter que colocar o theme disponível para todos.

Entretanto gostaria de vos convidar a deixar um comentário, a testar os botões de submissão automática e a navegar pelo blog.

subscreve os comentários

Existem 18 comentários neste artigo

  1. César diz:

    Só tenho uma coisa a dizer. EXCELENTE !!!

    Agora sim digno de alguém que já anda nisto há muitos anos.

    Parabéns pela grande mudança 😀

  2. bfms diz:

    Gosto bastante 🙂 Parabéns!

  3. joliveira diz:

    Boa escolha de tema!
    A imagem do feed lá em cima à direita não aparece, sugiro ainda a tradução da pesquisa… “Search”

  4. asturmas diz:

    Boa sorte com o novo desing 🙂

  5. custodio diz:

    Boas Rui,

    O design está agradável. E adaptado às novas, e sempre em constante mudança, tendências no design de blogs. Agora ficaste com o design mais moderno que o meu 🙂

    Algo que reparei agora, é que a cor da fonte nos comentários é capaz de ser um pouco clara de mais.

  6. Obrigado pelo contributo. A cor dos comentários estava na lista de coisas a alterar. Sobre a imagem do feedburner, hoje à tarde tive problemas mas aqui em casa vejo perfeitamente.

  7. Alex diz:

    Agradável surpresa, tá muito bom, simples, discreto, intuitivo. Parabéns Rui.

  8. Andre Dias diz:

    Parabens pelo design Rui. Gosto bastante. Estava passando por aqui para tirar uma duvida relacionada com o Alexa rank e este novo design surpreendeu-me. Eu não sou um conhecedor de Seo e como tal nao sei a importancia do Alexa Rank rank mas ouço muito falar dele. Ontem ao acabar de criar um blog no blogger gratuito indexei-o no google e quando fui verificar o Seo da pagina vi que tinha um Alexa Rank de 8… Isso é muito bom não é?!

  9. Parabéns Rui, ficou de facto Excelente! Muito bom mesmo!

  10. Mix_93 diz:

    Apesar de não gostar muito das corres, quando se muda é sempre para melhor.

  11. Eu utilizo esse tema tambem no meu site.

    as suas alterações ficaram muito boas!!

  12. Ficou bacano sim senhor.

  13. Boas…

    Tive para usar este tema no meu blog, mas embirrei com ele por uma alteração que não consegui levar a bom porto…

    Isto para dizer que também gosto bastante dele e que ficou 5 estrelas.

    Em relação ao retorno… Sê bem-vindo de volta (com maior frequencia). Era um dos blogs que acompanhava há uns tempos e tava a sentir a falta dele.

  14. O maior afastamento está relacionado com um dos artigos que já publiquei aqui: http://www.tolnetwork.com/2008/o-que-fazer-em-tempo-de-crise/

    estive essencialmente a melhorar alguns dos meus projectos e a investir em tráfego e conteudos.

  15. joliveira diz:

    A imagem do feedburner já aparece agora.

  16. Muito porreiro, parabéns 🙂

  17. Muito fixe o theme, pessoalmente nao gosto mt do fremium mas este até tem um visual bacano 🙂

    Agora falta optimizares mais um cadinho o theme a nível de seo et voilá

  18. Mário, estas a falar das tags H1, H2, H3….já foste ver….sim não está optimizado….mas não é fácil mudar isso….por causa da forma como o theme esta feito.

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com