artigo publicado

Aprender a desenvolver Themes WordPress 4

Todos sabemos já que o WordPress é a plataforma de blogging mais utilizada no mundo, sendo também usada como Content Management System (CMS) para muitos milhares de sites. Uma das mais-valias do wordpress e que traduz uma das máximas mais antigas que me lembro relativamente ao desenvolvimento de sites, é que o conteúdo deve ser independente do design. Neste aspecto, os Themes WordPress existentes aplicam-se na perfeição. Pode-se instalar um theme novo e dar ao site um aspecto completamente diferente.

Existe por isso um mercado muito grande e ainda com enorme potencial, para quem decidir ter como negócio a construção de Themes WordPress e a sua comercialização. Apenas para referência e como forma de motivação, há autores a comercializar os seus Themes no Themeforest, que estão a ganhar mais de $25000 mensalmente.

É relativamente fácil para quem conhece um pouco de CSS e php, alterar um Theme ou até construir um de raiz. No entanto, há muito mais detalhes do próprio WordPress que nem todos dominam, e quando se quer ir para o mercado é necessário conhecer muito mais.

Neste sentido venho hoje falar de um livro que foi lançado em Agosto e que pode ajudar todos aqueles que se querem aventurar neste mundo da construção de Themes wordpress. No entanto o livro tem informação importante, também para quem quer simplesmente mudar e customizar um determinado Theme existente.

O Livro chama-se “Build your own Wicked WordPress Themes”. Este livro foi lançado pelo Sitepoint e foi-me oferecido pela Lisa, que foi responsável pela coordenação do projecto editorial. O Sitepoint, para quem não conhece está em 830º lugar na lista dos sites mais visitados do mundo e disponibiliza conteúdo de qualidade principalmente nas várias áreas de desenvolvimento Web, programação, design, SEO e muito mais. O site publica também vários livros com conteúdos nestas áreas.

Este livro está bastante completo e aborda todos os temas que vão desde o planeamento do Theme, os detalhes do design, a utilização de frameworks, os Widgets, as várias opções do design, construção avançada de Themes, até à sua comercialização ou disponibilização à comunidade.

O livro cobre bastantes detalhes importantes, quer ao nível do planeamento, abordando vários conceitos interessantes que facilitam e melhoram o resultado final, até ao design em que todos os elementos são abordados. Os vários tipos de layouts para Themes são abordados, assim como as suas funcionalidades. Todos os exemplos são completados através de vários exemplos. Todos os componentes de um Theme são abordados, desde o Header ao footer, passando pelo Loop, até aos comentários e Widgets.

Os dois capítulos que considero mais importantes e que eventualmente são os que haverá menos documentação, são os dois capítulos finais. Em Theme Options, mostra-se como construir um painel de administração para o theme, a utilização de shortcodes, utilização de templates específicas e também de diferentes esquemas de cores. Estas funcionalidades darão sem dúvida mais opções a quem procura um Theme, permitindo ao utilizador controlar facilmente muitos dos elementos e configuração do layout.

O último capítulo, “Selling your theme” aborda diversos assuntos como a licença GPL, a questão do suporte e documentação, os testes, etc. São também dadas dicas sobre o que faz um Theme vender. Mostra também as diversas formas como o Theme pode ser comercializado e promovido.

É assim um manual excelente para quem se quiser aventurar nesta área. Tal como já disse, o potencial deste mercado é enorme, e quem conseguir entrar neste mercado pode ter o futuro assegurado, com um rendimento que terá tendência a crescer e com a possibilidade de o rendimentos entrarem automaticamente. Tudo isto com um trabalho que pode ser aliciante e interessante.

Por outro lado, o livro é igualmente interessante para quem quiser melhorar o theme do seu blog ou até encomendar um trabalho a um webdesigner, abrindo as portas para o pedido dos requisitos correctos.

O livro está disponível em formato impresso ou formato digital. Podem também receber um capítulo de exemplo de forma gratuita. Depois de este livro me ter chamado à atenção, dei também uma vista de olhos nos livros editados pelo Sitepoint e há sem dúvida outros que parecem interessantes.

Brevemente vou também aqui mostrar alguns detalhes do theme que desenvolvi juntamente com um designer wordpress.

subscreve os comentários

Existem 4 comentários neste artigo

  1. Joliveira diz:

    Uma boa sugestão , obrigado.

    Ficamos à espera desse theme. 🙂

  2. Muito bom, onde se pode comprar este livro em Portugal?

    Abraço

  3. Pode-se comprar no link que disponibilizei, mas está igualmente disponivel noutras livrarias online.

  4. Estava a referir-me a locais offline.

    De qualquer maneira vou adquirir este livro 🙂

    Abraço

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com