artigo publicado

Evento Google Adsense em Lisboa 19

Na passada terça-feira estive presente em mais um evento do Google Adsense em Lisboa. O evento foi promovido pelo Guilherme Anjos da equipa Adsense do Brasil. Embora não tenha sido tão bom como o Google University de 2006, valeu pelo convívio e para conhecer algumas das novidades do Adsense.

Da agenda constou a apresentação do DoubleClick for Publishers (DFP) Small Business. Basicamente é uma solução que nos permite gerir toda a publicidade do nosso site, quer seja adsense, outras redes, ou venda directa. Ainda não dediquei tempo a isto, mas vou ter que o fazer brevemente.

Seguiu-se algum tempo dedicado às melhores praticas Adsense. Também não houve novidades, a não ser falar um pouco do tipo de blocos e da utilização de texto+imagens nos blocos adsense e as vantagens que isso trás. Quem lê o tolnetwork regularmente não ouviu nada de novo.

Houve depois uma sessão de optimização de sites. Aqui também nada de novo, embora se tenham repetido algumas boas práticas como a utilização do section targeting, colocação dos anúncios, etc. Aqui a única coisa que é relevante é a colocação do melhor anúncio a aparecer primeiro no código pois esse é certamente o que receberá os clicks mais elevados. Houve ainda um site de um dos participantes que foi analisado por todos.

Finalmente falou-se da nova interface do Adsense. Supostamente foi feito o opt-in a todos os presentes que brevemente poderão testar esta interface ainda em beta. Para além do aspecto mais parecido com o analyics vai permitir a visualização de relatórios mais detalhados e analises que até ao momento só eram possíveis com a utilização muito detalhada de diferentes critérios. Uma das coisas boas é que permitirá analisar tendências de ganhos de forma grafia.

Basicamente foi isto, como prémio foi ainda dado a cada um dos presentes um bilhete de lotaria com uma nota dizendo: “se a sorte não lhe bater à porta, bata à porta do Google Adsense”.

subscreve os comentários

Existem 19 comentários neste artigo

  1. gabriel diz:

    O DFP já está disponível? É possível fazer integração com TradeDoubler ou NetAffiliation?

  2. Sim, o DFP está disponível: https://www.google.com/intl/en/dfp/info/welcome.html

    Depende do que chamas integração, mas sim é possível integrar. Pensa no DFP como sendo identico ao OpenX com algumas funcionalidades mais.

  3. Portugas diz:

    para a próxima, em vez de estarem sempre a interromper com perguntas que estão nos termos de serviço e com procedimentos que todos nós temos acesso, deixem os oradores seguir sem estarem sempre a interromper com perguntas que 90% não fazem sentido, assim ganham todos mais e SEMPRE APARECE ALGUMA COISA NOVO. Lá fica mais uma anedota de PORTUGA….. Saibam se comportar e tirem proveito. Fica o barrete para quem o quiser enfiar

  4. Concordo, as perguntas feitas era básicas e perdeu-se muito tempo com coisas que não estavam relacionadas com o tema.

  5. Pedro Sanchez diz:

    Concordo plenamente! Sempre a tentar encostar o orador à parede. Perdemos muito tempo com questões inúteis e que nunca levam a lado nenhum! Um dos participantes estava indignado porque achava que os anúncios do adsense em Portugal deveriam também estar disponível para o mercado mobile quando todos nós sabemos que os visitantes que acedem aos nossos sites através dessa plataforma são inferiores a 1% !! Não há mercado, a Google não lança para Português! Ponto!
    Enfim … fomos “portuguesinhos” ….

  6. foi isso e muito mais. Mas penso que o mal disso foi o critério adoptado ou a falta dele nos convites enviados.

  7. Santora diz:

    Eu fui um dos participantes e achei o Mobile relevante. O critério dos convidados foi os melhores clientes do AdSense em Portugal (e mais alguns tristes para preencher a sala). Eu ouvi questões relevantes, se não ouviste, é porque devias estar a dormir ou não percebias. O “portuguesinho” do pedro sanchez devia ter ouvido pelo menos 6 interessados no adsense mobile. Devem ter alguma razão, pois ultrapassam os vários milhões de pageviews… 🙂 e estão no top 20 nacional do Alexa. Por curiosidade li alguns destes teus artigos e escreves que um site está a ter sucesso com 1700 e tal visitas, vives nesta realidade ou que? Esse número é uma anedota. E ponto final. Pesca é uma boa profissão 🙂

  8. Portugas diz:

    Não tem nada a ver com as pessoas, ou tem, um fato é, sempre que se dá um dedo a alguém exigem um braço e não reconhecem os limites onde devem parar. Se repararem, houve pelo menos 3 tentativas por parte do orador de tentar seguir o que estava programado, toda a gente quer esclarecer as suas dúvidas, fica um aviso para que tenham a consciência das perguntas 2+2 e na próxima deixem o evento decorrer, se têm dúvidas básicas coloquem nos fóruns e blogs, SOBRETUDO ESTUDEM OS TERMOS DO PROGRAMA, COLOQUEM AS QUESTÕES BÁSICAS e não passem uma imagem como a que passaram, pelo que percebi, estes são os editores médios altos com mais de 2.000.000 de impressões, como não devem existir muitos em PT foram alguns um pouco abaixo. Estavam lá alguns com mais de 8.000.000 de impressões, não vi nenhum destes abrir a boca.
    Um dia li que…. Se estiveres no adsense, nem aos teus familiares deves dizer senão eles vão clicar só para te ajudar… peço desculpa por não me identificar.

  9. [quote]Por curiosidade li alguns destes teus artigos e escreves que um site está a ter sucesso com 1700 e tal visitas, vives nesta realidade ou que?[/quote]
    isto é para mim?

  10. Jorge Reis diz:

    **Estavam lá alguns com mais de 8.000.000 de impressões, não vi nenhum destes abrir a boca.**

    Eu abri…

    (Desculpem mas prefiro não me identificar)

  11. Um site com 1700 visitas pode ter uma implementação de sucesso em termos de adsense. Assim como um com 50000 pode ter uma fraca implementação de Adsense.

    Não me recordo de ter feito nenhuma referência a isso. No entanto eu estou no grupo dos publishers que fazem mais de 2 milhões de impressões e já desde 2006, tendo sido já convidado para o Google University nesse ano.

    Sobre a disponibilidade dos programas para mobile, video ou games, também nunca percebi muito bem a abordagem do google Adsense em relação à localização das contas e não com a origem do tráfego. Se alguem em Portugal tem sites com tráfego nos EUA deveria poder usar o Adsense for video ou outro programa e funcionalidades lá existentes.

    houve certamente questões relevantes, como houve outras que não interessavam a ninguem ou não era aquele o fórum correcto para as colocar…

  12. Mais um Tuga diz:

    Foi com nenhuma expectativa que fui a este Evento, pois o meu primeiro pensamento foi: De certeza que vai ser um bando de miudos a fazer perguntas parvas. Fiquei surpreendido pela positiva, pois não vi miudos, mas não me enganei relativamente à 2ª parte. Só questões sem interesse absolutamente nenhum. Não sei se tentavam colocar o “Palestrante” em cheque? As perguntas sobre os temas apresentados deveriam ser apenas no fim e não interrompendo sistematicamente a apresentação. Perguntas sobre o principios básicos do adsense, deveriam ter sido feitas em privado depois do evento. Mas a culpa também foi em parte do “palestrante” que não soube orientar a audiencia. A mim não me apanham novamente a perder o meu tempo (e dinheiro) com eventos desta natureza.

  13. Tanto secretismo não percebo porquê…mas adiante.

    Quanto ao evento acho que se ficou um bocado pelo básico o que em príncipio face à audiência não se justificava. Houve algumas perguntas relevantes como as relativas à localização da conta vs serviços disponíveis. Outras (poucas) relativas ao dfp. Mas depois houve ali duas ou três pessoas que monopolizaram um bocado a palestra com questões por vezes sem nexo nenhum e muitas vezes a atacar um bocado o Guilherme… Não sei se era para mostrar que sabiam muito e que eles é que eram bons… o que sei é que aquilo às tantas parecia uma conversa de café.

    Acabou por se falar também bastante de Adwords o que acaba por fazer sentido por termos falado do DFP e neste caso (como seria de esperar) achei que o Guilherme não estava tão à vontade.

    Se voltava a ir? Voltava. Sempre conheci algumas pessoas do meio e revi outras que já conhecia.

  14. Já estou a usar a nova interface do Adsense, está realmente espectacular. Foi pena que na apresentação o Guilherme não tivesse mostrado uma conta com dados variados para mostrar as funcionalidades e capacidades de reporting…

    mais alguem já testou?

  15. Portugas diz:

    Sim, salientam-se duas coisas…..

    O valor de topo(diário) muda à meia noite, as médias não batem certo porque os valores continuam a ter hora do pacifico

  16. Segundo o Guilherme, procuraram chamar editores de diferentes perfis, para ter uma ideia mais ampla das acções do Google.

  17. Alexandre diz:

    Também assisti e notei que os big boss’s estiveram todos caladinhos e a rirem-se à parva das questões mais básicas, eu próprio coloquei uma questão um bocado óbvia mas tinha uma ideia diferente não sei bem de onde a fui buscar mas lá houve uma alma caridosa que em vez de se rir lá me respondeu e fiquei esclarecido. Às vezes pensamos que sabemos tudo e pecamos nas cenas mais básicas, e apesar de todos sabermos o básico às vezes escapa qualquer coisa.

    Tenho noção que devíamos ter debatido coisas mais importantes mas também era o primeiro evento do género vamos dar o beneficio da dúvida.

    Abraço Rui.

  18. Já testei a plataforma nos últimos dias e ao nível das novas funcionalidades agrada-me. Apenas a acho um pouco lenta no processamento dos dados, talvez mais lenta que a anterior.

    Relativamente à questão dos leilões que coloquei (se alguém estiver interessado), o Guilherme já me respondeu, informando que no valor do Adsense que vai a leilão com as publicidades das redes externas já foi descontado o revenue share.

    Cumprimentos.

  19. Obrigado vitor por partilhares.

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com