artigo publicado

Free SEO Toolkit 9

Hoje vou falar de uma ferramenta de SEO nova que foi disponibilizada pela Microsoft. Trata-se do Free SEO Toolkit, uma ferramenta grátis que analisa um website e reporta alterações que devem ser feitas num site. Esta ferramenta, se for bem utilizada permite aumentar o tráfego de um site, como resultado directo da optimização do site para os motores de pesquisa.

Com a utilização desta ferramenta o conteúdo de um site pode ser optimizado, a estrutura dos URLs pode ser revista e permite identificar e corrigir parâmetros que afectam a experiência do utilizador e a relevância para os motores de pesquisa. A ferramenta permite ainda criar sitemaps e excluir páginas da indexação. Para além da indicação das não conformidades, são dadas recomendações como corrigir essas violações.

Entre outros a ferramenta identifica: links partidos, tags em falta, conteúdo duplicado, falta de tag description, ou tag description curta, análise de keywords, falta de title tag e muito mais, podendo também serem agrupados todas as não conformidades por categorias.

Acho que é a ferramenta mais completa que pude experimentar até hoje. Tem muitas funcionalidades actuais como o suporte para Canonical urls, suporte para noindex, nofollow, etc e permite também ignorar esses parâmetros. A interface é igualmente muito funcional e permite por ex guardar relatórios e exporta-los.

A performance também é analisada através de um report cuidado de páginas mais lentas ou conteúdos de maior dimensão. Ao nível dos links indica quais as paginas com mais links e as páginas mais linkadas.

Esta ferramenta integra-se com IIS 7, mas pode facilmente ser instalada no Windows Vista. Não é compatível com o Windows XP. A ferramenta foi desenvolvida pela equipa do IIS7, e está perfeitamente integrada, podendo ser executada mesmo através das ferramentas de gestão do IIS 7. No entanto a ferramenta não se limita a fazer a análise em sites locais, pode ser especificado qualquer url.

Outro dos módulos novos que são fornecidos com o IIS 7 é um de URL rewrite, permitindo optimizar os links de forma a serem de mais fácil memorização e para os motores de pesquisa encontrarem mais facilmente. O módulo de URL rewrite é importante, pode ser que assim muitos das pessoas que desenvolvem sites dinâmicos sobre plataformas Microsoft passem a usar esta funcionalidade.

O Free SEO Toolkit é uma ferramenta bastante interessante, para não dizer fundamental, e como tem FREE no nome, ainda melhor. Seguem-se alguns tipos de recomendações de SEO conhecidas e que a ferramenta também fornece:

Place the targeted search term for the page at the front of the < title > tag. Do not use branding terms at the front of the < title > tag, because they are not directly related to the keyword for a given page.

Add an < h1 > tag to the < body > section of the page. The text in the < h1 > tag should include keywords that reflect the page content and must be between 25 and 150 characters long.

Add an ‘alt’ attribute to the < img > tag. For example: < img src='pic.gif' alt='accurate and descriptive keywords that represent the graphic' >.

Modify the < meta name="description" /> tag in the < head > section of the page to contain the actual page content description. The description must be between 25 and 150 characters long, human readable, actionable, and rich in keywords.

Review the specified canonical URLs and ensure that only the valid one is used.

Mas isto voces já sabem…Bom trabalho…

subscreve os comentários

Existem 9 comentários neste artigo

  1. Nuno diz:

    Depois de quase 1h à espera que o report chegasse ao fim. Eis que tenho esta mensagem, para um blog…

    Number os violations: 54806

    Vou testar o resto da ferramenta, mas já fiquei assustado.

  2. Normal, o site deve ser grande, mas basta por ex uma configuração de fazer override ao nofollow, ou um plugin qualquer para dar logo algo diferente.

    Notei um problema com a opção de paginação dos comentários…a pagina 1 dos comentarios esta acessível e duplicada do url do artigo…

  3. Rui, o Kit deve ser realmente muito bom, e pode vir a calhar como uma alternativa Open Source à programas como o SEO Spyglass. Vou dar uma testada, já baixei aqui.

    Parabéns pelo post.
    Um abração!

  4. Jorge Lima diz:

    Já´uso o SEO Toolkit há algum tempo e só tenho a dizer maravilhas.

  5. Soares diz:

    Boas Rui,

    vou fazer o download e experimentar quem sabe me assusto ou não….

    Cumprimentos

  6. Free SEO Toolkit | diggBlog diz:

    […] Matéria Completa no TOLNETWORK.COM […]

  7. Eduardo diz:

    Muito boa mesmo essa ferramenta, valeu!

  8. Ruiva diz:

    É uma pena não ser em português.

  9. André diz:

    Pessoalmente não gosto do bing nem do bing webmasters… mas reconheço, essa ferramenta é importante, ajuda bastante apontando onde é possível melhorar pra aparecer melhor no google!

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

ganhar dinheiro

  • tirei tudo
  • Já não promovo nada
  • Nem mesmo ebay
  • TLA muito menos
  • nothing

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com