artigo publicado

Vbulletin 4.0 3

Num dos meus mais recentes projectos, tinha planeado desde o início a inclusão de um fórum. Tratei de lançar e promover o projecto primeiro, dando-lhe credibilidade e garantindo bom tráfego quer dos motores de busca como tráfego directo.

Como estava na altura de instalar e preparar o fórum, não tive dúvidas em escolher o vbulletin como a plataforma de suporte ao fórum. Já usava o vbulletin nos meus dois outros fóruns que possuo.

Não utilizava o software há alguns anos, mas não foi difícil o processo de instalação. Tal como o WordPress, o vbulletin pode ser customizado através de várias opções mas também com a adição de plugins que estendem as potencialidades do fórum, garantindo a disponibilização de uma plataforma bastante flexível aos utilizadores.

É certo que o preço da licença não está acessível a qualquer pessoa, pelo menos para quem está a iniciar, mas certamente que darão como bem empregue o dinheiro no caso de o fórum evoluir e crescer em termos de tráfego.

Na sua versão mais recente, o vbulletin é distribuído em duas opções, a opção apenas de fórum e a versão de CMS, que inclui uma plataforma de CMS, blogs e muitas outras features. Não vou falar mais sobre esta opção de CMS, porque não a estou a usar nem experimentei ainda, mas poderá ser uma alternativa à opção WordPress+vbulletin que estou a usar. Uma das vantagens poderá ser o design comum ao site e ao fórum, mas já voltarei ao design…

Um dos plugins que uso numa das versões anteriores do vbulletin é um plugin de SEO. No entanto a versão 4 já trás de raiz as principais funcionalidades que procurava nesse plugin: SEO Friendly URLs; Custom META keywords/description tags; Automatic Google XML sitemap module e Removal of duplicate content links. Com estas facilidades integradas no software, é possível uma configuração optimizada para os motores de pesquisa, o que é ideial para obter quantidades de tráfego grandes, de conteúdo que na grande maioria é submetido pelo utilizador.

Relativamente ao spam, o Vbulletin integra agora também de base o sistema anti-spam da Askimet. A configuração é simples e exige apenas a introdução da nossa chave do askimet.

A interface também está melhorada. Mas ter um fórum com a template default não é nada agradável. Por isso tive que customizar a template para fazer o design e estilo o mais parecido com o site de base. Embora o vbulletin possibilite a alteração de qualquer template e estilo, não é intuitivo muitas vezes encontrar o local certo para essas alterações, pelo menos sem ler muito antes. No entanto, em alguns dias, trabalhando um pouco todos os dias, cheguei a um design agradável e que se identifica muito facilmente com o site de base que suportará o fórum. No entanto está disponível um GDK e um dicionário visual para quem quiser levar o trabalho de customização mais a sério.

Outra das funcionalidades para a qual eu usava um plugin e que agora vem integrada de raiz é a de colocação de publicidade. É possível definir os locais onde pretendemos mostrar publicidade no fórum sem editar qualquer template. Essa publicidade poderá ser colocada em locais diferentes no fórum propriamente dito ou na versão text mode para os motores de pesquisa. Só não vi integrado de raiz a possibilidade de ter uma template específica com publicidade em locais estratégicos para os visitantes provenientes dos motores de pesquisa, mas é sempre possível configurar isso de outra forma. A integração do Adsense automaticamente no vbulletin também está disponível desde a versão 3.8.

Fazendo um paralelismo com outras funcionalidades do WordPress queria ainda referir o sistema de tags e a existência de raiz de um sistema para submeter os conteúdos para as várias redes sociais, sistema esse que pode ser alterado e adaptado ao nosso gosto.

Não é fácil administrar e iniciar um fórum, mas poder ser a chave para o sucesso de um site!

subscreve os comentários

Existem 3 comentários neste artigo

  1. 54Bytes diz:

    Eu também fiquei contente quando soube da nova versão do vBulletin, mas depois comecei a ver muitas queixas, especialmente a nível de bugs e resolvi não instalar nada.

    Basicamente fóruns com muitas plugins e skins personalizadas é um pesadelo re-criar a skin da raíz para e para muitos administradores não compensa a trabalheira.

    Pelo o que alguns utilizadores dizem, esta versão do vBulletin foi lançada um pouco antes do tempo para competir com o fórum IPB.

    A suite não me interessa. A equipa vBulletin devia apostar tudo no fórum e não dividir-se em vários projectos que não tem experiência.

  2. Joliveira diz:

    De facto quase 200 dólares não é acessível a qualquer um, mas pelas opiniões que tenho lido é um software a ter em conta para quem realmente quer um projecto a sério.

    Boa sorte para o novo fórum!

  3. Pois o preço….mas depois paga-se por si…pode sempre começar-se com outra plataforma e depois migrar.

    Quanto aos upgrades, também tenho esse problema e receito…por um lado a questão da skin…mas que agora poderei fazer de novo…por outro os plugins e o trafego…

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

$ ganhar dinheiro

  • Netaffiliation
  • Ebay Partner Network
  • Chitika

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com

Jordan Nolan Jersey