A escolha do assunto para um novo blog 4
Este é o primeiro artigo que escrevo especificamente para o curso/concurso Pró Blogger do tolnetwork.com. O objectivo tal como já disse antes, é guiar os menos experientes por várias fazes da construção, desenvolvimento e divulgação um blog e consequente rentabilização.
O primeiro grande passo a tomar é a escolha do tema. Poderá eventualmente ser uma escolha difÃÂcil para quem se vai iniciar nestes assuntos. Uma escolha errada poderá não levar ao sucesso que se pretende. O que aconselho é que escolham um assunto que vos interesse. Não é possÃÂvel manter um blog/site durante muito tempo se o assunto do mesmo não despertar qualquer tipo de interesse em nós próprios, mesmos que eventualmente o assunto até tenha potencial para ser rentável.
Pensem nos vários assuntos sobre os quais gostam de ler, que vos ocupam os tempos livres, que habitualmente procuram na Internet, etc. Certamente haverá um em que tenham alguma experiência e conhecimentos que possam ser usados para construir um site ou blog.
Que tipo de concorrência existe actualmente para esse assunto? O assunto estará já muito batido? E se focarmos numa parte mais especÃÂfica desse assunto, conseguirmos disponibilizar algo diferente para os potenciais visitantes recorrentes do blog?
Se já existem vários sites/blogs sobre esse assunto, que pontos fracos têm esses blogs? Conseguirei de alguma forma tirar vantagem desses pontos fracos e ganhar audiência? Os pontos fracos podem ser vários desde a parte de optimização para motores de pesquisa, design, interactividade, qualidade dos conteúdos, originalidade, etc.
Para se conseguir tráfego suficiente para um site, é preciso que o assunto seja popular. Tomem em atenção se é um assunto que potencialmente possa ter as suas procuras a aumentar, ou se tendencialmente estão a diminuir. Poderão usar o technorati ou outras ferramentas para verificar a popularidade de determinado assunto.
E esse assunto poderá ser rentabilizado? Que programas de afiliados existem para poderem ser utilizados? Haverá potenciais patrocinadores e anunciantes? Que tipo de sucesso poderei ter com publicidade contextual como Adsense? As keywords poderão pagar bem?
Estas questões sobre a rentabilização poderão determinar também a escolha entre um tema e outro, mas não esqueçam a importância de falarem ou publicarem artigos sobre um tema que vos desperte a atenção. Eu próprio já fiz testes com alguns assuntos potencialmente mais rentáveis, mas como esses assuntos não têm nada que ver comigo, facilmente os esqueço e me desinteresso.
Sobre escrever em Inglês ou em Português, poderei escrever um artigo sobre isso brevemente. Fiquem desde já com a ideia que um blog em escrito em Inglês tem um potencial muito maior, quer em termos de tráfego como de rentabilização. Há também muitos sistemas disponÃÂveis para rentabilização e complemento desse blog que não estão disponÃÂveis noutras lÃÂnguas. Contudo e com alguma prática, é possÃÂvel também rentabilizar blogs em Português. A escolha de uma ou outra lÃÂngua depende também da vossa experiência e da análise que espero que façam, da possÃÂvel concorrência.
Focando agora no tipo de assuntos que poderão escolher, gostaria deixar claro que o melhor assunto para rentabilizar um blog não é escrever sobre como ganhar dinheiro online (make money online). Leiam ainda os seguintes artigos relacionados que já publiquei: Ganhar dinheiro online; Nichos para ganhar dinheiro; Blogger a tempo inteiro para complementar o raciocÃÂnio.
O tópico make money online está já muito batido, há milhares de blogs sobre o assunto e não há muita gente interessada ou a fazer procuras na Internet muito frequentemente, principalmente quando comparado com outros assuntos. Quem faz esses sites, mesmo os que ocupam o topo dos rankings de subscritores e visitas, tem muitas vezes outros sites/blogs sobre outros assuntos e que esses sim são mais rentáveis. Por outro lado se não têm experiência nesse assunto porquê começar um blog sobre isso? Se realmente não estão convencidos leiam o artigo que recentemente o Darren Rowse publicou e que confirma o que disse num dos tópicos que referi anteriormente.
Acho ainda também que os blogs sobre tecnologia e gadgets também já estão muito batidos. Ou focam num assunto mais especÃÂfico ou poderão não chegar a lado nenhum. Haverá algum modelo de telemóvel a sair brevemente e que possa tornar-se popular? Pensem por ex no popular que se tornou o iPhone em todo mundo, mesmo não estando disponÃÂvel ainda. Posso-vos dizer, porque tenho 2 blogs sobre o iphone, e que os clicks em publicidade Adsense tem um valor relativamente bom. No entanto como não me dediquei o suficiente ao blog, não tenho tráfego para o rentabilizar mais nem publico conteúdos frequentemente. Mas esqueçam o iPhone agora, estão 1 ano atrasados! O objectivo é arranjar uma oportunidade idêntica.
Não tentem definir o tema rapidamente, reflictam uma ou duas semanas e esperam por um artigo sobre a escolha do domÃÂnio, pois poderá ser determinante para um maior ou menor sucesso do blog. Poderei ainda retomar este assunto.
Eu próprio vou iniciar um blog brevemente para acompanhar este processo e vou ter que pensar bem sobre o tema a escolher.
Como já tinha falado com o raugusto , estou a participar, e esta a fase mais importante no meu ponto de vista. Já estou a pensar no novo blog…
Fico àespera de novos desenvolvimentos.
Acho muito interessante este concurso e já estou a pensar num assunto.
Tou aqui a visitar o teu blog e é sem dúvida bastante interessante…
tenho 1 dúvida que talvez me possas tirar:
n sei bem porke antes recebia em média 30 e tal centimos por cada clike com o google adsense,e agora to a receber 1/2 centimos,n entendo…diz-te alg coisa?
e tb no google analystics tenho 1 blog k diz la k n tem klk visita á mais de 15dias…e antes tinha pelo menos 40 visitantes diários…
se puderes ajudar…
parabéns…continua…
joão
João respondi-te por mail.
Cara.. Simplismente foda esse texto…
Li tudo… tava precisando de um desse…
já tive vários blogs… gosto muito de “criar” blogs
mecher em templates e tals… fico passando tempo…
e o que falta é assunto…
tinha coisas que vc falava… parecendo que era pra mim
hahaha… Valeu ai cara… muito bom mesmo…
vou pensar em um blog pra eu fazer né..
já tenho uns em mente…
mas.. nada de criar de “cabeça quente”
vou dar um tempo como vc disse de 1 ou 2 semanas…
pra ver se é isso que eu quero mesmo…
Valeu… fui !