Análise da concorrência 7
Hoje em dia não deverá haver tema nenhum que não esteja a ser coberto por um site, fórum ou blog na Internet. É por isso sempre difÃÂcil iniciar um projecto online onde vamos estar sujeitos a uma concorrência muito forte.
Identificar o que a concorrência está a negligenciar poderá ser um factor de sucesso se soubermos tirar partido disso.
Os sites ou blogs concorrentes do nosso terão certamente a vantagem de uma maior audiência, mais tempo online, mais conteúdos, etc. Se tirarmos partido da nossa flexibilidade poderemos ter sucesso preenchendo as lacunas dessa concorrência, tendo a vantagem que saberemos mais facilmente como ter sucesso.
Se a concorrência é realmente forte e tem qualidade, não deveremos cobrir exactamente os mesmos tópicos, ou devemos focalizar em áreas que não estão a ser tão abordadas. Em relação a blogs, devemos por um lado ter cuidado, pois os restantes bloggers no nosso nicho, são potenciais aliados. Lembro que poder ganhar alguns links e referências dentro do mesmo nicho é fundamental para crescer em termos de posicionamento nos motores de pesquisa e em tráfego.
Analisar a concorrência com algum detalhe poderá poupar-nos muito trabalho no futuro e facilitar o sucesso do nosso projecto, tendo como objectivo que o nosso se destaque sempre. Assim algumas das questões que devem usar quando analisam um blog poderão incluir:
1. Quais as principais qualidades do blog?
2. Que tipo de assuntos são cobertos no blog para determinado nicho e quais não são?
3. Qual a frequência de novos artigos?
4. Qual o tamanho dos artigos?
5. Para que tipo de público os artigos são escritos?
6. Qual o nÃÂvel de detalhe que é usado?
7. Que tipo de questões os utilizadores colocam nos comentários?
8. Qual o estilo de escrita usado?
9. Que tipo de artigos conseguem mais comentários, links e trackbacks?
10. Que tipo de design é usado? O que falha nesse design, funcionalidade e navegação do blog?
11. O que é escrito sobre esse blog por outros bloggers?
12. Como é feita a rentabilização do blog?
Usar ferramentas como o Technorati ou Google poderá ajudar a perceber melhor muito alguns destes aspectos, nomeadamente de onde provém os links para esse blog.
Conseguir a excelência no que a concorrência não faz tão bem poderá ser um factor decisivo para se ganhar links e tráfego, fundamental para o sucesso e rentabilização do nosso projecto.
[…] a diferença dentro do seu nicho. O colega Rui inclusivé escreveu ontem um artigo sobre como marcar a diferença num nicho de mercado, analisando a concorrência e preenchendo as suas próprias falhas. Escrever 1 ou 2 vezes por […]
[…] Análise da concorrência | tolnetwork.com […]
[…] Análise da concorrência | tolnetwork.com – […]
[…] Rui do tolnetwork.com escreve um texto sobre a análise da concorrência para […]
[…] Análise da concorrência – Boas dicas para minimizar o peso da concorrência […]
Ola a todos.
Rui, relativamente ao que disses-te sobre analizar a concorrência, e concretamente no ponto:
– “Qual a frequência de novos artigos?”
Será que ainda é importante postar com frequência? E se sim, qual a frequência recomendada?
Tenho lido em alguns blogs de SEOs de renome, que o postar com frequência, tipo todos os dias, já não é muito importante em termos de SEO.
Claro que postar para actualizar o blog, ou postar para adicionar conteúdo é importante para os leitores encontrarem nova info sempre que voltarem a visitar o blog.
Mas será que é importante apenas para agradar aos leitores, ou tb é importante para melhorar a posição nos motores de busca?
Tenho um blog, onde postei 2 posts em 6 meses, e nunca baixou de posição, dai a minha dúvida.
Obrigado,
Abraços,
Olá Artur, o que queria referir nesse ponto relacionado com a concorrência é tentar excedermos o que os nossos concorrentes fazem. Exemplo:
Imagina, um blog de desporto em que de 2 em 2 dias são colocados 3 artigos novos. se tu queres exceder as espectactivas dos utilizadores desse nicho poderás ter como estrategia por ex colocar 1 artigo todos os dias e eventualmente ao fim de semana colocares mais. Desta forma acabas por conseguir que os utilizadores visitem o site todos os dias.
Em termos de SEO vou publicar um artigo no final do mes onde vou medir se ganhei mais utilizadores organicos dos motores de pesquisa por por artigos mais frenquemente. Mas basicamente quantos mais artigos, mais valor terá o site e mais probabilidade existe ge ter visitas organicas.