O que fazer em tempo de crise? 6
A crise chegou a todos os sectores da sociedade. Começou pelo sector financeiro, mas rapidamente chegou a outros sectores. Mesmo as grandes empresas estão com dificuldades devido àdiminuição do consumo ou a previsões mais alarmantes de um perÃÂodo de crise mais longo.
A internet também está a sofrer e começa logo com a publicidade. Embora em alguns sectores possa não haver diminuição do investimento em publicidade, o mais certo é que 2009 inicie com uma forte redução nos orçamentos das empresas e claro o marketing é logo uma das áreas onde a contenção se fará sentir mais fortemente.
A crise terá impacto na maior parte dos rendimentos dos webmasters e bloggers. Obviamente que nem todos poderão sentir a crise, devido ao nicho onde se posicionam, ou àqualidade e visibilidade dos websites, mas o mais certo é que sistemas como Adsense venham a ser afectados devido a redução de investimento das empresas no Adwords.
Outra das áreas onde as grandes empresas farão cortes é nos novos projectos. Projectos que impliquem grandes investimentos ou estes não sejam prioritários, serão cortados. Mesmo o Google está a considerar cortar no número de trabalhadores. Será que quem sai do Google vem para o mercado da web para implementar sites com Adsense?
Esta diminuição dos investimentos das empresas é uma excelente oportunidade. Quem trabalha em nome individual ou em empresas com poucos trabalhadores e mais dinâmicas tem agora mais oportunidades de implementar novos projectos e de ser bem sucedidos. Com pouco investimento é possÃÂvel implementar grandes ideias e certamente que a crise terminará brevemente e estes projectos, se forem válidos, terão certamente grande sucesso e rentabilidade.
A promoção destes sites será mais facilitada devido a menor concorrência do marketing da concorrência. Gostaria de ter mais tempo nesta altura para alguma reflexão e para me dedicar a algumas ideias que tenho ou que pudesse vir a ter se pudesse passar mais tempo a planear.
Algumas áreas em que tinha um rendimento estável sofreram uma recaÃÂda, o Adsense é um claro exemplo, principalmente nos sites em lÃÂngua Portuguesa. No entanto isso é compensado por outros sistemas que estão a correr bem. A crise terá também um fim…
Por estas razões o meu foco ultimamente está a ser o conteúdo e o tráfego. Estou a estudar formas de melhorar o posicionamento dos sites nos motores de pesquisa para diversos tipos de tráfego e para mais temáticas. Para isso estou a analisar a origem do tráfego, as pesquisas dos utilizadores que retornam resultados e as que não retornam resultados e a melhorar os backlinks dos sites. O conteúdo de qualidade é certamente a melhor forma de conseguir backlinks.
Também estou a fazer cortes. As despesas têm que ser agora mais controladas, não que tenha muitas, mas é preciso estar atento ao que pode acontecer.
Sobre a pergunta: o que fazer em tempo de crise? A minha resposta é trabalhar e investir com o pensamento colocado no final da crise. Nessa altura, com os melhores e novos conteúdos, com posicionamento nos motores de pesquisa optimizados, com leitores frequentes e até com sites novos, os resultados serão certamente melhores.
E vocês têm um plano a curto ou médio prazo?
Concordo plenamente com sua colocação de que um conteúdo de qualidade é a melhor forma de conseguir backlinks. Acho importante que as empresas aproveitem este momento de crise para investir mais em publicidade e criar um contéudo melhor em seus sites.
As empresas que pensarem no futuro devem aproveitas a falha das outras empresas em economizar dinheiro cortando campanhas de marketing digital e investir neste momento de menor competição da atenção do cliente.
Parabéns pelo post! Um abraço!
Exacto, é isso mesmo que se pede, investir, e é isso mesmo que se deve fazer, investir. O próprio Estado (sim…o nosso) está a construir um plano de ajuda às PME’s porque sim, após a crise são estas as empresas a destacar-se com os melhores frutos.
Em termos homólogos eu diria que os meus rendimentos em Adsense estão equivalentes ao ano passado, mas tenho em mente que tenho mais projectos e que desse modo deveria ter rendimentos maiores, só que isso….não acontece.
Reparo que determinados anunciantes pedem este ano para anunciar até 31/12 e já nem falam em prolongar o prazo. No ano passado não era assim, as campanhas eram prolongadas até finais de Janeiro…
Trabalhar, essa sim é a forma de manter os rendimentos.
Abraço!
[…] “O Que Fazer em Tempo de Crise” […]
[…] abaixo do esperado por estas alturas. 2009 será pior? Não pensemos mais nisso, temos é que investir, há mercado, a publicidade online está em crescimento, poderá ser mais baixo com a crise, mas […]
Sou novo em SEO e este artigo me ajudou a esclarecer alguns conseitos, muito bom.
Muito interessante ler esse artigo em 2012 , a gente percebe que as coisas ocorrem em ciclos