Alteração dos habitos de pesquisa. 5
É inegável que a utilização da internet tem crescido bastante em Portugal, com isso, assiste-se também a um maior domÃÂnio de todos os recursos existentes. A especialização da pesquisa tem crescido bastante, e hoje os utilizadores não fazem tantas pesquisas apenas por uma palavra, assistindo-se a pesquisas cada vez mais complexas.
Os próprios algoritmos do Google (também dos outros motores de pesquisa) sofrem diversas alterações periodicamente que afectam o tráfego dos nossos sites. Eventualmente, se for um site com algum tráfego, algumas das perdas no posicionamento para determinadas keywords, podem ser compensadas pela subida de outras.
É normal ao optimizarmos um site, ter uma ou um grupo muito restrito de keywords para as quais se faz uma optimização preferencial. Essas keywords estão relacionadas com o tema principal do site, havendo a tendência para optimizar para as que eventualmente poderão enviar mais tráfego. Com o tempo o site pode tornar-se nº 1 no Google para essas keywords e poderá manter-se assim por muito tempo.
Mas isso não garante o sucesso permanente. Na figura seguinte mostro a evolução para um dos meus sites das visitas recebidas ao longo de mais de 2 anos para a keyword principal do site, em que este é nº 1 há muitos anos de forma permanente. Como é possÃÂvel ver, o tráfego enviado por essa keyword, diminuiu bastante, tendo chegado a receber mais de 900 visitas diárias, tendo diminuÃÂdo para uma média de 170 visitas diárias.
A percentagem de tráfego relativo desta keyword desceu de cerca de 14% do tráfego em 2006 para menos de 3% em 2009!
Em relação àpesquisa, em 2007, o top 10 de keywords continha 3 keywords de uma única palavra e 7 com duas palavras. Em 2009 já só consta no top 10 uma keyword de uma palavra, sendo que a pesquisa que se encontra a enviar mais tráfego é composta por 4 palavras. Isto confirma que as pesquisas estão cada vez mais complexas, pois os utilizadores sabem procurar com mais precisão aquilo que necessitam.
O Google suggest, que referenciei em Agosto de 2008 tem também a sua quota-parte e sem dúvida que mudou a forma como certo grupo de utilizadores efectua as suas procuras no Google. Se calhar deveria olhar mais para isso!
Olhando para o histórico do Analytics, poderão ainda encontrar-se mais alterações provocadas pelas alterações nos algoritmos. Evidentes poderão ser por exemplo as configurações do Geographic Target, introduzidas no Webmaster tools ou o aumento da quantidade de pesquisas de imagens.
Por estas e outras razões é preciso acompanhar normalmente as estatÃÂsticas do site, sendo que algumas coisas tornam-se visÃÂveis apenas alargando o perÃÂodo de amostragem.
Sem duvida que os habitos de pesquisa estao a modificar e continuarao e o google suggest contribui tambem para tal… Alias desde que li o artigo em que fizeste referencia a essa “ferramenta” que tenho vindo a atacar determinadas palavras chave baseadas nas tais sugestoes…
Desconhecia essa dica do geografhic target e acabei de a aplicar… pena que nao seja possivel escolher mais do que um PaÃÂs. Achas mesmo que pode melhorar substancialmente a posiçao nos motores de busca para a regiao que escolhemos?!
O tempo o dirá…
Abraços.
[…] Rui Augusto do blog tolnetwork.com publicou um texto sobre a alteração dos habitos de pesquisa e os que isso pode significar em termos de […]
olá
Com o numero de sites que podem ter a pesquisa do google associada, pode alterar também os nºs 🙂
Palavras como sexo fotos e hi5 vão ter os dias contados.
Cumprimentos
Hugo Mateus
Bom artigo, ser+a que já está na hora de começarmos a actualizar as nossas keywords?
Alteração dos habitos de pesquisa…
É inegável que a utilização da internet tem crescido bastante em Portugal, com isso, assiste-se também a um maior domÃÂnio de todos os recursos existentes. A especialização da pesquisa tem crescido bastante, e hoje os utilizadores não fazem tan…