Case studies Adsense 8
Dou sempre grande importância ao design de um site, embora não seja especialista, e àintegração do Adsense no mesmo. Desde que identifiquei o Adsense como um dos melhores sistemas para rentabilizar um site, que li, investiguei e testei diferentes formatos e cores para conseguir os melhores resultados com este sistema.
Há algum tempo que sigo também regularmente o Inside Adsense, o blog oficial do Adsense. Existem artigos fundamentais, como os que anunciam novas funcionalidades, ou alterações aos termos de serviço. Existem depois os posts informativos de intervenções nos sistemas. Normalmente leio tudo, mas uma categoria de posts que sinceramente tem uma qualidade muito má e que normalmente passo àfrente ou leio na diagonal, desistindo mal chego àfotografia.
Falo dos case studies que são mostrados nesse blog. Se querem ter sucesso com o Adsense, não olhem para esses case studies como a chave do vosso sucesso. Não sei qual o critério de aceitação ou se simplesmente há poucos webmasters a submeterem as suas histórias de sucesso.
Seguem algumas das razões porque estes exemplos não servem para nada:
1. A maior parte dos sites mostrados, os anúncios tem a default template para os anúncios, com o fundo branco e o link azul.
2. A maior parte dos sites coloca os anúncios num local que considero abusivo e que não vai de encontro a melhoria da experiência de navegação do utilizador.
3. O design dos sites mostrados tem um design péssimo. Em muitos deles, diria até que o design foi criado há 10 anos atrás, cheios de tabelas e borders.
4. Abusam da utilização do bloco 300×250. Este poderá se o que obtém melhores resultados de forma geral, mas mais importante que as dimensões do bloco é a colocação (que não penalize o conteúdo) e a integração.
5. Alguns dos anúncios são bastante intrusivos.
Em todos os exemplos que revi, consigo apenas identificar um ou dois casos que serviriam de exemplo para quem quisesse aperfeiçoar as suas técnicas de integração do Adsense. Por isso se pretendem melhorar a integração dos vossos anúncios, para além de aconselhar as 20 melhores dicas Adsense, aconselho-vos a olharem para a integração que é feita nos sites que visitam normalmente e tomem notas sobre os que vos agradam.
Secalhar essas localizacoes e tamanhos abusivos e intrusivos tem sucesso em termos de monetizacao com adsense. mas penso que nos queremos um pouco mais que isso dos nossos sites, como dar ao visitante uma boa experiencia, fidelizar visitantes e ter um design agradavel. Mas se o objectivo foi colocar o espaco a render, penso que ser mais “agressivo” podera resultar/
Nos dias que correm acho mais valioso estudar os casos de insucesso e perceber a razão pela qual eles falharam.
Acho mais importante não cometer erros do que tentar imitar.
Os casos de sucesso devem ser usados como motivação.
Concordo que devem ser estudados os casos de sucesso, mas não percebo porque são partilhados casos que não são exemplo para ninguém no bom sentido, pois é isso que pretendem ser…
Concordo que algumas posições podem ser intrusivas, mas também devemos concordar que adicionar um bloco de anúncios no menu de navegação não dá resultado nenhum.
Mas minhas experiências me mostraram que a maioria dos meus visitantes não ligam muito para estes tipos de anúncios, desde que o conteúdo agrade.
Na verdade eu percebi que alguns visitantes chegam até a clicarem nos anúncios como forma de agradecimento (mas repare que eu não peço me nenhum momento que os visitantes façam isso).
Boas,
acho que são maus exemplos, o melhor é testar, testar e voltar a testar.
Tenho feito grandes progressos com isso, após 9 meses, estou realmente a facturar, e mesmo assim continuo a fazer novos testes.
Abraços.
o que dá mais resultado nos meus sites é o banner 487×68
[…] equipa do Adsense publica no seu blog. Já falei por exemplo anteriormente em relação aos fracos exemplos de optimização que são dados nesse blog. No entanto foi publicado um artigo que merece referência e que gostaria […]
[…] O Optimization Lab também tem alguma informação interessante. São dadas sugestões por ex em como aumentar o CTR. As sugestões baseiam-se na colocação, formato e por ex o section targeting. O guia mostra ainda como colocar e usar o Adsense for search. Os artigos ligam ainda para outros posts do blog adsense sobre optimização (o que nem sempre são bons exemplos). […]