artigo publicado

Instalação do WordPress 12

Out 21

Este é mais um dos artigos inserido no curso Pró Blogger. O foco será na instalação do blog, neste caso com o WordPress. Não pretendo ser muito exaustivo até porque todo o processo de instalação é bastante simples, comparando com outros CMS. Pressupõe-se também que quem participa investigue e vá sempre mais longe em todos os temas abordados.

Para quem não sabe, o WordPress começou a ser desenvolvido em 2003. Na altura o objectivo era facilitar a escrita e publicação de artigos de forma cronológica. Hoje em dia é a plataforma de blog mais usada em todo o mundo. É Open Source e de utilização livre, desde o blog pessoal até um mesmo se for usado para um blog de uma grande empresa.

O WordPress pode ser customizado facilmente, existem milhares de plugins que melhoram as funcionalidades e o transformam em autênticos CMS. Existem inclusivamente temas disponíveis que transformam o WordPress num autêntico portal.

Quem estiver interessado em implementar o WordPress totalmente em Português, pode saber mais detalhes na página da Comunidade Portuguesa de WordPress

Os pré-requisitos para a instalação são:

Conta de alojamento com Php versão 4.2 ou superior e MySQL versão 4 ou superior.

Lembro que quem estiver a participar no concurso tem um desconto na PTservidor, usando o código de activação ProBlogger na altura da compra do alojamento e beneficiarão de um desconto de 30% no primeiro ano.

Instalação:

  • 1. Descompactar o ficheiro e fazer upload para a conta de alojamento
  • 2. Modificar os detalhes de ligação à base de dados no ficheiro wp-config.php
  • 3. Fazer upload de todos os ficheiros
  • 4. Aceder a www.dominio.com/wp-admin/install.php e seguir o processo de instalação. Se alguma coisa correr mal deverá ser na maior parte dos casos as configurações de login à base de dados ou permissões de ficheiros.
  • 5. Guardem a password para aceder à parte administrativa. O melhor é altera-la rapidamente.

Não vou obviamente detalhar todas as configurações possíveis de fazer no WordPress. Devem investigar e testar um pouco. Não se preocupem para já com a forma ou o tema. Façam posts de teste, editem, familiarizem-se com a interface, etc.

No próximo post vou referir alguma configurações essenciais que podem condicionar o sucesso do blog.

Para os que estão a ler agora este artigo, e não estão enquadrados, este artigo faz parte de uma série onde se vai abordar todo o processo de iniciar um blog e rentabiliza-lo. Este curso/concurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mas para ter acesso ao prémio final (500€ ou 1500€ ainda a definir) é preciso o registo e cumprimento de várias condições. Todos os detalhes estão colocados na página Problogger. Os artigos anteriores da série são:

subscreve os comentários

Existem 12 comentários neste artigo

  1. Kanhas diz:

    Bem explicado. Para quem preferir ter menos trabalho ou não se sentir totalmente à vontade para o fazer, é simples, basta usar o Fantastico. 🙂

  2. frsantos diz:

    Existe alguma vantagem em usar a instalação que referiste ou usar o Fantastico?

  3. leite diz:

    Viva Frsantos, a unico ponto de vantagem pode ser a nível da versão e até mesmo da lingua.

    Existe vários fantásticos que por “desleixo” dos donos não actualizam os scripts para as ultímas versões. E daqui a dias poderei dizer que instalando dessa forma terás a vantagem de já ter a versão do wordpress em português 🙂

  4. webmaster diz:

    Sim, provavelmente o WordPress 2.3 ainda não está disponivel no fantastico dos vossos servidores.

  5. Quanto tempo vamos ter para fazer isto???

    Cumps

  6. Nuno diz:

    pois… o fastastico é ‘fantástico’ quando é gratis e está actualizado para as últimas versões dos scripts 🙂

  7. Bispo007 diz:

    Rui,

    eu estou a usar um template igual ao teu, e tenho um problema que provavelmente tu tb o tiveste.Sempre que altero os Widgets na Sidebar 2 , eles ficam posicionados em cima do Search .

    Como fizeste para resolver esse problema?

  8. webmaster diz:

    ainda tem mais de um mes para dizer que vão participar, se calhar até mais…

  9. leite diz:

    Já agora Rui,

    irá haver um número mínimo de participantes? ou seja dás a data por exemplo até ao fim de Novembro que seja, senão chegares ao número que pensaste irás prolongar ?

    Cumprimentos

  10. webmaster diz:

    Não creio que vá haver mínimo, gostava que houvesse muitos a participar e até que mais tarde todos voces pudessem fazer aqui um post a falar sobre o curso.

    Eventualmente poderei prolongar a data até à qual podem dizer qual o dominio, no entanto não gostaria que o final passasse de Março 2008.

  11. leite diz:

    Pois, veremos como será de qualquer forma assim que possível informa acerca da data para terminar a inscrição.

    Para começar a determinar objectivos.

  12. […] Instalação do WordPress Partilha este artigo Popularity: 2% [?] […]

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

$ ganhar dinheiro

  • Netaffiliation
  • Ebay Partner Network
  • Chitika

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com

Jordan Nolan Jersey