artigo publicado

20 Melhores Dicas Adsense 48

Decidi reunir algumas das melhores dicas ou regras para utilização e optimização de Adsense. Algumas são fruto de todos os testes e optimizações que efectuei nos meus sites ao longo de quase 2 anos. Outras são fruto da investigação que faço desde Setembro de 2005, altura em que me interessei pela optimização Adsense e tive resultados imediatos. Algumas das técnicas foram ainda confirmadas ou sugeridas pela equipa de suporte do Adsense, quando participei em Novembro de 2006 no Google University a convite deles.

    1. Se ainda não tem conta Adsense criada, espere para que o primeiro site a submeter tenha conteúdo suficiente para ser aprovado. Sites seguintes não requerem aprovação do Google.

    2. Os termos de utilização da conta Adsense são mesmo para ler. O não conhecimento das regras não desculpa a má utilização. É frequente também haver actualizações aos termos de utilização como aconteceu recentemente com o posicionamento de imagens junto a blocos de anúncios. Convém estar atento. Não entrem em esquemas fraudulentos de clicks ou de geração de tráfego. O Google tem mecanismos automáticos de detecção que geram alertas em casos destes e poderão ser verificados manualmente.

    3. Não há regras de ouro que se aplicam a qualquer site ou a qualquer tipo de nicho. Os melhores resultados resultam de testes de diferentes posicionamentos, cores e formatos. Uma das chaves para o sucesso é testar…testar…testar…

    4. 95% da informação que podem aprender sobre optimização Adsense está disponível grátis na Internet. Não vale a pena gastar dinheiro em livros ou ebooks. Usem os novos recursos disponibilizados pelo Adsense integrados na conta na secção recursos. Usem também e linkem para esta checklist.

    5. Aumento da cobertura – quantas mais páginas tiverem anúncios Adsense, maiores a probabilidade de os ganhos aumentarem. Atenção que em alguns tipos de páginas não são permitidos ter anúncios como pop-ups, etc.

    6. Tráfego é a chave do sucesso! Por muito bom que um nicho de mercado seja, se o tráfego de um site for pequeno, os ganhos nunca serão grandes. Investir em ter tráfego real e utilizadores que chegam de diversas fontes, em especial de motores de pesquisa é fundamental.

    7. Quanto melhor a relevância do conteúdo para o anunciante e a qualidade vs quantidade do texto, melhor o valor de cada click. Vale a pena investir em boas páginas de conteúdo, ainda que sejam visitadas menos vezes. Se forem páginas com visitas provenientes de motores de pesquisa, melhor será o resultado.

    8. Anúncios que aparecem primeiro no código tendem a ter um valor mais alto. Por outro lado devem sempre ser colocados anúncios na parte visível do site quando se abre (above the fold). O CTR destes deverá ser maior. Usem o section targeting para dar ênfase a determinado conteúdo.

    9. Nos blogs ou no final de artigos informativos, funciona muito bem a colocação de um bloco 336×280 ou similar. Estes convertem muito bem porque costumam mostrar anúncios relevantes e quando o utilizador procura mais informação sobre o assunto que acabou de ler, tende a continuar a sua procura na publicidade contextual disponibilizada.

    10. Cores – os anúncios devem usar o esquema de cores do site. Costuma funcionar melhor quando se usa para a cor dos links, a mesma cor usada nos links do site. Embora não use, está normalmente assumido que o Azul usado nos links default de qualquer página poderá funcionar melhor. A utilização dessa cor dependerá da integração ou não no design do site. Não usem as templates standard do Adsense. Estas estão muito divulgadas e resultarão num CTR menor, Ad-blindeness.

    11. Blending – usar a mesma cor para o border e background do anúncio. Para uma melhor integração estas devem ser iguais ao background da página no local onde são colocadas. Quando o anúncio é misturado com o texto então não deve ter border visível nem o background se deve distinguir do restante espaço da página. Os anúncios não podem ser a parte de maior destaque num site. Não podem produzir Ad-blindness.

    12. É possível usar uma funcionalidade que alterna entre até 4 esquemas de cores diferentes. A alteração poderá dar-se apenas na cor do link e funciona muito bem. O seu uso pode ser interessante em fóruns, ou em sites em que os utilizadores passam muito tempo online e são visitantes frequêntes.

    13. Com as novas regras para evitar clicks acidentais, é interessante dar maior relevo à cor do url do anúncio. Resultará numa maior notoriedade e tendência para aumento do CTR.

    14. Os formatos maiores tendem a converter melhor, ex: 336×280. Estes ocupam também mais espaço e por vezes os anúncios mais pequenos, mas bem integrados no design ou com posicionamento melhor são mais rentáveis.

    15. Os formatos maiores devem ser activados sempre que possível para mostrar anúncios de texto e de imagem. A competição pelo espaço aumentará e a variedade de anúncios também. Desta forma também não se impede que uma boa campanha baseada em imagem ou vídeo não rentabiliza melhor esses blocos. Anúncios de Vídeo têm um valor mais elevado.

    16. Os blocos de links são um formato a ter sempre em conta e que consome pouco espaço. Desde que é possível ter 3 destes blocos mais importante poderá ser a sua utilização. Têm os inconvenientes que é preciso dois clicks para converter, um primeiro na keyword e um seguinte num dos anúncios que aparecem e que não é possível customizar as cores da página onde aparecem os anúncios. No entanto o utilizador poderá mais facilmente fazer back depois do primeiro click num anúncio e voltar a testar outro dos blocos, resultando num CTR melhor.

    17. O Adsense for search normalmente não rentabiliza bem diariamente. No entanto usando este formato estamos sempre a adicionar uma excelente funcionalidade que devidamente optimizada e integrada resulta numa melhor experiência para os utilizadores do site. Fazendo as contas anualmente aos ganhos que pode produzir poderão não ser menos prezáveis em muitos sites. Pode também ser usada para ajudar a perceber o que os utilizadores procuram no nosso site através da funcionalidade de reporting disponibilizada.

    18. A utilização de critérios personalizados e de url devem ser sempre usados para um correcto conhecimento do CTR e eCPM de cada anúncio. Em sites grandes prefiro usar critérios para as secções do site. Em blogs uso os critérios de acordo com o posicionamento ou formato do bloco. É possível usar até 5 critérios para cada anúncio, no entanto gosto de usar apenas um para não confundir a análise nos relatórios.

    19. Sempre que um site comece a ter um tráfego considerável ou seja muito relevante em determinado nicho, convém usar a segmentação e mostrar esse critério aos anunciantes como um posicionamento de anúncio. Uma descrição e posicionamento relevantes poderão trazer ganhos importantes de anúncios não contextuais.

    20. É necessário pensar antecipadamente no design de um site ou de um theme para um blog relativamente às possibilidades que este terá para integrar os blocos de anúncios (adsense em blogs). As dimensões dos banners mais frequentes são para saber de cór. Porquê ter uma coluna de 110 pixels de largura se com 120 permite ter um bloco Adsense? E porque não 160 em que os anúncios aparecem com uma disposição melhor? Porque um site de 700pixels de largura se por ex com 728 já permite ter o maior bloco de Adsense?

Estas lista não está ordenada por qualquer tipo de critério. Tal como disse não há uma fórmula mágica, convém testar e analisar. A nova opção de gestão de anúncios facilita muito esta tarefa.

Dica bónus: As referências são ainda outro tipo de anúncio que podem completar os rendimentos de um site. Embora já não esteja disponível, consegui bons resultados referindo o Picassa num site na secção com galeria de imagens. Existem mais produtos, mas limitados no mercado e língua Portuguesa. É preciso procurar se existe algum que sirva os interesses dos visitantes. O Firefox poderá ter resultado em alguns sites:

subscreve os comentários

Existem 48 comentários neste artigo

  1. Boas dicas. 🙂 A parte da ordem dos anúncios no código é de extrema importância.

  2. Viagem à Volta Da Blogosfera 05-01-2008 | Blog | Trabalhar a partir de casa | Programas grátis | Euromilhões | Dinheiro diz:

    […] 20 Melhores Dicas AdSense – Dicas bastante úteis do Rui Augusto, sobre uma área em que é especialista, o Google AdSense. […]

  3. Fabiana diz:

    Bem legal estas dicas. Fundamentais para quem está começando no meio da monetização via adsense.

  4. Boas. Gostaria de saber qual o tráfego mínimo aceitável para poder submeter o primeiro pedido adSense e este ser aprovado. E para ter ganhos minimamentes “visíveis”, qual é número de visitantes aceitável?
    Obrigado.

  5. Rui Augusto diz:

    A aceitação não tem que ver com trafego! A aceitação tem que ver com um site minimamente apresentável, que não viole os termos de utilização e que tenha conteudo. Tenho até um artigo na secção Adsense que fala de uma possível maneira mais fácil para ser aceite.

    Quanto a ter ganhos minimamente visiveis, o que consideras?

  6. Mesmo muito bom o post! Uma grande compilação e uma referência a seguir – parabéns!

  7. Rui diz:

    Boas dicas sim senhor! Mas realmente a chave para o sucesso no adsense, para retirar bons rendimentos é necessário ter um bom tráfego. À uns tempos atrás tive de investir os meus ganhos no Adwords para gerar mais trafego e ter mais mais visitas para poder cativar mais público.

  8. Parabéns pelo Post!
    Artigo muito bem realizado com um tema de elevado interesse, obrigado pela partilha de Informalão!
    Abraço

  9. Dav7 diz:

    comecei agora com o adsense, estas dicas vêm a calhar!!

    mas uma coisa ainda não sei, onde posso eu encontrar o meu link de afiliados no adsense ?

  10. @ Rui Augusto
    Obrigado pela resposta.
    Por exemplo, 200 €/mês já é qq coisa que se veja. Qual a dificuldade de atingir este valor?

  11. Rui Augusto diz:

    Dav7: O link de afiliados é um código que podes configurar na parte de Referals. Tens para Adsense, Adwords e outros produtos Google, para além de outros produtos de anunciantes variados. Uma sugestão, não gastes muito espaço a promover adsense e adwords. Para além de ja ser do conhecimento da maior parte das pessoas, quem se registar tem que fazer X nos primeiros 3 meses para tu ganhares alguma coisa, mas eu tenho aí um post com os detalhes, chama-se : nova estrutura de referências…

    Miguel Guerra: tudo depende do tipo de site. Eu diria que precisaria de cerca de 2500 clicks por mê num site Portugues e talvez uns 1200 em sites em língua inglesa com trafego estrangeiro, mas isso claro depende do conteudo do site.

    Se pensares que o CTR medio poderia ser do tipo 1%, então precisarias de 250000 impressoes de paginas com adsense num mês!!!

  12. » Truques e Dicas: Exemplo 7 (Fim) » Ideias de Burro » Artigos diz:

    […] 20 Melhores Dicas do AdSense […]

  13. Luis diz:

    O Adsense pode ser realmente importante no lucro de um site se houver tempo e determinação para continuar a testar e optimizar os resultados.

  14. Nokia N73 Paradise ~ » Tolnetwork diz:

    […] bem no blog da Tolnetwork, um blog acerca de SEO, ganhar dinheiro online, as melhores dicas de Adsense, entre muitas outras categorias. Isto para não falar dos excelentes concursos que nos deixam de […]

  15. Djacir Porto diz:

    Ótimas dicas. Para mim que estou começando com o AdSense foram fundamentais. Obrigado.

  16. Miguel Cangueiro diz:

    Vou olhar bem para essas dicas com atençao e usar também…

    Muito obrigado.

  17. Artur diz:

    […] Depois do post do Rui do Tolnetwork e as suas 20 melhores Dicas para o Adsense, onde o Rui fornece as 20 melhores dicas para melhorar o seu Adsense. O Blending era a Nº11, onde o Rui fala sobre as técnicas usadas para dissimular o anúncio no site, mas no post do Jose, 20 Melhores Dicas Adsense, ele vem provar o contrário. Depois de chamar a atenção para a Nº 13, os clicks acidentais, o José Fernandes fez um teste ao Adsense. O teste consistia em colocar os anuncios com cor contrastante com o design do site nos links dos anuncios do Adsense. Também experimentou anuncios completamente integrados no tema (da mesma cor) e para quem ainda tinha dúvidas, o resultado foi completamente indiferente. tanto fazia um como o outro. Não conseguiu chegar a nenhuma conclusão, ou seja, o teste veio a provar o que a maioria dos SEO experts dizem à muito. […]

  18. […] referi por ex nas 20 melhores dicas Adsense, os blocos de links são um formato muito interessante. É possível ter 3 blocos de links por […]

  19. Mister Jack diz:

    Muito boas dicas. São as melhores sobre Adsense que já vi nos sites pelos quais passei ultimamente. Muito grato e poste mais coisas. Abraços

  20. Rui Augusto diz:

    Obrigado Mister Jack, da também uma vista de olhos nos restantes artigos sobre Adsense do blog, pois alguns aspectos estão explicados com mais detalhe.

  21. paulo diz:

    Eu vou seguir estas dicas para ver se eu consigo ganhar uns $0,50 por dia.

  22. Sidnei diz:

    Excelente Matéria. Estou usando e está dando certo.

  23. Marcos diz:

    Interessante estas dicas,apesar de não trabalhar com adsense é sempre bom esta por dentro.

  24. pnoot.com diz:

    20 Melhores dicas Adsense…

    Algumas das melhores dicas ou regras para utilização e optimização de Adsense. Algumas são fruto de todos os testes e optimizações que efectuei nos meus sites ao longo de quase 4 anos. Outras são fruto da investigação que faço desde Setembro…

  25. PT Noticias diz:

    20 Melhores dicas Adsense – optimização e integração…

    Artigo com as melhores dicas para obter o melhor rendimento do Adsense….

  26. Ola pessoal eu tenho um site de concursos e há 10 dias eu instalei o adsense nele tenho 4000 mil visistas por dia no site e em media 100 cliques de adsense por dia mas meu cpm ta muito baixo em torno de 0,82 dolares o que eu faço? nao sei o que fazer me ajudem… fico no aguardo.. grato!!!

  27. Dhuankles, qual é o CTR? quantas impressões de anuncios voce faz por dia?

  28. Eduardo diz:

    Essa postagem me ajudou muito, valeu.

  29. Eu uso muitas destas dicas citadas, e realmente funciona muito bem, mas para isso o blog tem que ter visitas.

    Abraços

  30. O tráfego é o principal amigo do Adsense, principalmente quando originado pela Google Search.

  31. Boas
    Obrigado pelas 20 excelentes dicas que postas-te.
    Cumps

  32. Webmarketing Blog diz:

    Como foi dito acima, as dicas sao ótimas, mas sem visitas nao ajudam….

  33. O tráfego é importante, alias é muito importante para fazer subir os rendimentos facilmente, no entanto um site de nicho, de um tema que pague bem e com boas colocações e integração, mesmo com poucas visitas pode dar um resultado interessante.

  34. Rentabilize o seu site com AdSense diz:

    […] Neste artigo são apresentadas algumas dicas que podem melhorar os seus rendimentos se passa anúncios AdSense no seu site. O autor organização a informação de forma muito simples e deu-lhe o nome: 20 Melhores Dicas Adsense […]

  35. […] ou blog. Desde publicidade PPC, CPM e Sistemas de Afiliados. Sabemos tudo, e deixamos-lhe ver! 5. 20 Melhores dicas Adsense – optimização e integração para ganhar dinheiro através de links patrocinados. Algumas […]

  36. Ricardo Z. diz:

    são tantas as dicas, alguma há-de funcionar…
    obrigado…
    cump…

  37. Eduardo diz:

    Muito bom esse post, valeu!

  38. carla diz:

    Estas 20 dicas são praticamente a bíblia dos ganhos em Adsense.

    Ainda tenho alguns itens por experimentar mas a melhoria dos resultados é notória!!!

    Obrigado!

  39. […] referir apenas uma dica sobre Adsense, mas talvez seja aconselhar os teus leitores a ler as 20 melhores dicas Adsense. Sobre SEO também há muito que pode ser dito. Não sendo a melhor dica, acho que há muita gente […]

  40. Muito interessante o seu blog. Parabéns

  41. Fernando diz:

    Dicas importantes.

  42. Muito bom este artigo

  43. fazer site diz:

    Depois que eu passei a usar a segmentação, meus ganhos subiram quase 20%, mesmo com pouquíssimo tráfego. Recomendo a todos fazer.

  44. Por favor escreva algum assunto sobre o alexa, sobre ranking e etc? Obrigado

  45. wagner diz:

    Também gostei da dica sobre segmentação

  46. gerando negocios diz:

    Muito boa estas discas, estou tendo problemas para monetizar um site. Vou utilizar tudo que aprendi aqui.

    Abraços

  47. Belo post de qualidade de bom aproveito, no meu site feira lider os ctrs são de 5% e estou procurando melhorar mas.

    Parabéns pelo post e fica com Deus.

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

$ ganhar dinheiro

  • Netaffiliation
  • Ebay Partner Network
  • Chitika

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com

Jordan Nolan Jersey