artigo publicado

Alteração dos habitos de pesquisa. 5

Mar 26

É inegável que a utilização da internet tem crescido bastante em Portugal, com isso, assiste-se também a um maior domínio de todos os recursos existentes. A especialização da pesquisa tem crescido bastante, e hoje os utilizadores não fazem tantas pesquisas apenas por uma palavra, assistindo-se a pesquisas cada vez mais complexas.

Os próprios algoritmos do Google (também dos outros motores de pesquisa) sofrem diversas alterações periodicamente que afectam o tráfego dos nossos sites. Eventualmente, se for um site com algum tráfego, algumas das perdas no posicionamento para determinadas keywords, podem ser compensadas pela subida de outras.

É normal ao optimizarmos um site, ter uma ou um grupo muito restrito de keywords para as quais se faz uma optimização preferencial. Essas keywords estão relacionadas com o tema principal do site, havendo a tendência para optimizar para as que eventualmente poderão enviar mais tráfego. Com o tempo o site pode tornar-se nº 1 no Google para essas keywords e poderá manter-se assim por muito tempo.

Mas isso não garante o sucesso permanente. Na figura seguinte mostro a evolução para um dos meus sites das visitas recebidas ao longo de mais de 2 anos para a keyword principal do site, em que este é nº 1 há muitos anos de forma permanente. Como é possível ver, o tráfego enviado por essa keyword, diminuiu bastante, tendo chegado a receber mais de 900 visitas diárias, tendo diminuído para uma média de 170 visitas diárias.

A percentagem de tráfego relativo desta keyword desceu de cerca de 14% do tráfego em 2006 para menos de 3% em 2009!

Em relação à pesquisa, em 2007, o top 10 de keywords continha 3 keywords de uma única palavra e 7 com duas palavras. Em 2009 já só consta no top 10 uma keyword de uma palavra, sendo que a pesquisa que se encontra a enviar mais tráfego é composta por 4 palavras. Isto confirma que as pesquisas estão cada vez mais complexas, pois os utilizadores sabem procurar com mais precisão aquilo que necessitam.

O Google suggest, que referenciei em Agosto de 2008 tem também a sua quota-parte e sem dúvida que mudou a forma como certo grupo de utilizadores efectua as suas procuras no Google. Se calhar deveria olhar mais para isso!

google suggest

Olhando para o histórico do Analytics, poderão ainda encontrar-se mais alterações provocadas pelas alterações nos algoritmos. Evidentes poderão ser por exemplo as configurações do Geographic Target, introduzidas no Webmaster tools ou o aumento da quantidade de pesquisas de imagens.

Por estas e outras razões é preciso acompanhar normalmente as estatísticas do site, sendo que algumas coisas tornam-se visíveis apenas alargando o período de amostragem.

subscreve os comentários

Existem 5 comentários neste artigo

  1. Andre Dias diz:

    Sem duvida que os habitos de pesquisa estao a modificar e continuarao e o google suggest contribui tambem para tal… Alias desde que li o artigo em que fizeste referencia a essa “ferramenta” que tenho vindo a atacar determinadas palavras chave baseadas nas tais sugestoes…
    Desconhecia essa dica do geografhic target e acabei de a aplicar… pena que nao seja possivel escolher mais do que um País. Achas mesmo que pode melhorar substancialmente a posiçao nos motores de busca para a regiao que escolhemos?!
    O tempo o dirá…
    Abraços.

  2. […] Rui Augusto do blog tolnetwork.com publicou um texto sobre a alteração dos habitos de pesquisa e os que isso pode significar em termos de […]

  3. Hugo Mateus diz:

    olá
    Com o numero de sites que podem ter a pesquisa do google associada, pode alterar também os nºs 🙂
    Palavras como sexo fotos e hi5 vão ter os dias contados.
    Cumprimentos
    Hugo Mateus

  4. Jorge Lima diz:

    Bom artigo, ser+a que já está na hora de começarmos a actualizar as nossas keywords?

  5. pnoot.com diz:

    Alteração dos habitos de pesquisa…

    É inegável que a utilização da internet tem crescido bastante em Portugal, com isso, assiste-se também a um maior domínio de todos os recursos existentes. A especialização da pesquisa tem crescido bastante, e hoje os utilizadores não fazem tan…

Deixa a tua opinião neste artigo

* campos obrigatórios

$ ganhar dinheiro

  • Netaffiliation
  • Ebay Partner Network
  • Chitika

Sobre mim

O meu nome é Rui Augusto e aqui neste blog partilho conhecimento, experiências e opiniões sobre temáticas ligadas à rentabilização e promoção de sites. Mais detalhes podem ser verificados na pagina sobre o tolnetwork.com

twitter feeds flicker twitter Dihitt

tolnetwork.com is powered by WordPress and Customized FREEmium Theme.
developed by Dariusz Siedlecki and brought to you by FreebiesDock.com

Jordan Nolan Jersey